Recuperar documentos do Word é possível em alguns casos. O editor de texto permite salvar cópias de arquivos automaticamente por meio de alguns recursos, o que garante que o usuário não perderá nada quando o computador desligar por falta de energia elétrica, erro inesperado, reinicialização não programada ou por outros problemas no PC. Além disso, as configurações ajudam o usuário a recuperar documentos que não foram salvos por ele em nenhum momento ou que estão corrompidos.

A maioria das opções de recuperação de documentos são realizadas no próprio Word e algumas com algumas funções nativas do Windows. Entretanto, para recuperar arquivos que foram excluídos sem querer ou por malware, é possível recorrer a programas específicos, pois não há essa opção no próprio PC. Confira a seguir seis dicas para recuperar documentos no Word.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Recuperação automática do Word

O Word possui configurações que permitem salvar cópias do documento no qual o usuário está trabalhando automaticamente. Esses arquivos são atualizados pelo programa a cada dez minutos ou conforme as configurações definidas pelo usuário. Para alterar esse período, basta clicar em “Arquivo”, abrir as opções do Word, clicar em “salvar”, selecionar “Salvar informações de AutoRecuperação a cada” e alterar o intervalo de salvamento.

Dessa forma, mesmo se o usuário não salvar o arquivo no PC, o Word criará uma cópia de segurança e quando o computador for desligado inesperadamente, o documento poderá ser recuperado. Para isso, basta abrir um novo arquivo. O programa exibirá uma mensagem dizendo que o antigo foi recuperado e o usuário só precisa clicar em “Salvar”.

Se a recuperação automática não for aberta no Windows, você deve clicar em “Abrir” no Word e selecionar a opção “Recuperar documentos não salvos”. O programa listará todos os arquivos disponíveis, basta selecionar qual deseja e recuperá-lo. Além disso, também é possível acessar os arquivos que não foram salvos ao abrir o Explorador de Arquivos e pesquisar por documentos “.asd”.

2. Procurar por arquivos temporários no computador

Os arquivos temporários do Word também são uma opção para recuperar documentos perdidos. Quando um documento é fechado sem salvar no Word, o programa cria automaticamente um arquivo temporário para que o usuário possa abri-lo mais tarde. Para isso, basta pesquisar por “.tmp” ou “~”, que é como os arquivos temporários do Word são salvos.

Para realizar a pesquisa, acesse o Explorador de Arquivos, selecione "Este computador" e digite “.tmp” ou “~”. Verifique a data de modificação do arquivo para encontrar o documento que não foi salvo. Os arquivos temporários só podem ser abertos no Bloco de Notas, para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no documento, selecionar "Abrir com" e encontrar o programa.

Veja também: como inserir linha no Word

3. Restaurar uma versão anterior

Como o Word salva os arquivos automaticamente a cada dez minutos, é possível restaurar uma versão anterior que não foi salva pelo usuário. Para isso, basta abrir o documento no Word, clicar em “Arquivo” e selecionar “Informações”. Na aba seguinte, o programa exibirá a opção “Gerenciar Documento”, com todas as versões salvas automaticamente. Basta selecionar a versão que deseja e clicar em “restaurar”.

4. Procurar arquivos de backup do Word

O Word também permite ativar o backup automático de documentos. Para isso, basta clicar em “Arquivo”, selecionar as opções do programa, clicar em “Avançado” e

... encontrar o item “salvar”. Se essa opção estiver ativada quando o usuário perder algum documento no qual estava trabalhando, basta buscar esse arquivo de backup no computador. Para isso, no Explorador de Arquivo, digite “.wbk”, encontre o documento e reabra no Word.

5. Abrir documento danificado no Bloco de Notas

Para abrir um documento danificado ou que está salvo no computador em outro formato, como arquivos ".tmp", o usuário pode acessá-lo no Bloco de Notas do Windows. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo, selecionar “Abrir com” e escolher o Bloco de Notas. Em seguida, o documento será aberto e exibirá o conteúdo em texto. Dessa forma, o usuário poderá copiar o conteúdo e colá-lo em um novo documento no Word.

6. Utilizar o Wondershare para visualizar documentos excluídos

Para os casos de documentos excluídos da pasta do computador e da lixeira sem querer, a opção é utilizar um programa específico para recuperá-los. O Wondershare Recoverit possibilita encontrar os documentos excluídos e visualizar o conteúdo dos que possuem até 30 MB gratuitamente. A função facilita ao criar um documento e apenas copiar as informações do arquivo apagado. Entretanto, para restaurar o arquivo como documento Word no computador é necessário assinar o software.

Qual é o melhor editor de documentos? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.