Clientes da operadora de celular Claro vivem um misto de incômodo e curiosidade com a frase “CLARO#DEIXE.O.SOL.ENTRAR” (e variações) exibida em milhões de smartphones de forma misteriosa. Faz pelo menos uma semana que a companhia decidiu exibir a frase sem avisar previamente os assinantes. O texto fica permanentemente na tela bloqueada e área de notificações do aparelho. Na internet, diversos consumidores querem saber como tirar a mensagem.

A má notícia é que, ao que tudo indica, não existe uma maneira simples de desativar o alerta. A explicação técnica é que a empresa mudou o nome da própria rede de telefonia que atende clientes das tecnologias 2G, 3G e 4G. Onde normalmente apareceria “Claro BR”, “Claro Brasil” e similares agora é exibida a frase que mais parece letra de música.

Os indícios atuais levam a crer que a mudança faz parte de uma campanha publicitária. Um comunicado publicado pela empresa em 24 de abril afirma que “a nova comunicação da Claro materializa o cenário atual, no qual é necessário assistir o mundo pelas janelas – reais e virtuais –, e mostra que a grande inovação de agora é reaprender a sermos mais humanos”.

A campanha com veiculação na TV, rádio e redes sociais “evidencia cada detalhe do novo dia a dia”. Diz o comunicado: “O compartilhamento de esperança, as oportunidades que fazem crescer, aprender algo novo, a chance de ajudar alguém. Cada pequeno gesto é mostrado como uma fresta para deixar o Sol entrar pelas janelas reais e virtuais, aproximando as pessoas, mesmo à distância, mostrando que elas podem permanecer conectadas.”

O texto não menciona a mudança do nome de rede. O site da Claro dedicado ao enfrentamento do novo coronavírus traz uma série de ações, como a liberação do Wi-Fi NET Claro para todos de forma gratuita. No entanto, também não é listada a iniciativa que impacta os smartphones dos clientes.

Consumidores demonstraram surpresa ao descobrir a campanha. Um deles relata no Twitter ter pensado que alguém tinha repassado seu número dentro da própria operadora. Outro escreve que “não entendi nada”. Também tem as pessoas que se incomodam co

... m a frase longa demais. Um deles disse que o símbolo de Wi-Fi “está quase no meio da tela”.

Procurada pelo TechTudo, a Claro não se pronunciou até a conclusão deste texto. Não se sabe quando a empresa pretende desligar o aviso.

Com informações do site da Claro



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.