Os jogos Catherine e Catherine: Full Body são dois puzzle games da Atlus que fazem parte dos esportes eletrônicos. O primeiro teve lançamento em 2011 para PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360, enquanto o segundo foi lançado em 2019 para PlayStation 4 (PS4) e PC. Catherine tem classificação indicativa para adultos e, por envolver assuntos como infidelidade e sexo, o game gerou muita polêmica. Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre a franquia nos torneios de esports.

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Catherine na EVO

A primeira aparição oficial de Catherine na Evolution Championship Series (EVO) aconteceu em 2015, quando John Hardin, o relações públicas da Atlus nos Estados Unidos, conseguiu encaixar a franquia no torneio. Desde então, Catherine tem marcado presença em todos os anos na competição, mesmo que de maneira tímida e um pouco ofuscada por grandes jogos como Street Figther, Mortal Kombat e Tekken. Parte da polêmica do jogo de puzzles estar no competitivo é sua história com temas adultos como relacionamento, desejos e infidelidade. Apesar disso, o competitivo não foca em nenhum desses assuntos.

As premiações ainda são modestas

Diferente das competições de esports com premiações na casa dos milhares ou milhões de dólares, o cenário de Catherine ainda é modesto, com recompensas que chegam a centenas de dólares. De acordo com registros das competições, o maior prêmio para Catherine foi de US$ 340 (R$ 1,9 mil) no torneio Genesis 4. Já para Catherine: Full Body, jogo mais recente da franquia, a maior bonificação foi de US$ 185 (R$ 1,1 mil). Para efeito de comparação, Street Fighter V, que é um dos jogos mais populares da EVO, já chegou a premiar um total de US$ 380 mil (R$ 2,2 milhões) em um único torneio, mil vezes o valor oferecido na competição do game Catherine original.

Estados Unidos lidera na franquia competitiva

Os Estados Unidos estão no topo do ranking de países em Catherine. Além de vários estadunidenses participarem das competições, a lista de melhores players é quase unânime para o país. Em Catherine, os dois primeiros lugares de players que mais lucraram com o game são ocupados por jogadores dos EUA, seguidos de um representante do Japão.

Catherine: Full Body também tem norte-americanos como a melhor dupla no competitivo, mas dessa vez o terceiro lugar é de um australiano. Além disso, os Estados Unidos lucraram US$ 1,5 mil (R$ 8,8 mil) com o game, maior valor conquistado por jogadores de um país, até maio de 2020.

Modo multiplayer online chegou apenas em 2019

Catherine: Full Body foi lançado no ano passado e introduziu duas novidades para a franquia: uma nova personagem jogável para adicionar mais drama à história e o aguardado modo multiplayer online. As partidas online mudaram o cenário competitivo para melhor, já que muitos players não precisam mais estar in-lan ou em um local específico para treinar contra oponentes. Apesar do modo online ter agradado muitos players, o único torneio oficial de Catherine Full Body até agora com partidas presenciais aconteceu no AnimEVO 2019. Espera-se que futuras competições da franquia adotem o sistema de chaves não presenciais.

Catherine tem quase 10 anos de competitivo, mesmo que não oficial

Catherine original foi lançado em 2011, há quase 10 anos, e já atuava como um jogo competitivo offline entre amigos

... . Mesmo que não tenha sido criado para torneios, a comunidade viu no game uma oportunidade de aproveitar o modo versus local para apostar em quem sobreviveria por mais tempo nos desafios do quebra-cabeça. Antes mesmo de chegar na EVO, em 2015, campeonatos amadores locais já eram realizados na Califórnia, nos Estados Unidos. Com o lançamento da sequência, a franquia ficou ainda mais popular e conquistou mais fãs e jogadores.

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