A GoPro Hero8 Black foi anunciada em outubro de 2019 e chegou ao Brasil em novembro com preço sugerido de R$ 2.999. Portátil, a câmera de ação fotografa com resolução de 12 MP e filma em até 4K a 60 quadros por segundo. Entre os recursos que chamam a atenção, está a estabilização HyperSmooth 2.0 que traz evolução considerável em relação às gerações anteriores, e a versatilidade em termos físicos ou mesmo de software.

Com design adaptado para o uso de diversos acessórios — os chamados "módulos" —, a GoPro Hero8 Black também traz configurações diretamente na tela que prometem facilitar a vida dos usuários, além de integração aprimorada com o GoPro App, o aplicativo oficial da marca. O TechTudo esteve com a câmera de ação e traz, a seguir, algumas reflexões a respeito dos erros e acertos do produto.

Acertou!

Estabilização impressiona

O HyperSmooth, recurso de estabilização presente na GoPro Hero7, ganhou um sucessor de respeito com sua versão 2.0. As gerações anteriores da câmera de ação sempre contaram com funções para geração de imagens bastante estáveis, mas a última versão lançada pela marca chega a impressionar.

A câmera fixa o horizonte e mantém o vídeo estável, com poucas "tremidas", e sem "cropar" muito a imagem. Com o GoPro App, ainda é possível fazer pequenos giros para corrigir imperfeições muitas vezes geradas pelo posicionamento da Hero8 Black. Na geração anterior, o movimento já era bastante fluido, mas não era possível reclamar da ausência do que ainda não se conhecia.

E a Hero7 Black? Veja o que achamos do modelo:

Predefinições e atalhos

Uma das maiores dificuldades de usuários da GoPro é fazer as configurações de captura para cada nova situação, muitas vezes quando não há tempo de sobra para isso. A Hero8 Black vem com algumas predefinições de fábrica, e também permite criar presets personalizados para cada uso. Além disso, é possível trazer à tela alguns atalhos para acesso rápido dos recursos mais utilizados por cada usuário.

Versatilidade, mas...

Um dos pontos altos da GoPro Hero 8 Black é sua versatilidade. A compatibilidade com os chamados "módulos" permite utilizar acessórios como iluminação de LED, um display dobrável e uma peça com microfone e saídas HDMI. Além disso, a interação por software também ficou mais simples, com fácil alternância entre as lentes digitais para diferentes ângulos de visão. A action cam também já vem com o prendedor para acessórios de suporte, que é integrado ao corpo e pode ser dobrado.

O ponto negativo aqui é a necessidade de gastar mais dinheiro para comprar cada "módulo". Alguns concorrentes já trazem um display dobrável no próprio corpo, como a Alpha3, ou mesmo um segundo LCD na frente, como é o caso da Osmo Action. Os acessórios oficiais da GoPro não costumam ser muito baratos, fazendo com que muitos usuários optem pelos "genéricos".

Errou...

Câmera lenta poderia ter ido mais longe

Alguns rumores anteriores ao lançamento da GoPro Hero8 Black indicavam que poderia haver suporte a gravação de vídeo com até 480 quadros por segundo, na resolução Full HD. Na verdade, a câmera chega à mesma velocidade de gravação da antecessora, a Hero 7, que faz câmera lenta de 8x com seus 240 quadros por segundo a 1080p.

Na resolução 4K, a câmera também continua com a possibilidade de gravar em até 60 quadros por segundo, se igualando em termos de capacidade de gravação com a DJI Osmo Action. A evolução t�

... �cnica numérica em relação à qualidade da imagem está na transmissão ao vivo, via Facebook e YouTube, que agora permite resolução 1080p (Full HD).

Qualidade da imagem sobe, mas não muito

Como é de se esperar em uma nova geração de câmeras, a qualidade de imagem da GoPro Hero 8 ganhou melhorias, perceptíveis inclusive em ambientes com baixa luminosidade. O modo HDR em fotos foi aprimorado e possibilidade de fotografar em RAW (imagem bruta, sem compressão) também foi expandida a todos os modos de fotografia.

O ponto que mais uma vez se manteve estável foi a resolução máxima do sensor. O número de megapixels (MP) não costuma afetar a maior parte dos usuários na prática, já que diz respeito apenas ao tamanho físico da imagem. No entanto, alguns profissionais podem desejar algo maior que 12 MP. A AKASO V50 Pro tira fotos com resolução de até 20 MP.

Conclusão

As melhorias em relação às gerações anteriores são indiscutíveis. Fãs da marca não devem se decepcionar, e a GoPro Hero 8 Black se prova uma excelente opção de câmera de ação. A possibilidade de um upgrade no futuro próximo é algo a ser questionado antes de fazer a compra. Já surgem rumores sobre como será a Hero 9, mas ainda não há confirmação oficial da marca.

Avaliar outras opções, como a Alpha3, a AKASO V50 Pro e a Osmo Action, da DJI, também pode ser interessante antes de tomar a decisão. Diferentes características podem ser úteis para diferentes usos, e alguns usuários podem ficar satisfeitos até mesmo com o Motorola One Action, celular que traz uma action cam integrada.

Qual é a melhor câmera de ação (action cam)? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.