Usuários de celulares Galaxy (da Samsung) e Pixel (do Google) podem ter problemas ao usar um misterioso papel de parede descoberto na internet nos últimos dias. A fotografia trava por completo os smartphones, sem que haja qualquer explicação para a pane. Há relatos de que os aparelhos ficam num eterno loop de inicialização, sem conseguir efetivamente exibir o sistema Android.

O alerta sobre o bug foi divulgado originalmente no Twitter pelo perfil Ice Universe, especializado em furos do mundo da tecnologia. Os sites 9to5Google e Android Authority comprovaram a falha. Até onde se sabe, a bela paisagem de um lago e montanhas foi feita com uma câmera Nikon D850. Ela se torna inofensiva caso passe por algum tipo de compressão – como ocorre nesta matéria

Por ora não é possível afirmar que a falha afete todos os celulares Android, pois há confirmações apenas para os smartphones Galaxy e Google Pixel. O escritor do 9to5Google Dylan Roussel comentou na internet que o problema pode ser causado por determinados telefones não suportarem o espaço de cores adotado na foto.

Roussel explica que a imagem usa o espaço de cores RGB, de modo a exceder o limite do espaço de cores sRGB presente nos celulares Android afetados. Aparentemente, o problema ocorre no Android 10 e versão anterior do sistema do Google, uma vez que o Android 11 é capaz de lidar com as configurações da foto.

Como corrigir o problema

Caso o problema aconteça no aparelho, existem opções que podem reverter o bug, como reiniciar o telefone no modo de segurança e restaurar o papel de parede. Para ativar o modo de segurança, será necessário pressionar a tecla ligar/desligar quando o telefone estiver desligado e, ao aparecer a marca da Samsung, o usuário deverá continuar pressionando o botão de diminuir o volume até que a frase "modo de segurança" seja exibida no canto inferior esquerdo da tela.

Outras opções são redefinir o dispositivo para configurações de fábrica; ou, para casos raros de usuários que tenham recuperação personalizada, estes poderão entrar no aplicativo de recuperação personalizada e limpar os dados do papel de parede para redefinir o plano de fundo padrão.

Samsung prepara correção

A falha poderá ser corrigida por uma atualização, que, inclusive, já foi enviada ao repositório do Google pelo desenvolvedor Davide Bianco. Em resposta, a Samsung também desenvolveu um update para os aparelhos afetados.

Essa não foi a única vez que um bug impossibilitou o uso de smartphones. No mês de a

... bril, a Apple registrou queixas de pessoas que tiveram seus dispositivos congelados por uma mensagem ou notificação com caracteres da língua sindi intercalados com emojis. A falha era corrigida ao reiniciar o iPhone.

Com informações de GizChina, SamMobile, Android Central e BGR



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.