A quarentena aumentou a procura por aplicativos, seja para se distrair durante o tempo livre ou para aumentar a produtividade no home office e no isolamento social. Uma pesquisa feita pela consultoria especializada em mercado mobile App Annie no primeiro trimestre de 2020 indica que a pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas passassem mais tempo em apps e fizessem mais compras em lojas do setor, como App Store e Google Play Store.

Certas categorias de aplicativos, como fitness, e-commerce, finanças, streaming e delivery acumularam cerca de 9 milhões de downloads nas lojas da Apple e do Google em março, com um crescimento de mais de 23% em relação ao mês anterior. Os dados são da pesquisa da Inteligência Mobile do RankMyAPP, empresa de marketing e aquisição para apps. A lista a seguir traz alguns números sobre as seis categorias mais populares da quarentena, e explica como eles podem ajudar durante o isolamento social.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Controle financeiro

Aplicativos de investimentos cresceram 167% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019, o que corresponde a 2,8 milhões de instalações de programas do tipo, segundo pesquisa da RankMyAPP. O Brasil está em terceiro lugar entre os países com mais acessos a apps da área.

Aplicativos de finanças podem ser úteis durante a quarentena para controlar gastos. Entre os serviços comuns estão investimentos, monitoramento financeiro e conselhos para economizar dinheiro. As opções mais conhecidas do mercado são Mobills, Guiabolso e Organizze, mas há outras alternativas, como a assistente Olivia, que simula uma conversa para recomendar contra-medidas para gastos excessivos.

2. Cursos online

De acordo com relatório do marketplace de ensino Udemy, a demanda por educação online cresceu com a pandemia da Covid-19. Dados da plataforma indicam que as matrículas em cursos aumentaram em 425% mundialmente, enquanto inscrições de brasileiros cresceram 95%. Os temas mais populares no país são marketing no Instagram (aumento de 103%), edição de vídeos (aumento de 102%) e desenho (aumento de 84%).

Aulas online são uma alternativa fácil de se distrair durante a quarentena enquanto faz algo produtivo. Quando o isolamento social começou a ser estabelecido, muitos portais de educação fizeram promoções com a oferta de cursos gratuitos.

3. Aplicativos para crianças

Com a quarentena, o aplicativo infantil Playkids registrou o aumento de 50% na média de tempo gasto dos usuários em jogos na plataforma, além de um crescimento de 30% em consumo de vídeos. A empresa indica como responsáveis pelo maior uso do aplicativo a suspensão de aulas e o trabalho remoto de pais.

Pais e cuidadores estão recorrendo a aplicativos infantis para entreter as crianças durante o isolamento social, com conteúdos como desenhos animados e jogos, e o aumento de consumo de apps da categoria é reflexo disso. Entretanto, é preciso tomar cuidado para controlar a navegação da criança para que ela não acesse acidentalmente a Internet ou conteúdos impróprios.

4. Delivery de comida

Os aplicativos de delivery estão entre os mais procurados, já que são uma solução para comprar comida e outros materiais sem sair de casa durante a quarentena. A RankMyAPP constatou um aumento de 30% da área em março, causado principalmente pela praticidade em fazer pedidos: não é preciso fazer ligações telefônicas nem usar a maquininha de cartão, uma vez que o processo é todo intermediado pelo aplicativo.

Nomes recorrentes são o iFood, o Ub

... er Eats e o Rappi. Muitas das empresas do setor estão de olho no isolamento social e implementaram medidas de proteção para evitar o contágio de Covid-19 durante entregas. Por exemplo, alguns aplicativos agora contam com a opção "entrega sem contato" para que o cliente não precise interagir com o entregador no momento do delivery.

5. Streaming de vídeos

O streaming teve um crescimento de 75% de downloads em março em relação ao mês anterior, segundo consultoria RankMyApp. A área engloba tanto plataformas dedicadas a música, como Deezer e Spotify, quanto apps de audiovisual, como Globoplay, Netflix e Prime Video. O consumo de entretenimento é uma maneira online de se distrair na quarentena, e se popularizou com o aumento do tempo que as pessoas passam em casa.

6. Chamadas de vídeo

Aplicativos para fazer chamada de vídeo, como Zoom, Google Meet e WhatsApp, estão no ranking dos apps mais baixados no mundo desde março, quando a quarentena foi implementada. O levantamento da consultoria em mobile Sensor Tower costuma apresentar no topo as redes sociais de Mark Zuckerberg, como Facebook, Messenger e Instagram, mas o isolamento fez com que apps desconhecidos, como o Zoom, se popularizassem. Essa categoria de aplicativos permite fazer desde reuniões de trabalho e gestões corporativas, até entrar em contato com alguém especial.

Supervank: como funciona? É seguro? Tire dúvidas sobre o aplicativo no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.