Com a revelação oficial da arquitetura do PS5 hoje, finalmente temos uma boa idéia do que está acontecendo sob o capô do console da próxima geração da Sony. Enquanto o Xbox Series X venceu a batalha teraflop, o PS5 parece melhor que seu concorrente em um aspecto: armazenamento.

Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X terão unidades de estado sólido NVME manipulando seu armazenamento principal. Em inglês, isso significa que você obterá unidades digitais mais rápidas, em vez de unidades de disco rígido físicas mais lentas. Dito isto, os dois consoles ainda estão lançando com apenas 1 TB de armazenamento, que muitos jogadores experimentaram, podem acabar rapidamente.

É aí que entra o armazenamento expansível. Se você é proprietário de um console, é provável que já tenha algum tipo de armazenamento expansível conectado. Talvez seja um disco rígido alimentado por USB ou mesmo um SSD externo; aqueles não são inéditos. Para os consoles da próxima geração, haverá algumas diferenças consideráveis ​​em como o armazenamento externo funciona. Os proprietários do Xbox Series X que buscam armazenamento SSD externo estarão olhando para as "Placas de expansão de armazenamento Xbox Series X da Microsoft". Estes são essencialmente cartões de memória com um terabyte adicional de armazenamento SSD que funciona da mesma forma que o que está dentro da Série X.

Os proprietários de PS5, por outro lado, terão mais opções quando chegar a hora de adicionar armazenamento. Em vez de usar o armazenamento proprietário, os proprietários do PS5 poderão instalar SSDs M.2 no console. M.2 são pequenos cartões de memória usados ​​com freqüência em PCs. Em vez de ser parafusado em uma placa-mãe, haverá um painel dedicado à conexão de um SSD M.2.

Então, o que faz o PS5 permitir que os jogadores usem SSDs de qualidade superior ao consumidor, em vez de um cartão de memória proprietário? O primeiro é o preço. É difícil dizer sem preço oficial anunciado, mas o cartão de memória da série X vai ser caro. Um SSD proprietário de 1 TB desse tamanho será caro para produzir e esse custo adicional será repassado ao consumidor. Os SSDs M.2, embora caros, podem não atingir o mesmo preço que o cartão de memória da Microsoft. Atualmente, na Amazon, você pode encontrar SSDs de 1 TB M.2 por cerca de US $ 130. Até o final do ano, quando o PS5 for lançado, esses preços provavelmente serão mais baixos.

Em segundo lugar, os usuários do PS5 terão mais opções em qual SSD eles usam. Essa pode não ser a faceta mais importante para todos os players, mas para os consumidores, é infinitamente importante. Ser capaz de escolher qual marca de SSD, sem mencionar a quantidade de armazenamento que você deseja, é um benefício. Os usuários ficarão restritos apenas a usar o que realmente cabe no console. Mark Cerny, arquiteto do PS5, enfatizou que nem todos os SSDs M.2 são compatíveis com o PS5. Embora isso seja uma chatice, faz sentido, pois alguns SSDs M.2 vêm com dissipadores de calor maciços ou fãs próprios.

Seja como for, os proprietários do PS5 terão mais opções quando se trata de armazenamento. Com acesso às soluções de armazenamento M.2, eles terão mais flexibilidade em preços e tamanho de armazenamento do que os usuários do Xbox Series X. Se você quiser saber mais sobre o que está por trás do console do PS5, confira nossa cobertura aqui . O PS5 está previsto para ser lançado no final deste ano.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.