A Apple registrou um conjunto de patentes que indicam que os iPhones do futuro poderão usar lasers para compartilhar arquivos grandes pelo AirDrop mais rapidamente. Os pedidos foram feitos em dezembro de 2019, mas só agora vieram a público. Os documentos registrados no escritório de patentes dos Estados Unidos indicam a criação de um sistema aprimorado para conectar os dispositivos móveis por um laser que irá se alinhar com o sensor que receberá a transferência.

Este processo otimizaria não só o tempo para realizar a ação, mas também a segurança dos dados enviados, já que o laser limitaria o acesso apenas às informações necessárias. O AirDrop atualmente funciona por meio do Bluetooth para transferir arquivos de forma rápida e sem fios entre aparelhos da gigante da tecnologia.

Apesar de já existirem várias possibilidades para a transmissão de arquivos, incluindo as ferramentas Bluetooth e Wi-Fi, o sistema ótico pode ser uma opção veloz e segura. Por outro lado, esta alternativa precisa trabalhar a questão da conexão, fazendo com que exista algo que permita facilitar o alinhamento entre os aparelhos.

A solução da Apple para esse problema é usar uma lente móvel na frente do laser, o que permitiria guiá-lo com maior praticidade para o sensor que vai captar o raio.

O sensor responsável por receber a luz conta com elementos fotossensíveis, o que ajuda na precisão de captar a informação. Caso o laser não esteja posicionado corretamente, um alerta é prontamente enviado para que haja a correção da localização da lente.

O uso de luz na transmissão de dados não é uma ideia recente, pois já existem até mesmo tentativas de associar esta tecnologia ao Wi-Fi, o que viria a ser o Li-Fi. A Apple chegou a demonstrar a poss

... ibilidade de utilizar essa tecnologia em 2016 quando registrou no código do sistema iOS uma parte que remetia à capacidade de uso do Li-Fi. No entanto, o registro de patente não garante que o recurso chegará de fato aos produtos da maçã.

Com informações de Apple Insider



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.