O Google lançou uma nova forma de fazer música online com os amigos, na última quinta-feira (18). O Shared Piano (ou Piano Compartilhado, em português) é um site que disponibiliza um piano virtual com vários sons diferentes para tocar músicas diretamente no navegador. A ferramenta permite reunir até 10 pessoas simultaneamente na mesma sala. Dessa forma, ao tocar o instrumento, todos os membros poderão ouvir e acompanhar o som, criando músicas compartilhadas ao vivo.

Para criar uma sala no Shared Piano, basta acessar o site do projeto (g.co/sharedpiano), sem precisar fazer login ou baixar programas. Depois, é só enviar o link para os amigos para criar as músicas juntos. O site funciona no Google Chrome, no Microsoft Edge e no Safari, e o usuário pode tocar o instrumento usando o cursor do mouse, o próprio teclado do PC ou um teclado MIDI conectado ao USB. No celular, o teclado apresenta uma versão reduzida, e pode ser utilizado com o toque na tela.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além do som do próprio piano, o site permite tocar vários instrumentos pelo teclado virtual, como bateria, sintetizador e instrumentos de corda e sopro. Cada pessoa da sala é representada na tela por um emoji de animal, facilitando a identificação do responsável por cada toque.

Ao tocar as músicas, o Shared Piano mantém um histórico dos sons representados por faixas coloridas na tela, permitindo que os usuários retornem para determinado ponto da canção usando a barra de rolagem. Entre as configurações musicais, o site permite escolher o número de oitavas exibidas no teclado e determinar se o usuário deseja visualizar o nome das notas ou não.

Veja também: como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

O Shared Piano faz parte do projeto Google Music Lab, que integra o Experiments with Google, e está em fase beta, mas funciona para qualquer usuário que acessar o site. Além dos momentos de diversão, a ferramenta pode ser utilizada para aulas de música durante a pandemia, ensaios de artistas ou até para composições conjuntas de profissionais em suas próprias casas.

O Google possui outras iniciativas na Web que permitem criar músicas online dentro do programa Google Music Lab. O Song Maker, por exemplo, permite criar música por meio de um sequenci

... ador de notas e batidas de vários instrumentos. Nos outros experimentos, é possível conhecer ritmos, cordas, ondas sonoras, harmonias, oscilações e outros assuntos para brincar ou estudar música pela Internet.

Como atualizar o Google Play Services no meu celular? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.