O iOS 14 deve ser o próximo sistema operacional do iPhone, com anúncio previsto para a WWDC 2020 no dia 22 de junho. A Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, que será feita em formato totalmente online, deve apresentar as principais novidades do software, mas alguns rumores já indicam recursos que podem estar presentes no sucessor do iOS 13. Entre eles, estão mudanças na tela inicial, novos apps e mais opções para programas já existentes, como Buscar e iMessage.

Além das novidades, o iOS 14 deve ter melhorias no desempenho e na segurança, corrigindo bugs e outros problemas presentes no iOS 13. Na WWDC 2020, a Apple também deve apresentar os sistemas iPadOS 14, macOS 10.16, watchOS 7 e tvOS 14. Confira, na lista a seguir, o que esperar do iOS 14, próximo sistema do iPhone.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desempenho

Após uma quantidade considerável de bugs no iOS 13, a Apple revisou a forma como testa seus sistemas operacionais. De acordo com a Bloomberg, a nova abordagem, anunciada em uma reunião com os desenvolvedores da empresa, consiste em desabilitar por padrão funções inacabadas ou com bugs. A estratégia foi aplicada no desenvolvimento do iOS 14, que pode ter o lançamento de alguns recursos adiados para 2021, de modo a evitar falhas.

O iOS 13 foi lançado inicialmente no dia 19 de setembro de 2019. No entanto, uma série de bugs obrigou a Apple a disponibilizar o iOS 13.1 já na semana seguinte, e o iOS 13.2 pouco mais de um mês depois. No total, nos primeiros dois meses após o lançamento do sistema, foram lançadas oito atualizações, maior quantidade desde 2012.

Problemas com contatos, cartão de crédito e Touch ID estiveram entre os bugs das primeiras versões do iOS 13. Mais recentemente, foram descobertas falhas no controle parental e no FaceTime. A expectativa é que o iOS 14 traga menos erros e melhorias gerais no desempenho do sistema operacional do iPhone.

2. Tela Inicial

Rumores indicam que o iOS 14 permitirá visualizar aplicativos em formato de lista. De acordo com o site especializado 9to5Mac, será possível filtrar apps por recentemente usados, notificações pendentes e mais opções. Até o momento, só é possível visualizar os aplicativos em formato de grade, mas a exibição por lista já está disponível no Apple Watch.

Ainda na tela inicial, segundo o site MacRumors, é possível que a Apple passe a permitir o uso de widgets que possam ser movidos livremente, como já é possível no rival Android, do Google. Outras melhorias envolvem as sugestões da Siri, que poderá indicar apps com base no horário e na localização do iPhone.

3. Abertura a terceiros

Após ser acusada de beneficiar injustamente seus próprios aplicativos na App Store, a Apple pode possibilitar que navegadores e apps de e-mail de terceiros sejam definidos como padrão no iOS 14. Por enquanto, não é permitido substituir Safari e Mail por outros apps da preferência dos usuários, embora seja possível usá-los de forma paralela. Também há indícios de que o sistema suporte pacotes com papéis de parede de terceiros, o que disponibilizaria incontáveis opções no iOS 14.

4. Novos apps

Pelo menos dois novos apps nativos podem estar em desenvolvimento para o iOS 14. Um aplicativo de realidade aumentada, produzido sob o codinome "Gobi", deve possibilitar que usuários busquem informações sobre seus arredores utilizando a tecno

... logia. De acordo com o 9to5Mac, a empresa da maçã está testando a tecnologia em filiais da Apple Store, e pode permitir que clientes usem o iPhone para obter informações sobre os produtos nas prateleiras.

O outro app em desenvolvimento é da categoria "fitness", e tem o codinome "Seymour". O aplicativo deve permitir que usuários façam o download de vídeos para exercícios guiados de corrida, ciclismo, remo, alongamentos, treinamentos básico e de força, caminhada, dança e yoga. Os treinos devem ser monitorados e sincronizados com o Apple Watch, de forma similar ao aplicativo Atividade.

5. Outras mudanças

A Apple também pode estar testando novos recursos para o iMessage, incluindo a possibilidade de mencionar contatos em um grupo com o símbolo de (@) e de apagar mensagens após o envio, recursos já disponíveis no WhatsApp. Outras funções que poderiam estar em desenvolvimento incluem a indicação de que usuários estão digitando em um grupo, a possibilidade de marcar a última mensagem como não lida e a utilização de um comando para compartilhar uma atualização de status.

Após permitir notificações para saber quando alguém chega a determinado local, o app Buscar pode passar a oferecer alertas quando um amigo não chegar a uma localização no horário agendado. Também devem ser incluídas mudanças nas Chaves do iCloud, recurso que guarda logins e senhas para sites e aplicativos. O app deve avisar quando uma senha já estiver em uso em outro serviço e pode permitir a geração de códigos para autenticação por dois fatores.

6. Compatibilidade

Alguns rumores indicam que o iOS 14 será compatível com os mesmos iPhones que o iOS 13, além do iPhone 12. No entanto, o site 9to5Mac avalia que a Apple poderia deixar para trás o suporte aos iPhones 6S, 6S Plus e SE. Ainda não há confirmação oficial sobre estes três modelos, mas, neste caso, os celulares compatíveis seriam:

7. Lançamento

O iOS 14 deve ser anunciado na WWDC 2020, Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple. O evento será realizado no dia 22 de junho em formato online, e deve apresentar as principais funções do sistema e anunciar o programa de testes (beta). É provável que o software já venha incorporado ao iPhone 12, disponibilizado com diferença de alguns dias, como costuma ocorrer anualmente. Neste caso, é possível esperar um lançamento oficial para setembro.

Via Bloomberg (1 e 2), 9to5Mac (1, 2, 3 e 4), MacRumors (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e iPhoneSoft

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.