O Google está desenvolvendo uma tecnologia que permite controlar eletrônicos pelo cabo. A novidade, chamada de I/O Braid, pode estar presentes em diversos tipos de produto no futuro, desde fones de ouvido até roupas inteligentes. A ideia é realizar comandos por meio de toques na superfície do fio para controlar a reprodução de música, por exemplo, seja em um smartphone ou caixa de som inteligente como a Google Nest Mini. Vale ressaltar que, por enquanto, ainda não há previsão de chegada do projeto ao mercado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O cabo é revestido em uma espécie de tecido, feito com um material chamado HSM (sigla para Matriz Sensorial Helicoidal, em português). Com isso, o fio seria capaz de registrar comandos a partir do toque, que são detectados através de tecidos condutores. Cabos de fibra óptica embutidos permitem ainda que o recurso leve a respostas visuais, por exemplo. A tecnologia também pode detectar se a mão do usuário está próxima e responder a diferentes tipos de toque, como apertar, torcer, toques leves ou até arrastar o dedo.

A produção do material foi feita com testes de voluntários, que ajudaram a treinar uma inteligência artificial via Machine Learning para distinguir os tipos diferentes de toque. Ou seja, o mecanismo deve ainda vai aprender mais com os experimentos. Apesar disso, o Google aponta que a novidade possui índice de acerto de 94%, ainda insuficiente para o uso em produtos. Outra dificuldade é melhorar a diferenciação de toques intencionais e acidentais.

Uma pesquisa feita com usuários que tiveram acesso ao protótipo indicou a preferência pela tecnologia, se comparada aos meios tradicionais de controle. O experimento levou em conta o uso do recurso para controlar a reprodução de músicas via Bluetooth. A expectativa do Google é que, no futuro, a tecnologia seja integrada a roupas inteligentes e outros tipos de cordas, como em headphones e fones de ouvido.

... Ainda assim, não há previsão de quando produtos que contenham a tecnologia sejam oferecidos no mercado.

Posso carregar o celular com cabo USB de outra marca? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.