O PlayStation 5 (PS5) foi mostrado oficialmente pela Sony no dia 11 de junho e o anúncio do console deu fim a uma série de rumores que o cercaram nos últimos meses. As maiores dúvidas eram sobre o preço do aparelho — que ainda é um mistério—, os primeiros jogos a serem lançados e a capacidade que o novo videogame vai oferecer. Veja, a seguir, seis mitos e verdades sobre o aparelho que chega às lojas no final de 2020.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Retrocompatibilidade com toda linha PlayStation

MITO. Uma patente do PS5, compartilhada em 2019, indicava que o novo videogame poderia rodar todos os jogos dos consoles de mesa da Sony por conta de sua nova arquitetura. O rumor indicava que o aparelho seria capaz de identificar os discos dos outros PlayStation e, assim, autorizar o download dos títulos. No entanto, essa informação foi desmentida pela Sony na primeira apresentação do PS5 e com divulgação das especificações oficiais da máquina meses depois.

2. Jogos de PS4 disponíveis no lançamento em 2020

VERDADE. A Sony fez uma apresentação em março de 2020 em que revelou boa parte das especificações técnicas do PS5. Entre as novidades, foi confirmado que o novo console terá mais de 100 jogos de PS4 disponíveis logo no seu lançamento. Será possível utilizar os Blu-ray convencionais e boa parte do Top 100 de sucessos da plataforma poderá ser acessada no aparelho com desempenho superior ao PS4 Pro, chamado de Legacy Mode na apresentação.

3. Design inicial revelado em agosto de 2019

MITO. Em agosto de 2019, uma foto surgiu na internet com o suposto design do PlayStation 5 (PS5). Um colaborador do site Letsgodigital teve acesso à patente do console registrada em nome da Sony, feita pelo designer da empresa Yusuhiro Ootori. No entanto, a gigante japonesa desmentiu os boatos de que aquele seria o modelo que chegaria às lojas e confirmou que se tratava apenas do kit de desenvolvimento, enviado para produtoras e desenvolvedoras de jogos. A Sony foi tão cautelosa que até mesmo estes modelos para desenvolvedores foram pouco mostrados na mídia especializada.

4. PlayStation 5 terá suporte a Ray Tracing

VERDADE. O novo console da Sony fará uso de um efeito conhecido como Ray Tracing. Anteriormente, a tecnologia estava disponível apenas nas placas de vídeo mais modernas para PC. A novidade consiste em usar técnicas de iluminação e sombreamento para garantir efeitos ainda mais realistas aos games. Na apresentação oficial do PS5, foi possível ver o novo recurso no trailer de Gran Turismo 7. Todas as desenvolvedoras poderão utilizar o Ray Tracing na criação dos jogos.

5. O PlayStation 5 será mais forte que o Xbox Series X

MITO. A nova geração de games sempre começa com a disputa para saber qual será o console mais poderoso. Alguns sites noticiaram que as especificações do PlayStation 5 seriam superiores as do Xbox Series X. De acordo com as publicações, tanto a GPU quanto a memória RAM do PS5 seriam maiores e mais potentes que as do console da Microsoft. Entretanto, com o anúncio oficial, veio a confirmação de que o novo Xbox tem vantagem apenas na GPU, enquanto o restante das especificações serão bastante parecidas em ambos os consoles.

6. PlayStation 5 terá SSD super rápido e expansível

... iv>

VERDADE. O SSD é responsável por deixar os jogos cada vez mais rápidos e fluídos dependendo da sua quantidade de armazenamento. O PlayStation 5 (PS5) terá um SSD de 825 GB de fábrica, o que deve garantir desempenho muito rápido nas telas de carregamento e velocidade de processamento. Além do mais, o console aceita SSDs externos, mas somente para armazenamento de mais jogos e sem alterar o desempenho da máquina. Será algo parecido com o HD externo, que pode ser conectado ao PS4 para aumentar a sua memória.

PlayStation 5 (PS5): Qual a previsão de preço e lançamento no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.