Diversos sites e plataformas de ensino a distância oferecem cursos em áreas de desenvolvimento de software e gestão de TI. As aulas online vão desde a introdução até formações mais avançadas com certificado. Como a área de tecnologia da informação está em constante evolução, acompanhar as tendências do mercado é uma necessidade para estudantes e profissionais. Veja, a seguir, uma lista com cursos e aulas, além de eventos online (workshops, seminários e palestras), que são grátis e vão ajudar no seu processo de aprendizado.

O Dell Expert Network possui uma ferramenta exclusiva de treinamentos sobre soluções Dell Technologies. Se você é um profissional de TI e quer ajuda da Dell para posicionar produtos, ligue 0800 701 1293 ou acesse https://www.programaexpertnetwork.com.br/.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Brasil + Digital

O site Brasil + Digital (http://www.brasilmaisdigital.org.br) oferece uma grande variedade de cursos, totalizando 1.500 horas de aula, para profissionais e estudantes da área de TI. Entre as opções disponíveis estão formações para uso de softwares básicos, como o Office. Também é possível prender a programar do zero, ou interagir com linguagens de programação e tecnologias famosas.

Os cursos variam em duração e complexidade e alguns incluem materiais introdutórios ou aulas mais interativas. A plataforma dá direito a certificado de conclusão e ainda divulga vagas disponíveis na área de TI para profissionais de todo o Brasil. É possível cadastrar o currículo, acompanhar vídeos com casos de sucesso e informações sobre o mercado e ter acesso a uma lista de eventos interessantes do setor.

2. Udemy

A Udemy conta com algumas formações completamente gratuitas. Entre os destaques estão os cursos para aprender a utilizar as ferramentas de controle de versão Git e GitHub e aulas para dominar Linux. Há também lições introdutórias para aprender a programar, utilizar SQL e banco de dados e aplicar tecnologias recentes no mercado como o Firebase.

A plataforma dá acesso vitalício aos cursos – o que significa que você pode garantir qualquer um deles, mesmo que o cardápio de cursos grátis varie com o tempo. Bem organizado, o site é fácil de usar, oferece app para celular e dá direito a certificados.

3. Google Ateliê Digital

Plataforma do Google, o Ateliê Digital (https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/courses) conta com 19 cursos que convergem para a área de TI a partir de currículos centrados em marketing digital, tecnologia e dados, além de desenvolvimento de carreira. Uma limitação da plataforma é que a oferta de certificado fica restrita apenas ao curso de Fundamentos do Marketing Digital, com 40 horas.

Quem dispensar o certificado, pode aproveitar as aulas sobre estratégias e boas práticas no desafio de levar uma empresa para a Internet. Elas incluem a construção de relações positivas com clientes por meio da web e a potencialização de páginas para serem encontradas mais facilmente no Google.

4. Learcafe

Assim como a Udemy, o Learncafe (https://www.learncafe.com/cursos-gratis/informatica-e-internet/software) é uma plataforma de ensino a distância bastante popular e com vasta oferta de cursos gratuitos. O usuário encontra desde materiais introdutórios para aprender a usar o Windows Server, sistemas Linux e softwares do Office, até conteúdos mais direcionados, como cursos para dominar Wordpress e colocar um site no ar. Dá para achar, inclusive, conteúdo sobre linguagens de programação e tecnologias bastante difundidas no mercado, como o ReactJS do Facebook.

Os cursos grátis do Learncafe podem ter restrições d

... e prazo para conclusão, o que significa que se você não terminar dentro do período pode perder o acesso ao material. As formações contam com vídeo aulas e fórum de suporte e dão direito a certificado de conclusão.

5. Digital Innovation One

Focado na área de desenvolvimento de software, o Digital Innovation One (https://digitalinnovation.one/) conta com um bom repertório de formações para programadores . O site traz cursos de perfil introdutório gratuitos, oferece certificados, e pode conduzir o profissional ou estudante por um processo de formação bastante completo, do mais simples ao avançado.

Para ter acesso aos cursos, é preciso fazer um cadastro que filtra os interesses do aluno pelas tecnologias que deseja aprender e aquelas que já domina. Além da possibilidade de fazer cursos, o site oferece uma central de vagas para quem busca emprego na área de TI.

6. Fundação Bradesco – Escola Virtual

A Escola Virtual da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/Cursos) disponibiliza cursos completos, com direito a certificado de conclusão. Há formações para quem quer aprender sobre bancos de dados, desenvolver softwares, aplicativos de celular ou afiar habilidades e conhecimentos em governança de TI e infraestrutura.

Embora gratuitos, os cursos têm prazo de conclusão de até 60 dias e seguem um ritmo um pouco diferente de outras plataformas, que são mais centradas em vídeo aulas. Os cursos são ricos em materiais didáticos, oferecendo testes e desafios durante todo o processo de aprendizado.

7. TIMTec

Criado pelo Instituto TIM, o serviço TIMTec (https://cursos.timtec.com.br/) disponibiliza cursos atuais em várias áreas. Para profissionais de TI, há materiais de introdução a linguagens de programação como PHP, Java e Python e formação em Javascript. Há também lições para construir APIs tipo REST, formação voltada para o uso de bancos de dados e SQL e até mesmo desenvolvimento de games.

Em formato vídeo aulas divididas em módulos, os cursos oferecem material de apoio com links para aprofundar os conteúdos e um espaço para fazer anotações. Uma limitação da plataforma é que os cursos não contam com certificados de conclusão.

8. edX

O edX (https://www.edx.org/course/subject/computer-science) é uma plataforma de ensino a distância que agrega aulas de graça produzidas e organizadas pelas principais universidades e empresas do mundo. Por conta disso, é possível encontrar material criado por professores de instituições reconhecidas, como Harvard, Cambridge e MIT. As limitações são o idioma – os conteúdos são em inglês e vão exigir do aluno o domínio da língua – e os cronogramas: alguns cursos têm data de início e término e podem exigir disciplina para acompanhar todo o conteúdo.

Apesar destas particularidades, os cursos encontrados na edX são relevantes, bastante atuais e variam em complexidade, servindo desde alunos iniciantes a profissionais com currículo mais completo. Embora possam variar em estrutura, os cursos disponibilizam certificações que são pagas separadamente por preços em dólar.

9. Sympla

Por fim, no Sympla, site que agrega eventos online, há workshops, seminários, palestras e cursos disponíveis com diversos enfoques e temáticas, inclusive, TI. Diferente dos demais sites da lista, que focam no de ensino a distância, o Sympla tem um perfil mais útil para quem quer se atualizar.

O potencial do Sympla é oferecer os primeiros contatos com novas tecnologias para quem está ainda em processo de transição para uma nova carreira em TI, por exemplo, ou deseja conhecer as novas tendências do mercado. Os workshops podem ou não oferecer certificados e contam com uma estrutura mais flexível — no formato online, há lives e participação de convidados.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.