O Orkut marcou a geração de brasileiros que utilizava a Internet entre 2004 e 2014. A rede social surgiu com uma pegada mais exclusiva, pois, para criar uma conta, era preciso receber um convite. No entanto, logo se tornou popular e fez sucesso no país. Em 2011, mais de 50% do número total de usuários da rede social era composto por brasileiros. Com o passar dos anos, porém, as atualizações ficaram menos atrativas para o público e o Orkut ganhou um concorrente de peso, o Facebook.

Mesmo com o fim do site, em 2014, os usuários que tiveram um perfil na rede guardam com carinho e nostalgia os recursos do Orkut. Pensando nisso, o TechTudo resolveu relembrar algumas situações marcantes para quem usou a rede social.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aceitar um depoimento secreto sem querer

Quem nunca aceitou um depoimento sem querer não viveu um dos maiores constrangimentos no Orkut. Enquanto alguns recados eram dignos de exposição, outros tinham conteúdos secretos, que deveriam ser lidos apenas pelo dono do perfil. Apesar disso, por descuido, alguns clicavam em “aceitar” e assim o texto era publicado onde todos conseguiam ler.

2. Ter que escolher e organizar um álbum com apenas 12 fotos

Enquanto hoje é fácil publicar diversas fotos nas redes sociais, quem usava o Orkut, em seu início, precisava fazer uma seleção de apenas 12 fotos. Depois de uma atualização, o site passou a permitir a criação de diversos álbuns, porém com uma quantidade limitada de imagens. Esse limite só foi quebrado posteriormente, facilitando a vida de quem sempre ficava em dúvida sobre quais fotos deveria publicar.

3. Esperar chegar o fim de semana para acessar o Orkut

Na época do Orkut, era comum que os usuários acessassem a Internet por meio de uma conexão discada. Além de ser lento, o serviço era caro, o que não permitia navegar por várias horas. Por isso, era comum esperar chegar o domingo, quando a tarifa era a mesma durante o dia todo, para interagir com os amigos e conferir as atualizações da rede com calma.

4. Ser classificado como 'sexy' por um flerte

No Orkut, era possível classificar um amigo como "sexy", "confiável" ou "legal" na página inicial. Mas os donos de perfis na rede ficavam ainda mais animados ao descobrirem que quem clicou no símbolo e fez a classificação como "sexy" tinha sido um crush.

5. Acompanhar assuntos polêmicos pelos fóruns das comunidades

As comunidades do Orkut eram famosas e, algumas, bem divertidas. Dentro delas, os usuários podiam compartilhar ideias e discutir tópicos. Naquela época, era comum um assunto polêmico surgir dentro dos fóruns, junto a discussões acaloradas. Muita gente, no entanto, gostava apenas de acompanhar, , sem dar a opinião, só para ficar por dentro do assunto.

6. Ficar no dilema entre ocultar ou não a possibilidade de ver quem passou pelo perfil

A função “Quem visitou seu perfil” era uma das mais interessantes para os curiosos. A informação indicava quantas visitas foram recebidas e até mesmo o link para o perfil de quem passou por ali. Quem quisesse stalkear sem ser descoberto poderia optar por desabilitar a função. No entanto, a pessoa não deixava rastros, mas também não descobria quem tinha visitado o perfil. Por isso, era comum ficar no dilema entre desativar o recurso para "fuxicar" os amigos à vont

... ade, mas ficar sem saber quem entrou no seu perfil, ou manter a função habilitada.

7. Editar o perfil com frases de efeito

No perfil, os usuários costumavam adicionar frases de efeito, poesias e alguns enigmas, mas também tinham aqueles que queriam deixar claras as regras do perfil. A frase “Só add com scrap” ficou famosa porque era um jeito de mostrar que havia um critério para ser aceito. Seguindo esta linha, muitos também escreviam: "Leio, respondo e apago".

Se o Orkut voltasse hoje, faria o mesmo sucesso? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.