Metal Slug Code: J, anunciado em junho para download em celulares Android e iOS (iPhone), é o novo título da extensa franquia Metal Slug. Uma das séries mais icônicas da produtora SNK desde que foi lançada, nos anos 90, Metal Slug ganhou versões para fliperamas, PlayStation 1 (PS1), Game Boy Advance, Nintendo Wii, PSP e até uma coletânea para o atual PlayStation 4 (PS4).

O novo jogo, com lançamento previsto para 2020, tem sua principal novidade no visual, com gráficos totalmente em 3D ao invés da clássica arte em pixels. A jogabilidade mantém os movimentos laterais de um jogo 2D, mas traz controles na tela e um sistema de mira em que "procura" automaticamente os inimigos mais próximos. Relembre, a seguir, dez jogos da franquia Metal Slug e conheça suas curiosidades.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Metal Slug (1996 - Fliperama, Neo Geo, PSOne, Saturn)

O primeiro game da série Metal Slug apresentou a jogadores dos fliperamas e Neo Geo uma aventura com tiroteios frenéticos que remetia a grandes clássicos dos anos 80, como Contra. No papel dos soldados Marco e Tarma, os usuários enfrentavam um grande exército de inimigos pela frente. Com suporte a multiplayer cooperativo, o game tinha um alto nível de dificuldade e um vasto arsenal de armas diferentes, entre elas, a imortalizada Heavy Machine Gun.

A principal diferença de Metal Slug quando comparado a games do Super Nintendo e Mega Drive é que o Neo Geo era capaz de armazenar e exibir muita informação simultaneamente. Isso se traduzia para o game em uma grande quantidade de animações, muitos elementos em tela e grandes inimigos. O game também ficou conhecido pelo seu estilo de humor que tornava até as mortes dos inimigos um pouco cômicas.

2. Metal Slug 2 / X (1998 - Fliperama, Neo Geo)

A sequência do game introduziu duas novas protagonistas femininas: Fio e Eri, que passaram a dividir quase todas as outras aventuras com Marco e Tarma. A jogabilidade e visual do segundo jogo seguiam o mesmo estilo do original, porém com mais variedade de situações. Entre algumas das situações havia múmias que transformavam o jogador em uma delas ou um "Camel Slug" com um canhão na corcova de um camelo.

Apesar de ser uma boa sequência, Metal Slug 2 tinha alguns problemas de performance, como lentidão quando havia muita ação na tela. Em 1999, Metal Slug X trouxe uma versão melhorada de Metal Slug 2 com algumas mudanças leves: visuais, disposição de inimigos e novas armas. Alguns jogadores ainda preferem a versão original do segundo game antes das alterações, mesmo com as melhorias da versão X. Enquanto Metal Slug 2 só saiu no Fliperama e Neo Geo, Metal Slug X chegou também ao PSOne.

3. Metal Slug 3 (2000 - Fliperama, Neo Geo, PS2, Xbox)

O terceiro jogo da série utilizava a mesma engine gráfica de Metal Slug X para não ter problemas de performance, já que apresentava ainda mais ação em suas aventuras. A jogabilidade permaneceu a mesma, de modo geral, mas os jogadores passaram a poder escolher seu caminho no meio das fases e, assim, decidir qual rota seria mais fácil ou daria melhores itens. Também houve novas transformações, como em um zumbi, e novos veículos Slug, entre eles, um avião, um helicóptero, uma perfuratriz, um elefante e um avestruz. O game foi o último Metal Slug da SNK antes de a empresa declarar falência.

4. Metal Slug 4 (2002 - Fliperama, Neo Geo, PS4, Xbox)

Em seu quarto título a série não teve grandes mudanças e manteve a maior parte de sua jogabilidade intocada, com uma interessante nova arma que era um par de Heavy Machine Gun. Uma decisão incomum é que do

... is novatos foram inclusos entre os personagens jogáveis: Trevor e Nadia, enquanto os veteranos Tarma e Eri foram reduzidos a participações especiais. Enquanto o game em si não teve muitas novidades, o desenvolvimento foi bastante conturbado.

O jogo foi produzido durante o processo de falência da SNK e não foi desenvolvido pela equipe tradicional. A companhia sul-coreana Mega Enterprise tinha os direitos de distribuição e produção da série e, ao lado da empresa japonesa Noise Factory, bancou a produção do jogo sem a SNK. Os desenvolvedores utilizaram de engenharia reversa em um antigo cartucho de Metal Slug X e criaram o novo game com base no clássico.

