OneNote é um aplicativo gratuito de anotações para Android e iPhone (iOS), desenvolvido pela Microsoft. O app funciona como um bloco de notas, permitindo ao usuário anotar lembretes no celular. O acesso pode ser feito via smartphone ou na versão web, pelo computador. Entre as funções oferecidas pelo aplicativo, estão a possibilidade de usar listas de tarefas, notas autoadesivas e recursos visuais nas anotações.

O app é de fácil usabilidade, possuindo uma interface intuitiva com menus em português, que podem sofrer alterações conforme o dispositivo usado para acesso. Também é possível sincronizar as anotações com uma conta da Microsoft. Confira, na lista a seguir, como usar OneNote e dicas para aproveitar o aplicativo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Usar notas autoadesivas

É possível usar o OneNote para fazer anotações rápidas com notas autoadesivas coloridas. Para fazer uma nova anotação, abra o menu inicial, toque em "Notas Autoadesivas" e pressione o "+". Para alterar a cor, vá nos três pontos do menu superior e escolha uma das opções.

No mesmo menu, é possível compartilhar as anotações nas redes sociais ou excluir a nota. Ao finalizar, toque na seta do menu superior e a nota será salva automaticamente. Todas as anotações são organizadas em uma lista conforme o horário de criação.

2. Adicionar anotações à tela inicial do celular

O Microsoft OneNote permite colocar atalhos na tela inicial do celular para facilitar o acesso aos lembretes. Para adicionar uma nota à tela inicial, abra o app e navegue até o menu "Blocos de Anotações". Entre no lembrete que você quer na tela inicial e toque nas reticências do menu superior.

Entre as opções disponíveis, toque em "Adicionar à Tela inicial", confirme a mensagem que aparecerá na tela e o atalho será criado. Para conferir o resultado, minimize o OneNote e acesse a tela inicial do celular.

3. Criar listas de tarefas com checklist

O OneNote também permite criar uma lista de tarefas em uma nota por meio do recurso "Checklist" Para acessá-lo, abra um novo lembrete em "Bloco de Anotações". Toque na primeira opção do menu inferior à esquerda para abrir o primeiro tópico da lista.

Escreva a tarefa, aperte a seta para pular para a próxima linha e o app mostrará a caixa da próxima opção. Para marcar uma tarefa como concluída, toque no quadrado ao lado do tópico finalizado e o app marcará um "check" vermelho na caixa.

4. Fazer anotações com a voz

Com o OneNote, também é possível fazer anotações em áudio. Para criar uma gravação de voz, dê início a um novo lembrete e toque no recurso do microfone. Em seguida, permita ao aplicativo acessar o microfone do celular.

Toque novamente no microfone para começar a gravar. A nota será salva automaticamente em áudio e também ficará disponível no menu "Bloco de Anotações". Por meio do recurso, é possível fazer mais de uma gravação em áudio no mesmo lembrete.

5. Adicionar imagens, desenhos e anexos a anotações

No OneNote, as notas também podem ser combinadas com outros recursos como imagens, desenhos e anexos. Para adicionar imagens, abra uma nova anotação e toque na câmera fotográfica no menu inferior. O app abrirá uma caixa de diálogo em que você pode tirar uma foto ou adicionar uma imagem da galeria. Para colocar anexos na nota, aperte o ícone de clipes também no menu inferior. O aplicativo mostrará a galeria do celular, em que você

... pode selecionar o documento para ser anexado.

Para desenhar nas notas, é preciso acessar o ícone de lápis no menu superior. Você poderá escolher entre três modelos de pincel ou uma borracha. Para selecionar a cor do pincel ou a espessura da linha, pressiona e segure no modelo desejado. O aplicativo abrirá as opções de cor e o espaço para controlar a espessura. Depois de definir essas configurações, basta desenhar na página em branco. O desenho também ficará salvo automaticamente nessa nota pelo OneNote.

6. Compartilhar anotações com outras pessoas

O OneNote também permite enviar notas para os contatos nas redes sociais. Toque no menu "Bloco de Anotações" e abra a nota a ser compartilhada. Acesse as reticências no menu superior e aperte "Compartilhar página". Selecione a opção de formato em que o arquivo será enviado.

Entre as alternativas, há as opções de PDF e de texto sem formatação. O app abrirá os locais para o compartilhamento, como WhatsApp, Telegram, Gmail, entre outros aplicativos. Escolha em que rede social a nota será enviada e selecione um contato.

7. Criar diferentes blocos de anotações

O OneNote permite separar os blocos de anotações por categorias. Para criar blocos para assuntos específicos, acesse a aba "Bloco de Anotações" e toque no "+", no menu superior. Uma caixa de diálogo será exibida pelo app para adicionar o nome e a localização das anotações.

Toque em "Criar" e o novo bloco será acrescentado. Também é possível definir seções para especificar assuntos dentro de cada bloco. Basta abrir o bloco de anotações, apertar no "+" no menu superior e nomear a nova seção.

Dúvidas sobre o OneNote? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.