O WhatsApp Business é a versão do mensageiro exclusiva para que empresas criem uma conta comercial. Disponível para Android e iPhone (iOS), essa modalidade de negócios do WhatsApp pode facilitar a relação entre com os clientes, e as contas são diferenciadas das pessoais. As empresas ainda podem adicionar uma descrição do seu negócio, e-mail para contato, horário de atendimento e página na web.

A ferramenta também conta com um sistema automático de mensagens, que pode ser útil para fornecer saudações e informar ausência quando clientes entrarem em contato. Confira, na lista abaixo, perguntas e respostas sobre o WhatsApp Business, e esclareça dúvidas a respeito da modalidade de negócios e das contas comerciais do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é uma conta comercial no WhatsApp?

A conta comercial no WhatsApp Business é exclusiva para empresas e se diferencia da conta pessoal por permitir que donos de negócios incluam, em uma pequena descrição, a relação do seu negócio e seu segmento, dias e horários de atendimento, localização no mapa, e-mail para contato e link do website. O app também tem uma ferramenta de respostas instantâneas de saudação e de ausência, que garantem maior facilidade na comunicação com clientes.

O aplicativo conta com um sistema de etiquetas, que simplificam a organização de pedidos e priorizam as mensagens mais relevantes, categorizando as conversas com clientes. Também é possível criar um catálogo com os produtos e serviços oferecidos dentro do aplicativo, adicionando foto, descrição, valores e links de redirecionamento para o site do estabelecimento.

2. Como reconhecer uma conta comercial no WhatsApp?

O WhatsApp identifica contas comerciais confirmadas conferindo o selo de verificado ao lado do nome do estabelecimento, para que usuários saibam identificar contas empresariais mais facilmente. Um aviso também é disponibilizado logo no início da conversa, o que garante a autenticidade da conta pelo mensageiro.

3. WhatsApp Business é pago?

O aplicativo é gratuito, mas possui algumas funções pagas. A integração com o Facebook, por exemplo, permite que empresas de pequeno e médio porte divulguem seus serviços e produtos na rede social, com um link capaz de redirecionar o anúncio ao chat do perfil da empresa no WhatsApp. A função é gratuita, mas por tempo limitado. As marcas têm 24h para responder os clientes — depois desse período, são cobradas taxas para a conta comercial.

4. Como fazer uma conta comercial no WhatsApp?

Para criar uma conta comercial no WhatsApp Business é necessário baixar o app na Google Play Store ou na App Store. Abra o aplicativo e aceite as permissões necessárias. Em seguida, forneça o número de sua empresa e toque sobre "Avançar".

Autorize ao WhatsApp o acesso às mensagens SMS — assim, ele confirmará o código de verificação enviado. Agora, só falta adicionar o nome da sua empresa e uma foto de sua preferência. Vale lembrar que o nome não pode ser alterado — portanto, confirme os dados antes de prosseguir.

Na aba "Configurações", é possível acrescentar e editar informações da empresa, modificando a foto, adicionando uma pequena descrição do negócio, definindo localização no mapa, horário de atendimento, e-mail para contato e link de acesso ao website. Também é possível transformar uma conta pessoal em uma conta comercial na versão empresarial do aplicativo.

5. Qual a diferença do WhatsA

... pp Business para o aplicativo comum?

Ter uma conta comercial no aplicativo pode ser ainda mais vantajoso para empresas que já mantêm uma conta no WhatsApp. Com o WhatsApp Business, donos de negócios podem personalizar conversas atribuindo etiquetas de preferência e, assim, organizar as compras realizadas pelos clientes. Além de parecer mais profissional, o app também permite organizar os serviços ou produtos em um catálogo, facilitando as compras e o atendimento ao cliente.

Com o uso de mensagens robotizadas, a interação inicial entre empresa e cliente fica mais rápida e prática, além de poder informar com agilidade os horários de ausência, caso o responsável pela comunicação não esteja presente. Outro recurso interessante são os relatórios estatísticos fornecidos, contendo o número de mensagens entregues, lidas, recebidas e enviadas, o que pode ser útil para verificar se campanhas de marketing foram bem sucedidas, por exemplo.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.