Samsung Expert X40 é um notebook intermediário da marca à venda no Brasil. Com preço de R$ 3.319 no site oficial da Samsung, o computador traz ficha técnica interessante, com processador Core i5 de oitava geração da Intel e 8 GB de RAM. Apesar disso, seu design robusto pode decepcionar, assim como a tela de resolução HD, que deve limitar a experiência para assistir a filmes e séries no PC. Confira a seguir os principais pontos positivos e negativos do modelo e saiba se ele vale a pena para você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pontos positivos

Placa de vídeo dedicada

Um diferencial importante do Samsung Expert X40 é a placa de vídeo dedicada que acompanha o notebook. A GPU de entrada MX110, da Nvidia, deve oferecer desempenho suficiente para tarefas como edição de vídeos ou até para rodar games menos exigentes. Com 2 GB de memória dedicada no padrão GDDR5, o componente deve ser capaz de rodar MOBAs e títulos populares como Fortnite e PUBG sem problemas, mas com qualidade gráfica mais baixa.

Recursos de segurança

Para quem leva segurança a sério, o Samsung Expert X40 oferece alguns recursos que podem trazer maior tranquilidade. Um exemplo é o acesso inteligente, que permite desbloquear o acesso ao sistema por meio de uma senha desenhada no touchpad, a exemplo de celulares Android. Outra função que pode ser interessante é o bloqueio da webcam e do microfone do notebook, sendo necessário liberação do usuário na hora de usar.

Memória e HD de fácil acesso

Adicionar mais memória ou substituir o HD que equipa o computador por um SSD podem ser maneiras interessantes de melhorar o desempenho do seu notebook. No caso do laptop da Samsung, há portas de acesso na parte inferior do produto, o que facilita o upgrade no futuro. São duas portas, uma para o HD de 1 TB e outra para o módulo de memória removível – vale lembrar que parte da RAM é soldada à placa.

Suporte a SSD M.2

Apesar de não ser tão fácil de acessar quanto o HD, o Samsung Expert X40 permite utilizar um SSD do tipo M.2, sendo possível combinar o HD do equipamento a uma segunda unidade mais rápida. Uma dica é instalar o Windows nesse novo componente, o que vai levar a maiores velocidades para inicializar o sistema e abrir aplicativos em geral. Vale ressaltar que a substituição exige a remoção da tampa inferior do equipamento, sendo mais indicada para usuários com mais experiência no assunto.

Promete bom desempenho

O conjunto de especificações do Samsung Expert X40 promete oferecer um desempenho equilibrado, já que o modelo traz hardware de boa capacidade. O processador Intel Core i5 8250U, com quatro núcleos e oito threads, além de frequências entre 1,6 e 3,4 GHz, deve ser suficiente para a maioria das tarefas no dia a dia. Como a placa de vídeo vem com 2 GB de VRAM, os 8 GB de RAM no padrão DDR4 ficam "livres" para operar no sistema, com uma boa margem de performance.

Pontos negativos

Modelo antigo

O Samsung Expert X40 já tem praticamente dois anos de mercado, o que pode significar que o mesmo ficou para trás, dependendo da proposta inicial. Por se tratar de um modelo intermediário, o produto acaba tendo alguns componentes que devem ser suficientes, mas podem ficar ultrapassados em um curto espaço de tempo. O processador, por exemplo, promete algum tempo de usabilidade, mas a placa de vídeo da Nvidia provavelmente vai decepcionar para rodar jogos mais recentes em uma melhor qualidade de imagem, por exemplo. Outro fator que pode incomodar é a ausência d

... e uma conexão USB-C, mais popular atualmente.

Design robusto

O Samsung Expert X40 também não é um dos notebooks mais compactos do mercado, já que, com seus quase 2 kg, o modelo não é muito indicado para quem busca uma opção de fato portátil. A construção em plástico também pode ser um ponto negativo, assim como o visual discreto. Considerando o valor oficial de R$ 3.319, é importante lembrar que há produtos com acabamento mais refinado e atraente na mesma faixa de preço.

Tela apenas HD

Apesar do preço e da proposta intermediária, o notebook aparece no Brasil apenas com tela de resolução HD, com 1366 x 768 pixels. Mais uma vez, considerando a faixa de preço e opções mais recentes, o produto da Samsung fica para trás, já que há computadores com tela Full HD e desempenho similar no mercado. Além disso, com 15,6 polegadas, seria interessante contar com mais pixels no display, mesmo que a GPU não dê suporte a muitos jogos. Isso porque o espaço do painel é melhor aproveitado com maiores resoluções, tanto para produtividade quanto para jogos.

Sem leitor de cartões

Por ser uma opção interessante para trabalhar, a ausência de leitor de cartões no notebook também decepciona. Isso porque na hora de editar imagens, por exemplo, é necessário ter um adaptador em mãos para transferir os arquivos da câmera para o PC. Isso acontece até mesmo em notebooks premium, que costumam retirar algumas interfaces para priorizar o design compacto. Mas, no caso do Expert X 40, a ausência não parece estar relacionada a essa questão.

Conectividade limitada

Outro ponto que precisa ser levado em conta é o suporte apenas ao padrão Fast Ethernet em sua placa de rede, mais lento em relação ao Gigabit Ethernet. Em conexões via cabo, as velocidades serão limitadas a 100 Mb/s, o que pode ser um problema para quem utiliza banda larga de alto desempenho em casa. Mas, em relação ao Wi-Fi, o componente é compatível com redes de 5 GHz, o que pode ser uma boa solução para o problema – caso o roteador também opere na faixa.

Quais são os melhores notebooks? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.