A Twitch TV, a Mixer, o YouTube e o Facebook são plataformas de streaming que fazem sucesso no mundo inteiro. Nos últimos anos, no entanto, algumas apps de lives não conseguiram se firmar no mercado brasileiro e encerraram suas atividades. É o caso da Streamcraft, serviço de transmissões ao vivo que era voltado ao público gamer e faliu. A Cube TV também não exibe mais suas streams. A seguir, relembre plataformas que buscaram o sucesso no Brasil, mas que acabaram "fechando as portas" por aqui.

Azubu TV

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fundada em 2011, a Azubu TV cresceu em 2014 e virou uma grande rival da Twitch TV. O Brasil foi um dos países em que a plataforma mais investiu e fez diversas parcerias com ligas regionais, como a XLG da UOL e a ESL. O serviço também atraiu diversos influenciadores famosos, como Mateus "Yetz" Vieira e Ismael "Pato Papão" Zimerman.

No entanto, algum tempo depois, problemas administrativos atrapalharam esse sucesso. Segundo relatos de streamers, a falta de pagamentos a parceiros e funcionários teria sido um dos maiores problemas relacionados à perda de popularidade da Azubu TV, e ela entrou em decadência no final de 2016.

Uma esperança apareceu em maio de 2017, quando foi anunciada uma parceria com a Hitbox, outro serviço de streaming. Com isso, surgiu a Smashcast, uma reimaginação de ambas as plataformas. Mas a parceria não deu um resultado significativo, e a Azubu seguiu sofrendo com as inúmeras dívidas adquiridas. Hoje em dia, a Smashcast conta com um número pequeno de streamers e espectadores, o oposto daquilo que um dia a Azubu conseguiu conquistar.

Cube TV

A Cube TV surgiu para o público brasileiro já com um investimento milionário por trás dela. A plataforma pertence à Bigo, uma empresa de Singapura que recebeu grandes investimentos em 2018 vindos da YY, gigante rede social chinesa. A oportunidade chamou a atenção de nomes brasileiros famosos, como Felipe "brTT" Gonçalves e Joseph "Tecnosh" Touma.

Os problemas começaram a surgir ainda em 2018. Um dos primeiros a relatar turbulências com a Cube TV foi Guilherme "tixinha" Cheida, comentarista do CBLoL, que contou em seu Twitter decepção com a postura da empresa em relação a ele e ao seu contrato. Já em 2019, o ex-jogador de League of Legends (LoL) Whesley "Leko" Holler afirmou que algumas mudanças mais drásticas não o estavam o agradando. Já Shayene "Shay" Victorio e Renan "HUEstation" Souzones contaram que a Cube passava por problemas administrativos e que estaria à beira da falência.

A Cube TV nunca emitiu nenhuma nota oficial para declarar falência ou o encerramento suas atividades no Brasil. Seu site, no entanto, não conta mais com transmissões e suas redes sociais estão desatualizadas desde julho de 2019.

Streamcraft

A Streamcraft surgiu em 2017 alegando ser a plataforma de streaming que mais recompensava produtores de conteúdo e espectadores no mundo. Ela foi criada pela IGG, que também é desenvolvedora de Lords Mobile, um game de estratégia lançado para aparelhos Android e iPhone (iOS). A plataforma chamava bastante atenção com suas recompensas, como aquelas que os produtores de conteúdo conquistavam quando chegavam ao posto de melhor streamer da semana, ou do mês, rendendo ainda mais dinheiro para eles.

Apesar de sua fama crescente, a Streamcraft anunciou o encerramento global das suas operações no dia 11 de outubro de 2019. A razão dessa interrupção não foi divulgada oficialmente. A Stre

... amcraft foi encerrada oficialmente em novembro de 2019. O site ainda está ativo, mas caso tente acessá-lo, você encontrará uma imagem com diversos avatares e as bandeiras do Brasil, Canadá, Espanha, Rússia, Indonésia e Vietnã. Ao lado da imagem, uma mensagem agradecendo a todos aqueles que fizeram parte da comunidade da Streamcraft.

Não consegue ver lives pelo PC? Veja dicas no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.