Mapas mentais, conceituais e fluxogramas são recursos úteis para esquematizar afazeres. Alguns apps permitem construir mapa mental para organizar ideias de formas bem simples, como é o caso do miMind e SimpleMind. Já os modelos de mapas conceituais disponíveis no Canva podem ser úteis para quem deseja estruturar melhor em projetos pessoais com fluxogramas.

O uso destes diagramas pode ser útil principalmente para questões que envolvem a memória e o aprendizado. Pensando nisso, separamos, na lista abaixo, cinco apps disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) com propostas de criação de diferentes tipos de fluxogramas de mapas mentais e conceituais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Canva

O Canva é um aplicativo de design gráfico compatível com as plataformas Android e iPhone (iOS). Ele permite criar templates para redes sociais, como as famosas brincadeiras dos stories do Instagram, capas para Facebook, posts para o Twitter, os pins no Pinterest, miniaturas para o YouTube, banners para blogs, cartões postais e de visita e logotipos diversos. O próprio aplicativo sugere as dimensões de acordo com os tamanhos requeridos pelas plataformas.

O Canva possui grande diversidade de templates cadastrados, incluindo fluxogramas em esquemas e de processo. Você pode editar um template já existente tocando sobre ele e ajustando às suas necessidades, ou pode criar um novo. É importante ressaltar que nem todos são gratuitos, e que alguns dos templates estão em inglês, mas eles podem ser editados.

2. Office Mobile

Também é possível criar esquemas como um fluxograma a partir do PowerPoint com o Office Mobile, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). No aplicativo, basta criar caixas de texto e adicionar setas e retângulos com cores para montar um mapa mental. Além disso, o usuário pode adicionar uma foto salva no aparelho como plano de fundo.

O aplicativo do Office para celular é bem aberto na criação de slides em PowerPoint, possibilitando a ordenação das caixas de texto e das figuras disponíveis na plataforma. O ponto negativo é que pelo celular é difícil controlar o tamanho e a posição das caixas de texto, já que as formas são pequenas na tela do smartphone.

3. SimpleMind

O aplicativo tem duas versões disponíveis na Play Store e na App Store: a versão Lite, que é gratuita, e a versão Pro, que custa cerca de R$ 30. O SimpleMind se descreve como um app descomplicado para criar mapas mentais, e é uma opção para quem deseja iniciar um projeto, mas ainda não conseguiu colocar as ideias em ordem.

Crie um novo documento e adicione um tema central. A partir deste tema é possível adicionar novos quadros com ideias relacionadas, como um organograma. As caixas de texto podem ser movimentadas e ordenadas tocando sobre elas e movendo-as pela tela. O app é simples de usar e apresenta praticidade, já que é bastante intuitivo.

4. miMind

O miMind também é um app para criação de mapas mentais bem similar ao SimpleMind. A diferença é que o miMind possui esquemas cadastrados em sua plataforma, além da forma de criação livre. Também é possível diferenciar os chamados "nós" com cores diferentes, o que facilita a visualização e a ordenação das ideias.

O miMind também permite a edição e criação de novos nós mesmo tendo sido escolhido um tipo de esquema no início. Além disso, é possível adicionar fotos no lugar de textos nos quadros ramificados. O app está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

... iv>

5. LucidChart

O LucidChart é um app bem completo para criação de mapas conceituais e fluxogramas. Ao criar um novo template, você pode escolher categorias que variam entre "Engenharia", "Educação" e "Gerenciamento de serviços", por exemplo. Dentro destas categorias é possível escolher um tipo de mapa conceitual que mais se encaixa com seu projeto, e para editá-lo basta tocar sobre os nós do diagrama.

Ainda é possível adicionar comentários, modificar formas, adicionar imagens e notas ao seu fluxograma. O app também permite compartilhar o seu mapa conceitual através das redes sociais e possui uma versão "Imprimível" dos fluxogramas. Está disponível nas plataformas Android e iPhone (iOS).

Como montar um fluxograma? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.