A Apple tem alertado usuários de MacBooks para não cobrirem a webcam dos laptops. Segundo uma publicação feita na página de suporte da maçã, fechar a tampa do computador com a câmera coberta pode danificar a tela, muito em virtude da folga reduzida entre display e teclado. Além disso, o sensor de luz responsável por ler as condições de luz do ambiente e calibrar as reações da tecnologia TrueTone também poderia ser prejudicado.

Como alternativa, a fabricante sugere, basicamente, confiar na segurança do computador, que avisa quando a câmera está ativa por meio de uma luz indicadora. O usuário também pode configurar quais apps podem acessar o componente, limitando seu uso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Situações em que a tela acaba danificada pelo uso de protetores de webcam se manifestam por meio de trincos no cristal líquido, tornando a tela inutilizável e exigindo um reparo que pode ter custo bastante elevado. Segundo o site MacRumors, especializado em produtos da maçã, os relatos são mais frequentes nos MacBooks Pro de 16”.

O outro alerta da Apple diz respeito à tecnologia TrueTone, que consiste em ajustes de brilho e cor de tela em tempo real, de acordo com as condições do ambiente. O sensor que percebe essas mudanças no entorno do computador fica acoplado à câmera e, se coberto, não poderá calibrar cor e brilho da tela.

A preocupação em cobrir a câmera têm relação com a ideia de que invasores poderiam ter acesso ao componente sem que o usuário saiba. Cobrir a lente da webcam com um protetor ou fita adesiva acabaria, assim, tornando nulas quaisquer eventuais invasões.

A Apple reforça que usuários preocupados com questões de privacidade podem ter controle a respeito da webcam mesmo sem uma cobertura física sobre ela. Segundo a maçã, a câmera sempre acende um LED verde para alertar o usuário de que está prestes a ser acionada – aviso que é automático e controlado pelo hardware.

Ainda se acostumando com o macOS? Saiba como ajustar o brilho do seu MacBook:

Outra medida defendida pela Apple são os ajustes granulares do macOS, que permitem que o usuário escolha de forma individualizada os apps que têm, ou não, acesso à câmera do computador. Além disso, a fabricante levou em conta casos de usuários que não podem deixar a webcam descoberta por conta de exigências do trabalho, por exemplo.

... Nessas situações, a Apple sugere usar coberturas com espessura de 0,1 mm e que não deixem resíduos adesivos. Se o acessório utilizado for mais grosso que isso, a dica é retirá-lo antes de fechar o notebook.

Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.