Você já viu alguém postar uma foto antiga no Status do WhatsApp com o termo "TBT" e entendeu nada? Algumas gírias são populares no mensageiro para celulares Android e iPhone (iOS), mas podem causar estranheza para quem começou a usar o aplicativo há pouco tempo. Expressões como "RT", "hm" e "MP" são comuns no vocabulário da Internet, e podem ser usadas tanto no WhatsApp quanto em outras redes sociais. Confira a seguir sete gírias famosas no WhatsApp e descubra o significado de expressões como "Ctt", "SZ" e "TBT", para aprender a usá-las nos momentos certos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que significa TBT?

A gíria "TBT" vem da palavra em inglês "Throwback Thursday", que significa algo como "de volta à quinta-feira". Nas redes sociais, a expressão ficou conhecida por remeter lembranças. Os usuários costumam postar fotos de viagens, festas ou algum momento especial com a hashtag TBT para indicar que se trata de uma imagem antiga.

Mesmo que a gíria faça referência a um dia da semana específico, não é preciso postar a lembrança apenas nas quintas-feiras, e sim quando quiser recordar um momento importante para você. A sigla se popularizou no Twitter e hoje também está presente na forma de hashtag em postagens do Instagram e Facebook. No WhatsApp, os usuários utilizam a expressão em fotos no status do mensageiro para recordar alguma ocasião antiga e especial.

2. O que significa RT?

"RT" é a abreviação da palavra "ReTweet", termo oriundo do Twitter. Na rede social, a ferramenta é usada quando um usuário deseja compartilhar em sua rede alguma mensagem interessante publicada por outra conta. A expressão migrou para o WhatsApp com um sentido similar: os usuários respondem com o termo "RT" quando querem indicar que concordam com a mensagem enviada por alguém.

3. O que significa Aff?

Assim como várias expressões que surgiram na Internet, o termo "Aff" (ou "affe") não aparece em dicionários tradicionais da língua portuguesa. A palavra é usada como uma onomatopeia para expressar uma reação de negação ou de descontentamento sobre algo.

Não se sabe ao certo de onde o vocábulo surgiu, mas estima-se que a sua origem está ligada à expressão nordestina “Ave Maria”. Com o tempo, o termo foi reduzido para "ave", e se popularizou no resto do país como "aff". Outra possível origem da palavra vem da abreviação do termo em inglês "as fuck", que significa "que droga!".

4. O que significa MP?

"MP" é a abreviação da palavra "mensagem privada". Normalmente, a expressão é usada em grupos de WhatsApp para indicar que um usuário mandou uma mensagem privada para você. MP é só mais uma das siglas populares que buscam simplificar conversas: "vc" e "tb", por exemplo, são muito usadas para digitar de forma mais rápida. Esse fenômeno acontece com várias palavras e encontrar abreviações nas mensagens é algo corriqueiro.

5. O que significa SZ?

Apesar da infinidade de emojis disponibilizados no mensageiro, a sigla "SZ" ainda é usada para ilustrar um coração. O termo é outra forma de digitar "S2", que também representa um formato de coração e pode ser usado para demostrar carinho para seus colegas e amigos via WhatsApp.

...

6. O que significa Ctt?

A gíria "Ctt" pode parecer bem estranha para quem não conhece o significado. Mas essa é mais uma expressão simplificada pelos usuários para facilitar o envio de mensagens. O termo é uma abreviação da palavra "contato".

7. O que significa Hum?

Dependendo de qual contexto o termo está inserido, o vocativo "Hum" ou "Hm" pode expressar dúvida, desconfiança, suspeita, sinal de falta de assunto, demonstração de ciúmes ou aprovação. Um fato curioso dessa expressão é que a quantidade de "M" adicionada à palavra varia de acordo com o significado do termo e da interpretação de cada um. Por exemplo, os usuários costumam mandar "Hmmmm" para demostrar aprovação, enquanto um "hum" mais "seco" pode indicar descontentamento.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.