Desde o início da pandemia de coronavírus, pelo menos 693 sites maliciosos de golpes relacionados à doença e ao auxílio emergencial foram criados no Brasil desde o início da pandemia. As informações são dados de análise produzida pelo IBM X-Force Incident Response and Intelligence Services (IRIS) e divulgada na última terça-feira (7). Além das páginas falsas, o estudo também identificou um aumento no volume de ataques tipo phishing usando e-mails e mensagens distribuídas por WhatsApp.

De acordo com os especialistas do grupo da IBM, o crescimento das ações criminosas ocorre no Brasil conforme o epicentro da pandemia se fixa na América do Sul. Os golpes utilizam como isca o auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo Governo Federal a quem teve a renda afetada pela crise.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o IRIS, o ponto de concentração dos ataques é a maneira como o Governo Federal avalia as requisições para obtenção do auxílio. Segundo os especialistas, os criminosos tiram proveito da necessidade dos cidadãos em confirmar seus dados junto às autoridades para desenvolver os ataques virtuais. O principal objetivo é interceptar esses dados para usá-los futuramente em fraudes financeiras, outros tipos de golpe ou, até mesmo, distribuir malware nos dispositivos das vítimas.

Veja também: quatro dicas para proteger suas informações online

Além disso, os criminosos em ação no Brasil usam uma variedade de estratégias para iludir as vítimas e convencê-las por meio de SMS, WhatsApp ou e-mails a acessarem sites falsos e compartilharem suas informações pessoais. Um exemplo divulgado pelo IRIS é o de uma mensagem que circula no WhatsApp e promete R$ 200 para quem clicar em um link e se cadastrar em suposto “Auxílio Cidadão”. O site falso captura os dados do usuário para depois usá-los em outros golpes.

Um detalhe interessante é que houve uma mudança na ação dos criminosos em junho. Conforme observado pelos pesquisadores, no decorrer do último mês, houve mais registros de ações por meio de e-mails e um aumento no volume de spam contendo os termos “auxílio emergencial”. Antes do disparo em massa de e-mails, as ações estavam mais concentradas na criação de sites falsos envolvendo o benefício do Governo Federal, cujo pico ocorreu em março.

Por outro lado, o IRIS também notou pontos positivos em relação aos golpes. A tendência, mesmo no Brasil, tem sido de queda nas ações na última semana, refletindo um movimento que já se observa em todo o mundo. Entretanto, os especialistas alertam que ações mais centradas no programa de auxílio emergencial ainda podem se prolongar, conforme indica o aumento na circulação de e-mails falso.

Para evitar cair em golpes, os especialistas fazem algumas

... recomendações. Desconfie sempre de mensagens compartilhadas e e-mails, e tenha o cuidado de conferir a legitimidade de apps e sites. Além disso, o grupo sugere o uso da plataforma DNS Quad9 que é atualizada constantemente com endereços de sites falsos e deve bloquear o acesso, caso você clique inadvertidamente em algum link.

Via IBM IRIS

Como saber se uma loja é confiável? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.