Google Assistente abrindo sozinho é um problema comum em celulares Android. O sistema inteligente pode ser ativado sem querer de forma automática ao confundir conversas e outros sons com o comando "Ok Google". A frase é utilizada para ativar a assistente virtual e auxiliar usuários em tarefas como pesquisar por fotos, responder a perguntas e abrir aplicativos, por exemplo.

Confira, na lista a seguir, cinco formas para resolver o problema do Google Assistente abrindo sozinho no celular Android. Os procedimentos foram realizados utilizando um Galaxy S8, da Samsung, com ‌‌Android 9 (Pie), mas as dicas também valem para outros smartphones com o sistema operacional do Google.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tirar a permissão do microfone

Determinados aplicativos podem ter acesso a ferramentas operacionais do seu celular, como o microfone. Para desativar a permissão do Google Assistente, vá até as configurações do smartphone. Abra "Aplicativos" e selecione "Permissões de aplicativo" nos três pontos do canto superior direito da tela. Então, busque por "Microfone", encontre "Google" e desative a chave.

2. Desativar o comando "Ok Google"

Para desativar o comando de voz que aciona o Google Assistente, abra o app do Google e, no menu "Mais", procure por "Configurações". Toque em "Google Assistente" e, depois, em "Assistente". Desça a tela até "Telefone" e toque na chave "Ok Google", desativando-a.

3. Limpar cache do Google App

Limpar o cache (memória temporária de aplicativos) pode ser uma solução para fazer com que o Google Assistente pare de abrir sozinho. Para isso, é preciso abrir as configurações do seu telefone, ir até "Aplicativos" e procurar o aplicativo "Google". Toque nele para abrir mais opções, vá em "Armazenamento" e pressione "Limpar Cache". Com isso, o app criará automaticamente um novo conjunto de arquivos de cache necessários para o seu funcionamento, o que pode resolver alguns problemas.

4. Desativar atalhos do Google Assistente

Caso a ativação indevida se dê por meio do botão de liga/desliga do celular, é possível desativar a conexão da Google Assistente com o botão. Para isso, ainda no menu "Aplicativos" das configurações do smartphone, toque nos três pontos que ficam no canto superior direito da tela e vá até "Aplicativos padrão". Então, toque em "Aplic. auxílio aparelho" e marque "Nenhum".

5. Desativar o Google Assistente

Caso não use o assistente virtual, uma alternativa para solucionar o problema é desativar o Google Assistente. Ac

... esse a aba "Mais" no app do Google e procure por "Configurações". Abra novamente "Google Assistente", toque em "Assistente", depois em "Telefone". Então, desative a opção "Google Assistente".

Google Assistente supera a Siri do iPhone? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.