Marketing digital é o conjunto de atividades e estratégias utilizadas por uma empresa para vender em ambientes digitais. Para isso, a companhia faz uso de diferentes tecnologias que incluem, por exemplo, sites, blogs, e-mail marketing, buscadores como o Google e redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, WhatsApp, Twitter e Youtube.

Essa área do marketing já vinha crescendo há um tempo, mas ganhou ainda mais relevância nas empresas por conta da crise gerada pelo coronavírus. Nesse período, as medidas de isolamento social impulsionaram as compras pela Internet e levaram para as lojas online até mesmo os clientes que antes compravam apenas em lojas físicas. A seguir, entenda o que é marketing digital e veja dicas para aplicar em empresas:

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é marketing digital e para que serve?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ferramentas usadas para ajudar a promover uma marca e vender produtos e serviços no ambiente digital. Nesse caso, a publicidade da empresa é projetada para dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares, tablets e iPads. Além do ambiente corporativo, o marketing digital também é utilizado em instituições, como governos, ONGs e fundações, e por pessoas, como youtubers.

O principal objetivo do marketing digital é aumentar a exposição da marca para os consumidores e, consequentemente, as vendas. Também é altamente eficaz para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação com o público alvo. Por isso, ele é recomendado para qualquer companhia, independente do tamanho. Vale ressaltar que o uso do digital não exclui a possibilidade de a empresa fazer o marketing tradicional, como anúncios impressos em jornais e revistas, panfletos, outdoors e comunicação por telefone, desde que este seja uma alternativa rentável para a empresa.

Por que é vantajoso para empresas investir em marketing digital?

O marketing digital é altamente eficaz para atrair mais clientes por conta da interatividade que o ambiente digital proporciona com os consumidores. Além disso, ele atinge o público mais rápido e permite, por meio de ferramentas específicas, entender melhor as preferências dos consumidores, mensurar os resultados das vendas e melhorar a experiência dos clientes para fidelizá-los cada vez mais.

Outra vantagem é que a preferência pelo uso da Internet na compra de bens e serviços tem aumentado exponencialmente durante a pandemia. Um estudo global divulgado pela ACI Worldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico, mostra que as vendas no e-commerce cresceram 28% em junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já um levantamento feito pela empresa Salesforce, intitulado Consumidor e Força de Trabalho, que ouviu 3.500 pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e no Brasil, mostra que 79% dos brasileiros estão navegando mais na Internet e que 90% dos entrevistados pretendem continuar comprando produtos essenciais pela Internet mesmo depois que diminuir a ameaça da COVID-19.

Veja também: Renda extra na Internet: conheça formas de ganhar dinheiro online

Quais são as principais estratégias?

O marketing digital envolve uma série de estratégias para que de fato uma empresa possa atingir a chamada “presença digital”. O uso de redes sociais, sites institucionais e blogs são alguns exemplos dessas ações para alcançar os clientes. Nesses espaços, é possível falar sobre a empresa, os produtos, seus diferenciais e também efetuar as vendas. Além disso, a marca ainda pode atrair clientes em potencial com a divulgação de conteúdos de interesse do público alvo.

... div>

É nesse momento que entra o marketing de conteúdo, outra estratégia bastante utilizada cujo objetivo é trazer algum tipo de benefício ou resolver problemas dos clientes sem necessariamente falar da empresa. Alguns exemplos são uma academia que mantém um blog com dicas de saúde ou uma empresa de TI que divulga posts com possíveis soluções para os problemas mais comuns com Internet nos escritórios.

O uso de SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês) também é altamente recomendável para fazer com que a empresa seja mais facilmente encontrada pelos buscadores como o Google. Com um pouco de verba também é possível investir na estratégia de links patrocinados, que são anúncios que aparecem de forma destacada entre os resultados da busca, e que podem render ótimos resultados.

Quais são as principais ferramentas utilizadas?

O marketing digital também é feito com o apoio de ferramentas de análise e automação que facilitam a gestão, monitoramento e mensuração de resultados das ações. Existem muitas opções gratuitas como o Google Analytics, umas das mais conhecidas ferramentas de análise capaz de acompanhar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo. Além disso, é muito útil para a empresa aderir a ferramentas de redes sociais, como Postgrain e Hootsuite, que permitem agendamento de posts e acompanhamento de métricas, e de e-mail marketing, como Mailchimp para fazer a automação de disparo de newsletters.

Na área de gestão, é possível contar com boas ferramentas que ajudam organizar pessoas e projetos, como o Trelllo, Slack e Asana. Existem também plataformas de automação de marketing que fazem o gerenciamento de redes sociais, e-mail marketing, análises e integração com CRM (Customer Relationship Management, na sigla em inglês) em um só lugaar. Entre as mais conhecidas estão a RD Station e HubSpot. Vale lembrar ainda das ferramentas de Design, pois o conteúdo visual também é muito importante. Para empresas que não dispõe de profissionais dessa área, o Canva é uma boa opção para montar templates de posts e vídeos para redes sociais.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Como acontece com qualquer estratégia na área de negócios, o marketing digital também precisa de planejamento para dar certo. O primeiro passo é estabelecer o objetivo da marca com aquelas ações. Alguns exemplos são: vender um produto online; direcionar clientes para as lojas físicas; aumentar a exposição da empresa na Internet para que mais pessoas a conheçam; se tornar uma marca mais relevante; melhorar o atendimento e a orientação; ou ainda gerar “leads”, expressão que significa alcançar pessoas que podem ser clientes em potencial, mas que ainda não aderiram à empresa.

Também é fundamental escolher os canais que mais dão certo para os clientes, como site, blog ou redes sociais, e definir em quais estratégias a marca vai investir tempo e dinheiro. Para isso, a dica é conhecer o público alvo e estudar suas preferências. É válido também observar a concorrência e tentar criar um diferencial. Além disso, é importante fazer um cronograma para as ações, o que ajuda a manter o foco, os prazos e facilita a mensuração posteriormente, já que as informações estarão organizadas em documentos, como as planilhas do Excel.

Onde aprender sobre marketing digital?

É possível fazer cursos gratuitos e encontrar informações na Internet para aprender a fazer Marketing Digital e melhorar a performance dos negócios. Alguns sites oferecem certificados que podem ser colocados no currículo. É o caso da agência Rock Content, que oferece uma certificação ao aluno após a realização de uma prova online.

Plataformas como a Udemy e Coursera também possuem formações gratuitas, além de cursos pagos. O Sebrae oferece outra boa opção de cursos de marketing digital e sobre mais temas que ajudam as PMEs (pequenas e médias empresas) a se prepararem para a transformação digital dos negócios. Outra dica é a Hotmart, que tem também vasto conteúdo em vídeo e texto para quem deseja estudar o assunto.

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.