Baixar o Word de graça não é possível, já que o software faz parte do Microsoft Office, um pacote de softwares comercializado por pelo menos R$ 499 em compra única ou por parcelas mensais a partir de R$ 24 na modalidade Office 365. No entanto, existem no mercado pelo menos oito alternativas gratuitas ao Word para quem precisa escrever textos no computador e não deseja pagar nada.

Soluções de código aberto ou desenvolvidos por empresas com modelo de negócios diferente permitem acessar funções parecidas sem precisar desembolsar um real sequer. Veja, a seguir, oito programas ou ferramentas online para substituir o editor de texto da Microsoft no PC.

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1. Microsoft Office Online

O Office Online oferece uma versão web do Word muito parecida com a convencional. Com acesso gratuito, o serviço requer apenas a criação de uma conta da Microsoft para poder editar textos diretamente pelo navegador e salvar na nuvem do OneDrive. É possível também baixar documentos no formato .docx para enviar por e-mail mesmo sem ter o Word instalado no computador. A solução tem algumas limitações na comparação com versão regular, como a falta de suporte à criação de sumário. Mas, as principais funções estão lá: formatação de texto, modo de revisão, edição de cabeçalho e rodapé, checagem gramatical em português e até recurso de ditado.

Para usar o serviço, acesse a página do Office na internet (office.live.com) e faça login com uma conta da Microsoft. É possível também criar documentos na web pelo OneDrive (onedrive.live.com) ou por meio da extensão para Chrome.

2. Google Docs (Google Drive)

Principal rival do Office Online, o Google Docs também é uma opção viável para substituir o Word. Além de trazer várias das mesmas funções para a produção de textos, incluindo correção gramatical automática, o software tem uma forte integração com serviços do Google, como o Google Tradutor para traduzir documentos com um clique, e reconhecimento de fala avançado para digitar usando a voz.

Além disso, a solução é superior ao Word Online no tipo de acesso, pois permite abrir e editar arquivos também sem internet. O Google Docs está disponível na web em uma página própria (docs.google.com) e por meio do Google Drive (drive.google.com).

3. Zoho Docs

O processador de texto do Zoho Docs é uma alternativa que se destaca pelo design. O software funciona no navegador e tem um visual limpo que concentra todas as ferramentas em um menu na lateral. Ele traz funções básicas como formatação de página e texto e modo de revisão, mas peca por não suportar correção ortográfica em português. Seus destaques vão para o modo de foco, que destaca a porção do texto editado no momento, e o modo noturno, que muda a paleta de cores para azul e tons de cinza para atenuar os efeitos sobre os olhos em longas sessões de trabalho.

Para usar, basta visitar a página do Writer (www.zoho.com/pt-br/writer/) e criar uma conta gratuita. O pacote profissional Zoho Workplace também tem versão grátis, desde que o usuário já tenha um domínio próprio.

4. FreeOffice

O editor de texto TextMaker, que é parte do FreeOffice, é uma opção para quem prefere um programa instalado no computador. Totalmente gratuito, o software opera sem a necessidade de estar conectado e traz funções úteis, como exportador de texto em PDF ou ePub. Ele também conta com visual muito parecido com o antigo Word 2007 e permite escolher diferente

... s estilos de aparência, incluindo com modo escuro.

No entanto, seu ponto fraco está no corretor ortográfico, que requer configuração manual para reconhecer textos em português e, mesmo assim, não funciona tão bem. Para utilizar o programa, é preciso somente visitar o site do FreeOffice TextMaker (www.freeoffice.com/pt/freeoffice-textmaker) e fazer o download gratuito do programa para Windows.

5. WPS Office

O WPS Office é um pacote de programas de escritório que tem uma versão gratuita robusta. Ele traz um design agradável e interface organizada em abas para navegar facilmente entre vários documentos. A ferramenta oferece 1 GB grátis na nuvem, corretor ortográfico avançado com suporte a até três idiomas simultâneos, inclusive português, e alguns anúncios, mas nada que atrapalhe a experiência de uso.

O conjunto acompanha um leitor de PDF gratuito e traz downloads para Windows, Mac e Linux, além de sincronização com apps para Android, iPhone (iOS) e versão web. Para usar, acesse o site www.wps.com e baixe gratuitamente. No entanto, é preciso ter paciência, pois os servidores da Kingsoft, desenvolvedora do programa, tendem a oferecer baixa velocidade de download.

6. Polaris Office

Mais famoso nas plataformas de celular Android e iOS, o Polaris Office também tem versão para desktop Windows e macOS. O software tem interface praticamente idêntica ao do Word e oferece recursos como pesquisa Google integrada, modo de revisão e salvamento automático na nuvem. Assim como o WPS Office, ele traz anúncios e permite armazenar até 1 GB grátis, desde que se cadastre apenas um computador e dois dispositivos móveis.

É possível também atrelar serviços como Google Drive, Dropbox, Box e OneDrive quando o espaço acabar. Por outro lado, o programa não tem correção ortográfica em português. A versão gratuita Polaris Office Cloud está disponível para download na página do serviço (www.polarisoffice.com/en/download).

7. LibreOffice

A famosa alternativa em software livre LibreOffice segue sendo opção para substituir o Microsoft Office no computador. Com download gratuito para Windows, Mac e Linux e sem exibição de anúncios, o processador de texto Writer que vem incluso no pacote oferece ferramentas básicas de edição, funcionamento offline e compatibilidade com formatos populares como o .docx, além do open source .odt.

Seu ponto fraco está na falta de salvamento na nuvem ou sincronia com apps para celular. Em contrapartida, o corretor ortográfico integrado é competente para revisar automaticamente textos em português, embora não seja atualizado com muita frequência. A versão mais recente 6.4.2 do LibreOffice atualmente está disponível para download no site oficial (www.libreoffice.org/download/download/).

8. Dropbox Paper

O Dropbox Paper é uma opção para usuários que estão dispostos a ir além do editor de texto comum e precisam de recursos avançados de colaboração. Integrado à nuvem do Dropbox, a ferramenta funciona sempre online e permite adicionar colaboradores facilmente, assim com no Word Online e no Google Docs. Seu diferencial está no design em blocos e na facilidade de criar textos com muito conteúdo multimídia. É possível importar imagens, fotos, vídeos, gráficos, apresentações e até códigos de programação diretamente de serviços online.

A plataforma também oferece checagem ortográfica em português, mas não executa nenhuma correção automática. Para acessar o serviço basta criar uma conta no Dropbox e acessar o Paper pelo navegador (www.dropbox.com/paper).

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