O IMEI é um número único para identificar cada um dos celulares produzidos no mundo. Por meio deste código é possível saber informações sobre o telefone e descobrir se há algum impedimento legal para o funcionamento no país, como é o caso dos aparelhos não homologados, conhecidos como piratas. No Brasil é possível checar o IMEI do celular por meio de um site autorizado pela Anatel.

Confira a seguir como consultar o IMEI do dispositivo. O procedimento foi realizado em um iPhone 7 Plus com iOS 13 e Moto G7 Plus rodando Android 10, mas as dicas também valem para outros aparelhos.

Como encontrar o código IMEI

Uma das formas mais rápidas para descobrir qual é o código de identificação de cada celular é pelo discador de chamadas. O código aparece automaticamente ao digitar *#06#, tanto em smartphones com Android ou iPhone (iOS). Não é preciso clicar no botão "ligar".

Outra forma de visualizar o IMEI é verificar na própria caixa do telefone. O código fica impresso em uma etiqueta de registro na parte traseira ou em uma das laterais, como no exemplo abaixo.

Como checar o IMEI no iPhone (iOS)

Passo 1. Além do menu de discagem, é possível descobrir o código de identificação nas configurações do celular. Abra o menu "Ajustes" e depois selecione a opção "Geral".

Passo 2. Dentro do menu "Geral", selecione a opção "Sobre". Nesta janela, será possível verificar o IMEI ao fim da tela.

Como checar o IMEI no Android

Passo 1. Nos smartphones com o sistema operacional Android, o IMEI pode ser encontrado dentro do menu "Configurar". Ao final da tela, basta acessar a opção "Sobre o telefone".

Passo 2. Na janela exibida, basta descer até o fim da página para visualizar o código de identificação do celular.

Como checar a situação do IMEI na Anatel

Após conseguir o código, a situação do telefone poderá ser visualizada na plataforma Celular Legal, disponibilizada pelo site da Anatel em https://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao

... .

Passo 1. Com o portal Celular Legal aberto, clique na opção "Consulte aqui a situação do seu aparelho de celular".

Passo 2. Na tela seguinte, basta digitar o IMEI do telefone a ser analisado e confirmar os caracteres de verificação. Em seguida, o site exibirá a situação do IMEI digitado.

Com informações da Anatel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.