Os celulares do futuro poderão ter telas com câmera de selfies escondida. A empresa chinesa Visionox anunciou nesta semana que está pronta para dar início à fabricação em massa de displays com o sensor frontal oculto. O recurso poderá ser usado pelas fabricantes de smartphones para aproveitar a superfície frontal por completo e acabar com o controverso notch.

A implementação da tecnologia é um objetivo da Oppo e Xiaomi desde 2019. A expectativa é que telefones com a novidade cheguem ao público em 2021. Rumores dão conta de que a Samsung pode colocar a câmera oculta na linha Galaxy S21.

A tecnologia consiste em um painel OLED com transparência na parte em que a câmera está abrigada, de forma que a engenharia não interfira na qualidade das selfies. A nitidez até então era um desafio nestes projetos, uma vez que o vidro pode gerar um efeito de neblina, o que deixa a imagem embaçada.

A Huawei e a Xiaomi já usam painéis fornecidos pela Visionox, maior fabricante de displays OLED da China. A exemplo disso, a tela flexível do Mi Mix Alpha e as telas utilizadas no Mi 10 e o Mi Note 10 foram desenvolvidas pela empresa chinesa.

Ainda não há informações sobre quais empresas vão incorporar esta tela aos telefones. No entanto, rumores dão conta de que a tecnologia deve começar a aparecer nos aparelhos a partir do primeiro trimestre de 2021.

A Oppo criou um projeto em 2019 semelhante ao da Visionox, mas não conseguiu prosseguir por conta da baixa qualidade da imagem capturada pela câmera de selfies. Na época, a fabricante comentou que o problema era a diferença no brilho e na cor das imagens, algo que ocorria devido à difração do vidro de proteção.

O projeto da Visionox busca corrigir estes empecilhos utilizando um arranjo especial de pixels e materiais com bastante transparência para oferecer a nitidez necessária. Apesar de já ter em mãos os componentes necessários para começar a produção, a empresa está em busca de um algoritmo para corrigir problemas como o ângulo de visão que remove o brilho.

As empresas chinesas não são as únicas cotadas para implementar a tela. A Samsung também está projetando uma câmera frontal inserida no painel, além disso, há suposições de que a tecnologia possa marcar presença no Galaxy S21, sucessor do Galaxy S20. Não há informações se a gigante sul-coreana usaria tecnologia própria ou se iria utilizar componentes de outras empresas.

Para além do projeto da Visionox, outros recursos já foram pensados a fim de retirar o notch do display, como a câmera deslizante no Motorola One

... Hyper e no Zenfone 6. No entanto, a durabilidade e complicações em relação à resistência à água dos componentes eram questões tidas como problemas dos módulos deslizantes.

Com informações de GSMArena, Android Authority e WCCFTech

Relembre o lançamento do Galaxy S20


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.