Na hora de vender artigos usados na OLX, é importante seguir algumas orientações para ter negociações bem-sucedidas. Em meio a tantos anúncios, pode ser um desafio para o vendedor se destacar e efetuar uma compra. Por isso, a lista a seguir traz sete dicas para realizar boas vendas na OLX.

Comparar os preços de produtos semelhantes, garantir condições seguras para concluir a negociação e manter uma boa comunicação com potenciais compradores são algumas das táticas. Confira abaixo algumas dicas para usar o aplicativo para Android e iPhone (iOS) da rival do Mercado Livre, e veja como garantir uma boa negociação na plataforma de anúncios.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

1. Verifique os valores do seu produto

Precificar o seu produto é uma ação decisiva para que o anúncio funcione. Para descobrir se o preço em mente é o ideal, é importante verificar outros anúncios parecidos na própria OLX. Além de manter sua oferta competitiva e evitar a desvalorização do produto, também é importante estar atento aos preços por uma questão de credibilidade.

Preços muito altos ou muito baixos podem gerar desconfiança por parte do possível comprador. Logo, mesmo que você queira vender o produto o quanto antes, evite anunciá-lo por um preço muito baixo, pois pode levantar suspeitas de fraude ou de produto avariado.

2. Tire as dúvidas de possíveis compradores por meio do chat do app

O chat da OLX é uma das funções mais importantes do app, já que permite que o vendedor e seus possíveis compradores conversem diretamente. Utilizar esse chat para tirar dúvidas de clientes é uma atitude decisiva para garantir boas negociações, já que demonstra proximidade e disponibilidade. O chat também permite denunciar irregularidades à OLX. Isso pode ajudar a empresa a deletar anúncios irregulares e até mesmo a banir certos usuários.

Entretanto, vale ressaltar que a ferramenta de bate-papo pode deixar o vendedor confuso, pois há o risco de vários interessados entrarem em contato para tirar dúvidas sobre um mesmo produto, o que cria diferentes conversas privadas. O vendedor, então, corre o risco de responder às mesmas perguntas mais de uma vez — nesse caso, é provável que falte alguma informação importante no anúncio em si.

3. Evite golpes conferindo a identificação de possíveis compradores

Vendedores devem tomar cuidado ao serem contatados por possíveis compradores. Enquanto a OLX estimula a verificação do perfil de anunciantes com e-mail e telefone, o mesmo não acontece com as contas de clientes. Então vendedores devem ter atenção para verificar se a compra não se trata de uma tentativa de fraude.

Caso alguém entre em contato pelo site e tenha uma identificação um pouco vaga ou ambígua, não hesite em pedir informações mais detalhadas. A própria OLX recomenda perguntar não apenas nome, mas também sobrenome, local de trabalho e outros dados do usuário. Além disso, pode ser uma boa estratégia tentar confirmar os dados em redes sociais e em outros sites.

4. Tome cuidado na hora da negociação

A OLX conecta vendedores e compradores, mas não intermedeia pagamentos. Portanto, é necessário tomar cuidado ao fechar uma negociação para evitar fraudes e golpes. A empresa sugere que os usuários não realizem depósitos ou transferências bancárias antes do recebimento do produto, assim como ressalta o risco de emissão de comprovantes falsos de depósitos bancários.

A melhor alternativa é concluir a negociação pessoalmente. Nesse caso, é importante escolher um local público, seguro e bem movimentado, além de garantir que se trate de um lugar

... onde o produto possa ser testado em busca de possíveis avarias.

5. Tire boas fotos

Fotos podem ser o elemento decisivo para levar um possível comprador ao seu anúncio. Por isso, concentre-se em tirar boas fotos do produto. A OLX permite até seis imagens para cada anúncio.

Logo, é preciso escolher bem quais serão essas fotos, mostrar detalhes do produto em questão e escolher uma câmera de boa qualidade para ressaltar as características do produto. Além de buscar imagens no celular, o app da OLX também consegue acessar a câmera, o que permite produzir imagens no momento da criação do seu anúncio.

6. Respeite as regras do site para não ser banido

Há varias regras de criação de anúncios na OLX que devem ser respeitadas para que o usuário não seja banido da plataforma. Além de inserir os produtos nas categorias adequadas, também é necessário, por exemplo, prestar atenção às diferenças entre anúncios feitos por pessoas físicas e por pessoas jurídicas.

Em caso de serviços, é importante verificar em que medida eles estão de acordo com a legislação brasileira. Vale lembrar que os anúncios podem ser denunciados por outros usuários. Duplicar anúncios, incluir dados inverossímeis e até mesmo colocar o anúncio em uma categoria errada podem levar a denúncias.

7. Pague para destacar seu anúncio

É possível anunciar de graça na OLX, mas a plataforma também oferece modalidades pagas que podem facilitar a venda do produto. Os destaques da OLX se dividem em quatro categorias: básico, prata, ouro e diamante. Cada um tem sua própria forma de funcionamento e interage com diferentes setores da plataforma, como a Galeria e a Galeria Premium, áreas especiais do site que são visualizadas acima dos anúncios, mas apenas na versão web da plataforma.

Na modalidade "Básico", o anúncio aparece o topo das buscas no momento em que o destaque é contratado. A modalidade "Prata" também leva o anúncio ao topo das buscas três vezes em uma semana. O destaque "Ouro", além de levar o anúncio ao topo das buscas, também o insere na Galeria por sete dias. Já a categoria "Diamante" leva o anúncio ao topo das buscas uma vez por dia e o insere tanto na Galeria como na Galeria Premium.

Vale a pena comprar iPhone (iOS) pela OLX? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.