VEJA TAMBÉM: Os melhores games gratuitos para jogar na quarentena

5. Metal Slug 5 (2003 - Fliperama, Neo Geo, PS4, Xbox)

Após a reestruturação da SNK em SNK Playmore, a saga Metal Slug continuou nas mãos da Noise Factory em seu quinto game. Poucas coisas mudaram, mas Trevor e Nadia foram deixados de lado e Tarma e Eri retornaram como protagonistas. Na jogabilidade, o game ganhou uma nova função de deslizar, como uma rasteira, para desviar de inimigos e projéteis. Surgiu um novo veículo, um robô chamado Slug Gunner, porém transformações e caminhos alternativos foram deixados de lado. Uma curiosidade é que a trilha sonora ficou mais pesada neste game.

6. Metal Slug 6 (2006 - Fliperama, PS2)

O sexto Metal Slug marcou as comemorações de 10 anos da franquia que, pela primeira vez, não seria lançada para o Neo Geo. A maior mudança visual em Metal Slug 6 aconteceu neste capítulo, quando os cenários do game passaram a ser desenhados. Os personagens mantiveram seu visual 2D em pixels, mas o fundo passou a ser representado por pinturas digitais.

Na jogabilidade, havia algumas novidades, como uma seleção de nível de dificuldade, um novo sistema de manter até duas armas e seis personagens para escolher. Além dos quatro originais da série, foram adicionados Ralf e Clark de outras franquias da SNK como Ikari Warriors e The King of Fighters. Cada personagem contava com habilidades especiais que podiam tornar o jogo mais fácil para seu estilo de jogar. A técnica de deslizar para desviar de tiros do jogo anterior, no entanto, foi abandonada.

7. Metal Slug Anthology (2006 - PS2, Wii, PSP)

Todos os games citados foram relançados na geração passada em uma grande coletânea comemorativa chamada Metal Slug Anthology. Além de oferecer a experiência de jogar novamente todos os sete primeiros games da franquia, a coletânea traz também uma galeria de artes, músicas e entrevistas que podem ser desbloqueadas ao terminar os jogos. A versão para o Nintendo Wii oferecia alguns métodos de controle incomuns, como sacudir o Wii Remote para jogar uma granada ou usá-lo verticalmente como um joystick de fliperama. A versão do PlayStation 2 está disponível atualmente também no PlayStation 4.

8. Metal Slug 1st Mission (1999 - Neo Geo Pocket Color)

A primeira vez em que a série foi disponibilizada em um portátil foi ainda no Neo Geo Pocket Color, da própria SNK, com Metal Slug 1st Mission. O game trazia uma jogabilidade semelhante a dos outros capítulos da série, apesar de ser mais limitada. Uma novidade do game era a barra de energia, sem mortes instantâneas por tiros, o que permitia mais erros por parte do jogador. A história se passava um pouco antes do primeiro Metal Slug e seguia os passos de um personagem que parecia Marco.

O visual do game era colorido e representava bem os cenários e inimigos. As fases eram um pouco diferentes do tradicional, pois, ao invés de apenas seguir da esquerda para a direita, havia verticalidade e desafios de plataforma. Até mesmo veículos fazem participações no jogo, como o SV-000 e o Slug Flyer em sessões de tiro. Uma sequência chamada Metal Slug 2nd Mission nos mesmos moldes do primeiro também foi lançada no ano seguinte.

9. Metal Slug Advance (2004 - Game Boy Advance)

Após as empreitadas de Metal Slug no Neo Geo Pocket Color, a série só voltou a um portátil no Game Boy Advance, em 2004. O game reaproveitava algumas ideias de 1st Mission, como a barra de energia, mas introduziu também um novo sistema de cartas colecionáveis. Os protagonista da vez eram os recrutas Walter e Tyra. Eles enfrentam missões estruturadas com momentos semelhantes a Metal Slug clássico e lutas de chefe que pareciam games de aventura. O visual do jogo foi um ponto alto ao conseguir reproduzir o estilo característico da série mesmo com as limitações do Game Boy Advance.

10. Metal Slug 7/ XX (2008 - Nintendo DS)

O último game da série principal foi o sétimo capítulo no Nintendo DS. Metal Slug 7 seguiu muito do que foi estabelecido no sexto jogo, com seleção de dificuldade, seis personagens para escolher e o sistema de manter até duas armas ao mesmo tempo. Até nos visuais o jogo manteve o conceito de personagens em pixels e cenários pintados que reproduziam bem a estética da franquia. A segunda tela do Nintendo DS era utilizada apenas como um mapa, sem muita função.

Diferente das outras versões portáteis, as fases eram mais semelhantes ao Metal Slug clássico, em que se anda da esquerda para a direita enquanto enfrenta inimigos. As fases, no entanto, eram divididas em trechos curtos que pareciam sempre acabar quando a ação estava para chegar em seu ápice. Uma versão melhorada de Metal Slug 7, chamada Metal Slug XX, foi lançada para o PSP, PlayStation 4, Xbox One (por retrocompatibilidade) e PC.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.