Pesquisadores da Universidade de Harvard criaram um robô menor que uma moeda com movimentos baseados em baratas para salvar vidas no futuro. A ideia dos desenvolvedores é que o protótipo possa ser usado para navegar nos destroços de desastres, localizando pessoas soterradas. Além disso, a expectativa é que o dispositivo possa auxiliar em cirurgias e monitoramento ambiental.

O equipamento que leva o nome HAMR-Jr é uma versão em miniatura do HAMR-VI, outro aparelho criado pela mesma equipe cuja manufatura foi feita por meio de um processo inovador capaz de reduzir a escala de um eletrônico sem comprometer funções ou capacidades.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O processo utilizado na fabricação do HAMR-Jr foi o PC-MEMS, um método inspirado no origami, que promete ser capaz de alterar a escala de um componente eletrônico sem alterar as funções motoras. O resultado é uma versão ainda menor do que o original que era pouco maior que uma moeda. O novo dispositivo mede cerca de 5 cm, pesa 3 gramas e pode atingir a velocidade máxima de 30 cm/s.

A velocidade de robôs em miniatura deve sempre ser analisada em relação ao seu tamanho. A capacidade de se locomover do HAMR-Jr equivale a um deslocamento de 14 comprimentos do próprio corpo por segundo, maior que a do irmão mais velho cujo limite é de 4 comprimentos.

A série HAMR foi construída para contar com movimentos similares aos de insetos. Os robôs possuem quatro pernas com atuadores que lhe permitem uma ampla gama de habilidades, como correr e pular, além de carregar peso equivalente à própria massa de 320 gramas.

Apesar de a experiência de miniaturização ter sido bem sucedida, o objetivo no futuro é conseguir criar versões ainda menores. “Existem muitas aplicações para as quais nós precisamos que o HAMR-Jr seja ainda menor e mais capaz. Por exemplo, entradas em destroços de estruturas desabadas medem poucos centímetros. Em uma colaboração com a Rolls-Royce, nós descobrimos que a entrada de boróscopos mede até 12

... milímetros em motores de avião”, explica Kaushik Jayaram, professor assistente de robótica e design de sistemas da Universidade de Harvard.

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.