Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Calteh), nos Estados Unidos, revelaram uma nova tecnologia que permite que pessoas controlem membros artificiais, como braços, apenas com o poder da mente. A 'mágica' acontece através de um chip que é implantado no cérebro. O estudo visa ajudar pessoas com paralisia e promete controle desses membros com maior precisão e velocidade do que as técnicas atuais oferecem.

Bebidas em cápsula? Entenda como a tecnologia funciona

Prótese segue sinais captados na região do cérebro que imagina o movimento (Foto: Reprodução/Youtube)

Essa não é a primeira vez que sensores são implantados no cérebro para ajudar no movimento. O problema das outras tentativas é que todo o processo acontecia lentamente, o que deixava a ação mais artificial. A tecnologia do Caltech torna esta ação mais natural. A desvantagem, entretanto, é que como ela ainda não foi muito desenvolvida, os movimentos não correspondem exatamente ao que o paciente imagina.

Assim como outras ordens do cérebro, o movimento tem origem em um impulso elétrico originado nos neurônios, que é então enviado pela espinha aos membros correspondentes e executado. Quando uma pessoa sofre danos nesta área do corpo, o sinal perde a rota para a área afetada, mas continua sendo emitido. Os sensores conseguem interceptar esse sinal e enviá-lo para um computador que os decodifica e transforma em comandos para o braço robótico.

<b>Paciente conseguiu beber sozinho usando prótese </b> (Foto: Divulgação/Caltech)

O paciente que está testando a tecnologia, Erik Sorto, sofre de paralisia há 10 anos. Após receber os implantes, ele aprendeu a controlar o braço no primeiro dia, estendendo-o e apertando a mão de outras pessoas. O próximo passo foi aprender a beber sozinho, movendo um copo até a boca. Mas para o bom funcionamento da prótese é preciso praticar várias vezes. Para aprender a jogar "pedra, papel ou tesoura", por exemplo, Sorto teve que praticar mais de 6,7 mil vezes até pegar o jeito do movimento.

Qual o melhor celular de 2 chips da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

O problema das próteses é que existe um limite para o que elas podem fazer enquanto não houver uma forma de receber feedback para melhorar o resultado. Voltando ao exemplo do copo, nosso corpo sabe quando está tocando no objeto graças à sensa

... ção de toque, passando para a próxima fase do movimento automaticamente. Com os membro artificiais toda essa informação deve ser captada com os olhos. O próximo passo da pesquisa, segundo os pesquisadores, é criar novas próteses que possuam um mecanismo capaz de enviar sinais para o cérebro imitando a sensação de toque. Até lá aguardaremos os próximos capítulos dessa história.

Confira o vídeo com detalhes da pesquisa:

Via Telegraph, Engadget e Caltech



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.