O Google lançou, nesta quarta-feira (10), a versão Beta do Android 11 para usuários de celulares da linha Pixel. O novo sistema operacional traz novidades com foco na comunicação entre pessoas, como as notificações em formato de bolhas, além de recursos para a casa conectada e melhorias em privacidade e segurança, incluindo a possibilidade de conceder permissões únicas para acesso de aplicativos a microfone, câmera e localização.

O lançamento ocorre uma semana após a data prevista originalmente para o anúncio oficial do sucessor do Android 10 — o evento foi adiado em consequência dos protestos antirracismo que ocorrem nos Estados Unidos — e quase quatro meses depois de o Google disponibilizar a prévia do sistema para desenvolvedores. A versão de testes do novo Android já pode ser baixada em smartphones a partir do Pixel 2, e estará disponível para mais celulares a partir das próximas semanas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Notificações

Entre os recursos disponíveis no Beta do Android 11 está uma nova forma de gerenciar notificações. O sistema coloca todos os alertas referentes a conversas de aplicativos de mensagens em uma área dedicada, com o objetivo de facilitar a visualização dos chats. Também é possível marcar uma conversa como prioritária, para que ela apareça na tela bloqueada do celular mesmo se a opção "Não Perturbe" estiver ativada no novo Android.

Outro destaque da versão de testes do Android 11 vai para a possibilidade de ativar notificações em formato de bolhas. A nova função utiliza o recurso Bubbles, originalmente anunciado no Android 10, e permite responder às mensagens sem sair do aplicativo que estiver sendo utilizado, como já ocorre com o Facebook Messenger. Ao tocar na bolha, é aberto um balão para a conversa sem que seja necessário interromper a tarefa atual.

Casa conectada

O Android 11 também traz, em sua versão experimental, recursos para gerenciar dispositivos inteligentes em uma casa conectada. Ao pressionar e segurar o botão de energia do smartphone, é possível acessar controles para regular a temperatura ou acender as luzes, evitando a necessidade de acessar aplicativos individuais. O menu do novo Android também reúne métodos de pagamento ou cartões de embarque que estejam cadastrados no celular.

Privacidade

Como melhoria na privacidade dos usuários, o Android 11 passa a permitir que seja concedida u

... ma permissão única de acesso a recursos sensíveis como câmera, microfone e localização. Quando um aplicativo solicita acesso à câmera do celular, por exemplo, é possível permitir a utilização do recurso apenas uma vez. Com isso, o app deverá solicitar novamente a permissão na próxima vez em que for necessário o acesso.

Qual é o melhor aplicativo para limpar o Android? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.