Consultar seguro-desemprego, Abono Salarial e Cotas do PIS é possível pelo Caixa Trabalhador, app disponível para Android e iPhone (iOS). O aplicativo requer cadastro simples a partir do número de CPF, e permite que todos os benefícios sejam consultados pela tela do celular. O trabalhador também pode verificar os calendários de pagamento disponíveis para cada um dos benefícios, e simular o valor do Abono Salarial pela Calculadora do Abono.

Confira, na lista a seguir, como consultar seguro-desemprego e as demais funcionalidades do aplicativo Caixa Trabalhador, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado nas lojas virtuais Google Play Store e App Store. Veja como consultar seus dados no app e como acessar benefícios e tirar dúvidas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Consultar seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício temporário, previsto em lei, que garante uma assistência financeira para trabalhadores que se encontram desempregados. O benefício pode ser consultado na aba "Seguro-Desemprego" em "Consultas", logo na página inicial do aplicativo, assim que o trabalhador acessa a plataforma. O benefício estará listado nesta aba para trabalhadores que estão aptos ao seu recebimento, com valor e data de quando o dinheiro estará disponível.

2. Consultar PIS

O PIS/PASEP é um Fundo de Participação em que eram recebidas contribuições de empregadores, distribuídas aos empregados na forma de cotas proporcionais ao valor do salário e do tempo de serviço entre 1971 e 1988. O benefício pode ser sacado por todos os beneficiários que trabalharam no setor privado dentro desse período, assim que o calendário de pagamentos do Abono Salarial e dos rendimentos se inicia. Você pode consultar se tem direito ao recebimento do PIS tocando sobre "Cotas do PIS/Rendimentos" na seção "Consultas".

3. Consultar Abono Salarial

Consultar Abono Salarial também é possível no Caixa Trabalhador. O benefício anual é equivalente ao valor de, no máximo, um salário mínimo. Para ter direito, é necessário cumprir uma série de requisitos e, para saber o valor correspondente ao pagamento do Abono Salarial, são necessárias informações sobre os últimos salários e meses trabalhados. Você pode consultar se tem direito ao benefício tocando sobre a aba "Abono Salarial" na seção "Consultas" do aplicativo, e pode se informar melhor sobre o benefício e simular o quanto tem a receber por meio da "Calculadora do Abono".

4. Consultar calendário do PIS/abono salarial

Os calendários de pagamento dos benefícios das cotas do PIS e do Abono Salarial podem ser verificados na seção "Calendário". Por lá, o trabalhador pode consultar a data prevista para recebimento dos benefícios, que levam em conta a data de nascimento do beneficiário.

5. Calcular Abono Salarial

O benefício do Abono Salarial, além de consultado, também pode ser simulado pelo app. Para isso, acesse a aba "Calculadora" e forneça dados de salário e meses trabalhados. Caso haja variação no valor do pagamento entre os meses, o trabalhador deve desmarcar a opção "Seu salário foi o mesmo durante o ano?" e inserir os dados de salário para cada mês, respectivamente. Em seguida, basta tocar sobre a opção "Calcular" para que o aplicativo disponibilize o valor final simulado para o benefício.

6. Perguntas frequentes sobre o BEm

... div>

O Benefício Emergencial (BEm) foi instituído em meio à pandemia de Covid-19 no país, com o intuito de assegurar trabalhadores que tiveram suspensão temporária de contrato de trabalho ou jornada e salários reduzidos. O trabalhador pode saber mais sobre o auxílio e solucionar dúvidas na página inicial do aplicativo na seção de "Perguntas Frequentes". Por lá, também podem ser consultados os valores do benefício, quando será efetuado o pagamento e o tempo de duração do auxílio.

Via Caixa

Dúvidas sobre o Caixa Tem? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.