O WhatsApp permite configurar o aplicativo de modo a não exibir todas as atividades que usuários desempenham no app, mas algumas informações, como o status "online" podem ser desativadas apenas recorrendo a apps de terceiros. A reprodução dos áudios também é sempre registrada pelo WhatsApp, ainda que o usuário tenha desativado a confirmação de leitura, mas há truques para ouvi-los sem que o contato saiba.

Outras informações como o "visto por último", o número de celular, a confirmação de leitura e a reprodução de áudio em grupos são informações, por padrão, de fácil acesso para usuários de Android e de iPhone (iOS). Na lista a seguir, o TechTudo separou cinco coisas que o WhatsApp pode revelar aos seus contatos sobre as suas atividades.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Quando abre o WhatsApp no celular

O WhatsApp não disponibiliza uma opção para ocultar o status "online". Dessa forma, mesmo que você utilize os demais recursos de privacidade, seus contatos sempre sabem quando você está no WhatsApp. Entretanto, é possível esconder o status com o Hide WhatsApp Status, disponível para Android. O app permite ficar "invisível" no WhatsApp para ler mensagens sem ser visto.

2. A última vez em que mexeu no WhatsApp

O "visto por último" é um aviso que fica junto ao nome dos contatos no chat, com o último horário em que o app foi acessado pela pessoa. A informação pode ser ocultada na aba "Privacidade", com a opção de deixá-la visível para "Todos", "Meus contatos" ou "Ninguém". Vale destacar que o desligamento do recurso também te impede de ver a atividade dos seus contatos.

3. Seu número de telefone

A identificação dos contatos no app funciona por meio do número de celular, sendo essa a única forma de criar uma conta no WhatsApp — diferentemente de redes sociais que utilizam nome de usuário e senha. Há diversas formas de compartilhar sua conta com outras pessoas, incluindo links e até mesmo um QR Code, que está em fase de testes, mas não é possível esconder o número nem mesmo em grupos, o que pode ser um incômodo para certos usuários.

4. Quando visualiza mensagens em grupos

A confirmação de leitura é um recurso que pode ser desativado no WhatsApp em celulares Android e no iPhone. Ao fazer isso, o "check azul" não será mostrado para seu contato quando uma mensagem sua for lida. Em contrapartida, você também não saberá se os seus contatos leram o que foi enviado para eles em conversas privadas. Porém, a desativação não se aplica aos grupos, então todos os remetentes da conversa coletiva podem saber quem leu qualquer mensagem enviada por eles, ao tocar em "Dados".

5. Quando reproduz mensagens de voz

... Ainda que a confirmação de leitura esteja desativada, outro recurso que não pode ser desligado no WhatsApp é a indicação de que um áudio foi reproduzido. Isso vale para conversas privadas ou grupos, em que é possível recorrer ao menu "Dados" de uma mensagem para obter a informação. Um truque para ouvir a mensagem de voz sem ser descoberto é encaminhar o áudio para si mesmo e reproduzir o conteúdo no novo chat.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.