O Uber lançou, nesta terça-feira (7), o serviço de entrega de compras de supermercado no Brasil. Até então, a empresa estava no ramo de delivery apenas com restaurantes, por meio do Uber Eats. Em parceria com a Cornershop, empresa que tem como proposta fazer e entregar compras de mercado para clientes, o serviço chega hoje às principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Surfando no crescimento do delivery na América Latina, provocado pelo isolamento social da pandemia de Covid-19, o Uber promete entregas em cerca de duas horas, com a possibilidade de agendar pedidos. A opção de mercado pode ser acessada tanto pelo aplicativo de delivery quanto pelo de viagens, e ambos estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O serviço de mercado está agregado aos apps de mobilidade e delivery, e pode ser acessado pelo ícone "mercado", localizado na barra inferior entre as opções "viajar" e "fazer pedido". Não é necessário criar uma conta alternativa nem cadastrar mais dados na plataforma para usá-la, já que o Uber aproveita as informações já existentes, como endereço residencial e forma de pagamento.

A interface para compra é semelhante à do Uber Eats, com busca textual global para encontrar produtos específicos independentemente do mercado, separação de itens em categorias nas páginas dos comércios e filtros de pesquisa para priorizar marcas, valores e outros critérios.

O aplicativo também exibe uma lista de mercados que entregam no endereço cadastrado na conta Uber, o prazo estimado para chegada do pedido e a cobrança de taxas, de acordo com o estabelecimento. Ao selecionar produtos para adicionar ao carrinho, é possível conferir informações nutricionais e mais detalhes sobre o item. No momento de confirmação do pedido, o Uber requer um telefone para contato e permite agendar a entrega, além de avisar sobre quaisquer ofertas ativas na loja em questão.

A união à Cornershop permite ao Uber aproveitar a infraestrutura do negócio: os shoppers cadastrados na Cornershop serão responsáveis pela compra e entrega do serviço de mercado, e clientes podem acompanhar cada etapa do processo pelo aplicativo do Uber. A empresa tem parceria com o Carregour e com a BIG e, além dessas, as principais lojas disponíveis no mercado do Uber são Varanda, Emporium São Paulo, Gimba e Cobasi. No momento, não há integração automática com os entregadores que trabalham para o Uber, então interessados em se tornar shoppers devem se registrar diretamente na plataforma da Cornershop.

Cidades com mercado no Uber

O serviço chega hoje a 19 cidades na América Latina e Canadá, e há previsão de lançamento nos Estados Unidos ainda neste mês. No Brasil, as entregas podem ser feitas nas seguintes cidades:

  • Belo Horizonte
  • Brasília
  • Curitiba
  • Florianópolis
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Rio de Janeiro
  • Salvador
  • São Paulo
  • Goiânia
  • Campinas

De olho na concorrência

Inicialmente exclusivo para restaurantes, o Uber já vinha diversificando os produtos vendidos devido ao isolamento. Na última semana, o Uber Eats estreou uma seção especial de produtos Disney, disponível só na cidade de São Paulo, e a venda de flores no Dia das Mães, em parceria com floriculturas.

O rival brasileiro iFood fez ação semelhante devido à pandemia, passando a aceitar o cadastro de mercearias e mercados na plataforma. Já o colombiano Rappi, com a promessa de entregar tudo, ficou em alta por oferecer o delivery de restaurantes, supermercados, lo

... jas de conveniência, farmácias e outros setores. No geral, a categoria de aplicativos de entrega cresceu, no Brasil, 30% em downloads em março com a quarentena, segundo dados da consultoria RankMyApp.

Mais novidades na pandemia

O Uber também tem tomado algumas providências por causa da pandemia, como o uso obrigatório de máscaras faciais por passageiros e motoristas no serviço de transporte em carros particulares. A medida de higiene também é necessária para entregadores do Uber Eats, e o delivery conta com a opção "entrega sem contato" para diminuir chances de contágio durante a entrega de um pedido.

Além disso, o app de mobilidade lançou a modalidade de corrida Uber Flash, que permite entregar objetos por meio dos veículos disponíveis no serviço. Funções de segurança em corridas também têm sido implementadas nos últimos meses. Por exemplo, a ferramenta U-Áudio, que permite que passageiros e motoristas gravem o som de viagens, chegou ao Rio de Janeiro na semana passada e deve ser lançada em mais cidades nos próximos meses.

Alguém do ramo alimentício já usou o sistema Virgoo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.