Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal que busca identificar as famílias brasileiras de baixa renda por meio de dados concedidos pela população. Usuários cadastrados podem consultar suas informações pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iPhone (iOS). O app facilita a comunicação e auxilia o cidadão a se inscrever no programa. Com ele em mãos, é possível saber se o usuário já está cadastrado e apto a receber determinados benefícios do governo.

Vale lembrar que trabalhadores informais e desempregados inscritos no CadÚnico têm direito ao auxílio emergencial, também conhecido como "coronavoucher". Confira, na matéria a seguir, algumas perguntas e respostas sobre o que é Cadastro Único e como se inscrever no programa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é Cadastro Único?

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Os estados e municípios usam esses dados para implementar políticas públicas que têm por objetivo melhorar as vidas dessas famílias. Somente famílias de baixa renda podem se inscrever no CadÚnico.

O CadÚnico é utilizado para selecionar os cidadãos que serão beneficiados pelos programas sociais do governo. Os usuários precisam estar com o cadastro atualizado para usufruir dos projetos. Entre as iniciativas estão, por exemplo, o Bolsa Família e o programa Minha Casa, Minha Vida. O auxílio emergencial, apelidado de "coronavoucher", também está entre os benefícios que podem ser acessados por meio do Cadastro Único — se você não possui CadÚnico, veja aqui como se inscrever no auxílio emergencial.

2. Como consultar o Cadastro Único?

O Cadastro Único disponibiliza site, aplicativo e telefone para que a população possa consultar dados e tirar dúvidas. Para fazer a consulta, basta digitar os dados solicitados no app. Caso haja mais dúvidas, o endereço (www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico) possui diversas informações sobre o programa.

3. Quais as funções do app do Cadastro Único?

O app do Cadastro Único ajuda o usuário a se inscrever no CadÚnico e consultar informações da sua família. O aplicativo possibilita emitir um comprovante de cadastramento, verificar quais são os integrantes da família, conhecer o NIS (Número de Identificação Social) de cada um, ver se há alguma pendência no cadastramento, localizar um local de cadastramento no mapa e conhecer os programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.

4. Como saber meu nome está no Cadastro Único?

Para verificar se você já está cadastrado no CadÚnico, acesse o aplicativo e toque em "Entrar". Em seguida, o programa pede para você preencher nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e estado. Depois, toque novamente em "Entrar". Se o login for feito com sucesso, você está cadastrado. Caso contrário, é necessário fazer o registro.

5. Como descobrir o número do NIS?

Para saber qual o seu número de NIS (Número de Identificação Social), basta fazer login tocar em "Cadastro", no canto inferior esquerdo da tela. As informações dos membros da família estão localizadas nessa tela, e o número do NIS se encontra logo abaixo do nome de cada um.

6. Como atualizar dados do Cadastro Único?

As alterações d

... os dados do Cadastro Único devem ser feitas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) pelo responsável da família. O app mostra quais são os documentos serão necessários para a atualização cadastral. Sempre que houver alguma mudança na família, como o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho, entre outros, o responsável deve procurar o Cras para atualização dos dados.

7. Como se cadastrar no CadÚnico?

Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável pela família precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social com seu CPF ou título de eleitor em mãos. Além disso, deve apresentar pelo menos um documento com foto de todas as pessoas da família. É aconselhável também levar um comprovante de residência — conta de água ou de luz, por exemplo.

O governo ainda não informou como as inscrições serão feitas durante o período de isolamento social, mas sinalizou que a verificação deverá ser feita por meio de autodeclaração em uma plataforma digital.

8. Auxílio emergencial: como se inscrever para receber o benefício do governo?

Pessoas que possuem o Cadastro Único não precisam se cadastrar no aplicativo do auxílio emergencial para receber o "coronavoucher". Beneficiários do Bolsa Família vão receber o auxílio automaticamente no cartão do programa, desde que o valor seja superior.

Já para os trabalhadores inscritos no Cadastro Único que não fazem parte do Bolsa Família, o auxílio cairá na conta cadastrada do CadÚnico. Para quem tem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa, a primeira parcela do benefício começou a ser liberada nesta quinta-feira (9).

Quem tem direito ao auxílio emergencial? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.