FIFA 20 é a versão mais recente do famoso simulador de futebol da EA Sports, que recebeu uma atualização com algumas melhorias, mas deixou dúvidas quanto ao novo sistema de defesa do game. Jogadores novatos ou mais experientes podem ficar confusos com as novas opções do título, disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One.

Com alguns comandos e configurações, que ajudam na hora de se organizar defensivamente contra atacantes velozes e tabelas mortais, é possível ter uma boa linha de defesa. Nas linhas a seguir, o TechTudo reuniu dicas para não deixar a defesa exposta e tomar menos gols no game.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Tática personalizada

No FIFA 20, não basta escolher entre 3-5-2, 4-4-2 ou 4-2-3-1. É preciso moldar o time ao seu modo e, para isso, é necessário realizar ajustes nas táticas personalizadas. Na tela de táticas, é possível modificar o estilo defensivo para pressionar mais ou menos o adversário, bem como a profundidade que a defesa jogará em campo e a extensão dos jogadores ao longo do campo. Você pode optar por estratégias como fazer uma linha alta ou "fechar a casinha" e jogar na retranca, bem como decidir por deixar o time mais compacto ou mais aberto. No FIFA 20, o mais comum é escolher uma profundidade menor para correr menos riscos com bolas longas, mas isso pode forçar o usuário a jogar no contra-ataque.

Instruções

Outro ponto importante é pensar sobre as instruções individuais para os jogadores. Volantes e laterais devem ter sempre a opção de apoio ofensivo selecionada em "Ficar na Defesa", para evitar avanços que deixem seus zagueiros desprotegidos durante contra-ataques. Também é possível definir se os jogadores serão mais agressivos na hora de tentar interceptações, o que pode ser interessante em determinadas ocasiões do jogo. No caso dos volantes, cobrir o centro garantirá mais segurança quanto ao posicionamento dos jogadores.

Cercar

Já dentro do jogo, a melhor alternativa para atuar bem defensivamente é dar botes apenas nos momentos necessários e evitar ao máximo dar carrinhos. Em vez de sair dando botinadas em campo, opte por manter pressionado o L2 ou o LT, dependendo do seu console. Ele fará seus jogadores realizarem o chamado "jockey", que é o posicionamento para cercar o jogador que está com a bola. Isso permitirá que você feche espaços em campo e force o adversário a errar passes ou recuar. Correr também não é tão recomendado, já que nessa hora é preciso ter calma e atuar no erro do adversário.

Linha de impedimento

Essa é arriscada, mas pode funcionar e até mesmo irritar seu adversário. Fazer uma linha de impedimento requer treino e precisão milimétrica, já que um erro deixa o adversário na cara do gol. Para fazê-la, basta apertar duas vezes o direcional para baixo. Não é a tática mais recomendada da lista, mas se você observa que seu adversário gosta de fazer lançamentos longos para seus pontas, talvez seja uma forma de controlá-lo.

Saiba mais: veja as novidades da DLC que trouxe a Copa Libertadores para o FIFA

... 20

Não deixe buracos

A dica de ouro para defender é não deixar buracos na defesa. Para isso, evite correr com um único personagem atrás do jogador com a posse de bola. Busque fazer uma marcação inteligente, mantendo quem estiver próximo da bola sob controle para cercar o adversário. Ao correr com um único jogador, você permite que o adversário abra espaços e surpreenda com uma jogada que o deixe na cara do gol.

FIFA ou PES: qual é o melhor jogo de futebol? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.