Super Mario World, lançado originalmente em 1990 para o Super Nintendo, é um dos games mais nostálgicos da Nintendo. Ainda assim, o título reserva vários mistérios para quem apenas jogou na infância. Atualmente, é possível jogá-lo em plataformas mais modernas, como New Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch – este último como um bônus na assinatura do serviço Nintendo Switch Online. Confira, nas linhas a seguir, as melhoras dicas para mandar bem na aventura de Super Mario World que marcou os anos 90, além de conhecer alguns segredos úteis.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fases vermelhas, amarelas e saídas secretas

Um detalhe que pode passar despercebido no início é que Super Mario World dá uma pequena dica visual quando suas fases têm mais de uma saída. No mapa do mundo do jogo, que dá acesso às fases, é possível ver que alguns estágios têm cores diferentes. As fases amarelas são as mais simples, que possuem apenas uma saída, enquanto as que piscam em vermelho são as que possuem duas ou mais saídas. As Ghost Houses também costumam ter mais de uma saída, porém não têm indicação visual disso e exigem mais exploração.

Saiba mais: assista ao vídeo com games para jogar durante a quarentena a seguir

Usar os Palácios Switch

Há três "Palácios Switch" espalhados pelo game que, uma vez ativados, fazem surgir certos blocos onde antes só havia um contorno colorido. O primeiro deles é o mais fácil, o Palácio Switch Amarelo, na rota da esquerda em Dinosaur Island. Os outros estão mais escondidos e exigem que o jogador encontre saídas secretas nas fases para acessá-los. O palácio verde é acessado por Donut Plains 2, o palácio rosa por Vanilla Dome 2 e o palácio azul por Forest of Illusion 2.

Moedas Yoshi

Espalhados pelas fases estão cinco moedas de Yoshi, que podem ser coletadas para ganhar uma vida extra ao adquirir a quinta. Nem sempre eles estão em locais fáceis de encontrar e, em algumas fases mais difíceis, não vale a pena se arriscar para pegá-las. Apesar disso, sempre que estiverem acessíveis são boas fontes de vidas extras.

Como sair de fases já completadas

Após já ter completado uma fase, é possível voltar a ela e sair a qualquer momento. Para isso, basta pressionar Start e depois Select quando o jogo estiver pausado. É uma função útil quando o jogador estiver à procura de saídas secretas, porém é ainda melhor usada para pegar vidas, power-ups ou mesmo o Yoshi em fases mais fáceis e depois sair.

Salto extra com Yoshi

Um truque bem conhecido é o pulo duplo quando Mario está montado em Yoshi, usando o dinossauro como impulso para dar um salto extra no ar. Basta apertar o botão A no ar, o mesmo usado normalmente para descer da montaria, para que Mario seja impulsionado para o alto. Esse salto extra pode ser usado para acessar locais altos e até para salvar o jogador da morte certa de um abismo.

Varie os Power-Ups

A capa é claramente o melhor Power-Up em Super Mario World, porém vale a pena de vez em quando mudar seu repertório para certas fases, especialmente as aquáticas. Se tiver dificuldades em passar alguma parte específica, considere utilizar a flor de fogo ou mesmo tentar fases com e sem Yoshi. Cada power-up gera uma experiência diferente no jogo, então não é preciso passar o game todo apenas com a capa.

Top Secret Area

Perto do início do jogo há uma área secreta muito útil e fácil de ser acessada: a Top Secret area. Na primeira Ghost House de Donut Plains, com o power-up da capa, jogadores devem tomar um pouco de

... distância do ponto onde começam a fase e correr com tudo para a esquerda. Quando Mario estiver em alta velocidade, pule para voar e será possível ver uma área escondida no topo da fase. Essa área leva a uma saída que abre o caminho para Top Secret Area. Ela é uma "fase" apenas com power-ups e um ovo de Yoshi. O jogador pode revisitar a área várias vezes e ganhar vidas quando já tiver um Yohsi.

Como acessar Soda Lake

Uma das fases mais difíceis de descobrir é Soda Lake, e a maioria dos jogadores passa pelo game sem acessá-la. Para acessar essa parte é preciso ir até a fase Cheese Bridge Area, ter o power-up da capa, um Yoshi como montaria e mantê-los até chegar perto do final da fase. No final, em vez de passar pelo portão, segure o botão de pulo para descer lentamente com a capa e passe por debaixo do portão. Após passar por ele, pressione A para pular do Yoshi e ficar atrás do portão. Lá, Mario achará uma lua que vale três vidas e a saída secreta para Soda Lake.

Como acessar a Star Road

Há uma série de saídas secretas que levam para um mundo nas estrelas, onde o jogador pode obter Yoshis especiais. Elas começam em Donut Plains 1 ao voar perto do final da fase. Em Donut Secret 1 há uma entrada ao levar o botão P até uma área com um bloco de interrogação. Finalmente, na Ghost House chamada Donut Secret House, passe pelo fantasma e entre pela primeira porta. Assim, você chegará na segunda parte da Ghost House, uma área repleta de portas.

Procure pelo botão P à esquerda. Carregue-o ao segurar Y e voe com a capa para a direita até ver uma área no topo. Pise no botão P e uma porta azul surgirá, dentro da qual será preciso enfrentar um Boo. Segure Y para segurar um bloco, pressione para cima e solte o botão para jogar blocos para o alto e acertar o Boo quando ele estiver visível. Após tudo isso, será liberado um teleporte para a Star Road. Há vários segredos nas fases da Star Road, mas alguns exigem ter passado pelos Palácios Switch.

Efeitos de diferentes cascos

Yoshi pode engolir os diferentes cascos de tartarugas coloridos que aparecem no jogo, porém o que nem todos sabem é que cada casco dá uma habilidade diferente para o dinossauro. Ao engolir um casco verde, Yoshi pode cuspi-lo como um projétil. Já ao engolir um casco vermelho, ele pode cuspir uma onda de bolas de fogo. O casco azul é um dos mais úteis, pois garante asas para Yoshi. Por fim, o casco amarelo faz com que ele emita nuvens de areia ao pisar no chão. Se ficar com um casco por muito tempo na boca, no entanto, Yoshi o engolirá.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.