Alguns dos aplicativos de fotos mais usados para Android e iPhone (iOS) fazem sucesso nas redes sociais com filtros e efeitos de edição nas imagens. Lightroom, VSCO Cam, PicsArt, Facetune 2 e Prequel são exemplos de apps populares entre usuários e até mesmo famosos para dar um toque especial às suas imagens e deixá-las mais interessantes antes de serem postadas no Instagram e no Facebook.

As opções oferecem uma grande variedade de filtros e efeitos, sendo alguns deles encontrados em softwares de edição profissional. Ainda assim, é possível adicionar os efeitos às fotos de forma simples e rápida pelo celular. Confira, na lista a seguir, alguns dos aplicativos de fotos mais usados e os diferenciais de cada plataforma.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Facetune 2

O Facetune 2 é um aplicativo de fotos grátis voltado para edição de selfies, e que está entre os "cinco apps para melhorar suas fotos" na seção "Escolha do Editor" da Play Store. As ferramentas do aplicativo permitem ajustar o rosto (afinar ou alagar), clarear a pele, esconder imperfeições, destacar algumas áreas da face, adicionar filtros, maquiagens, feixes de luz, entre outros.

O software é específico para tratar fotos de rosto, sendo esse um diferencial do editor. Os pontos fortes do aplicativo estão relacionados à qualidade dos recursos de edição, que modificam a foto de forma natural. Para ter acesso a todas as ferramentas do app, é preciso desembolsar R$ 14,99 por mês, embora seja possível editar fotos na versão gratuita do Facetune 2.

2. PicsArt

O PicsArt é um aplicativo que faz montagem de fotos e reúne diversas funções de edição. O app disponibiliza mais de cem categorias de filtros, ferramentas para editar o rosto, stickers e molduras. Além disso, é possível criar colagens, desenhos e figurinhas. O PicsArt também é um editor de vídeo — o recurso permite que os usuários personalizem vídeos de fotos com músicas.

Entre as vantagens do PicsArt, é possível citar essa dupla função do aplicativo como editor de imagens e de vídeos, e o grande número de ferramentas inovadoras, como os efeitos populares Sketch, Glitch e Adesivos aesthetic. Já o fator negativo do serviço é que nem todos os recursos do aplicativo são gratuitos.

3. Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom ocupa o quinto lugar no ranking entre os principais apps gratuitos da Google Play Store e chegou a mais de 50 milhões de downloads no mundo todo. O aplicativo de Photoshop possui ferramentas profissionais de edição, permitindo ajustar a luz da fotografia, controlar as características de cor, aplicar efeitos e detalhes, visualizar a imagem antes e depois ao tocar na tela e utilizar a correção automática.

O ponto forte do aplicativo é trazer ferramentas profissionais de forma intuitiva para editar fotos no celular em apenas alguns toques. Além disso, os recursos deixam a foto com uma boa qualidade, e o app oferece tutoriais e dicas no menu inicial. Vale citar que o Lightroom possui recursos premium para assinantes por um valor de R$ 19 mensais.

4. VSCO Cam

O aplicativo de fotos VSCO Cam é tão popular nas redes sociais que deu origem ao termo VSCO Girl. O programa conta com ferramentas de edição de fotos e vídeos. O app permite criar montagens e ajustar exposição, contraste, nitidez e claridade de imagens. Além disso, ele possui dez predefinições de filtros para adicionados em fotos, sendo possível incluir vários filtros em apenas um conteúdo para criar um novo efeito.

Embora o

... editor de vídeos permita adicionar imagens e crie colagens em movimentos, o recurso está disponível apenas para contas premium. O aplicativo disponibiliza apenas dez filtros gratuitos, sendo esse mais um fator negativo do VSCO Cam. Porém, o app possui uma pegada bastante conceitual e suas possibilidades de colagem agradam usuários e fazem sucesso nas redes.

5. Prequel

O Prequel apresenta mais de cem filtros e efeitos criativos que são tendência no Instagram. Os modelos são divididos em Retrô, Futurista, Vintage, Disco, entre outros, e os usuários costumam usá-los nos Stories da rede social. O aplicativo também possui ferramentas para corrigir os possíveis defeitos do rosto e disponibilizam molduras que trazem um aspecto Tumblr para o conteúdo. O aplicativo de fotos para iPhone ainda permite inserir as ferramentas em vídeos.

O usuário pode ajustar todos os filtros e criar combinações entre eles elaborando efeitos personalizados. Um ponto positivo do aplicativo é a sua usabilidade. O editor de fotos está disponível para celulares Android apenas em fase de testes, sendo esse um fator negativo do Prequel.

Qual é o melhor editor de fotos para Android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.