Valorant é um jogo de tiro da Riot Games disponível para baixar de graça em PCs. O game teve seu lançamento em junho de 2020 e promete rivalizar com sucessos como CS:GO e Overwatch. O jogo também se destaca pelos requisitos mínimos para download, que são bastante acessíveis. Quem baixar o jogo em um PC fraco, no entanto, pode enfrentar problemas de travamentos e queda de FPS. Veja, a seguir, uma série de dicas de configurações e ajustes de como rodar Valorant em computadores fracos e aumentar o FPS.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fique de olho nos requisitos

Valorant é um jogo que não exige muito do hardware e oferece requisitos mínimos baixos, o que significa que mesmo computadores mais simples poderão rodar o jogo com estabilidade, ainda que sacrificando alguma fidelidade gráfica.

Para rodar o jogo a 30 FPS, basta um computador com qualquer edição de 64 bits a partir do Windows 7, são necessários 4 GB de memória RAM, processador Core 2 Duo E8400 (CPU Intel lançada ainda em 2008) e uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 4000 com 1 GB de memória. O nível mínimo é tão acessível que praticamente qualquer PC ou notebook dos últimos nove anos deve rodar o jogo sem problemas em suas configurações mínimas. Para 60 FPS, uma configuração com o Core i3 370M de primeira geração (lançado em 2010) e uma GeForce GT 730 (lançada pela Nvidia em 2014) são suficientes.

2. Altere as configurações do jogo

Valorant permite que você altere as configurações gráficas para equilibrar a qualidade gráfica e o desempenho. Em geral, o jogo deve adotar sozinho o melhor equilíbrio para o seu sistema, mas há algumas opções que podem ajudar a ganhar mais performance.

A primeira delas é a de resolução. Diminuir a resolução máxima em que o jogo é renderizado alivia consideravelmente o esforço da placa gráfica e pode permitir que ela processe cada quadro mais rapidamente, resultando EM uma performance mais fluida. Abra as “Configurações” do jogo e em “Vídeo > Geral” você pode diminuir a resolução.

Outra opção é reduzir a complexidade e qualidade de efeitos gráficos. Na aba “Qualidade de Gráficos”, note que há uma série de opções divididas entre níveis alto, médio e baixo de qualidade. Quanto mais alta a qualidade dos efeitos, maior a qualidade de imagem do jogo, mas mais pesado o game fica. Se seu computador é mais simples e você usa uma placa de vídeo mais antiga ou integrada, pode ser uma boa ideia colocar tudo no nível mais baixo de qualidade.

3. Feche navegadores e apps que consomem muita memória

Valorant pede um mínimo de 4 GB para rodar, mas isso não significa que o jogo não se beneficie de mais memória RAM livre no seu sistema. Independente da quantidade de RAM que você tem, é interessante se certificar de que, ao rodar o jogo, seu computador não está com apps e recursos que consomem muita RAM abertos.

Um dos grandes vilões no consumo de RAM são os navegadores de Internet, em especial o Chrome e os seus derivados. Feche os navegadores abertos e, se possível, faça o mesmo com outros apps em uso, como editores de texto, e-mail, reprodutores de mídia e etc.

4. Bloqueie a execução de apps em segundo plano

Alguns apps do Windows rodam em segundo plano o tempo todo para atualizar dados e sincronizar opções. Esse comportamento tem efeito negativo na duração da bateria, caso você esteja usando um notebook, mas também acaba ocupando o sistema: cada atividade desses apps rodando no fundo toma tempo do processador e ocupa memória.

Para liberar esses recursos, você pode bloquear a execu

... ção de aplicativos em segundo plano. Para fazer isso acesse "Configurações”, escolha “Privacidade” e “Aplicativos em segundo plano”.

Saiba mais: veja mais games grátis para jogar durante a quarentena contra a Covid-19

5. Ative o “Modo de Jogo” do Windows

O Windows 10 oferece um ajuste que racionaliza os recursos e aumenta a disponibilidade do hardware para games. O chamado “Modo de Jogo” do sistema pode assim virar uma mão na roda, especialmente para quem usa um computador mais fraco.

Para acionar o modo para games e ganhar um pouco mais de performance em Valorant, você pode usar a busca do sistema com o termo “modo de jogo”. Acesse a configuração e certifique-se de que o recurso está acionado no seu sistema.

6. Atualize os drivers de gráficos

Independente da marca da sua placa de vídeo – se é AMD, Nvidia ou mesmo uma GPU integrada da Intel – é fundamental manter os drivers atualizados. Esse tipo de software funciona como um controlador da placa diante do sistema e, em muitos casos, pode garantir um pouco mais de performance a cada nova versão disponibilizada pelos fabricantes.

O processo de atualização de drivers pode variar um pouco a depender do fabricante da sua placa. Mas, em geral, você pode usar os sites oficiais das fabricantes para procurar versões mais recentes. Se já tem alguma edição instalada no PC dos apps GeForce Experience da Nvidia e Adrenalin da AMD, você pode usá-los para buscar atualizações sem muita dificuldade.

7. Fique de olho nos planos de energia

Se você usa um laptop, é comum que o notebook esteja configurado para rodar em planos otimizados de consumo, ou mesmo de economia de energia. Na hora de jogar, pode ser interessante conferir se você está usando planos de alto desempenho, ou mesmo criar um novo mapeamento de consumo que libere o máximo de desempenho para o PC.

Outra precaução relevante é procurar jogar com o notebook ligado na tomada. Com suprimento de energia garantido, o Windows tende a definir regimes de alto desempenho de forma automática, liberando maior performance para rodar Valorant de forma mais fluida.

Como resolver queda de FPS no jogo? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.