O Google Drive File Stream é um aplicativo de nuvem do Google para PC, disponível para assinantes do G Suite. Com ele instalado, o usuário pode acessar todos os seus arquivos armazenados no Google Drive e utilizar documentos do Microsoft Office sem precisar abrir a nuvem no navegador. O programa também permite habilitar pastas e arquivos para serem acessados e editados quando o usuário estiver offline.

Além de facilitar o armazenamento de arquivos do Office na nuvem, o File Stream libera espaço no disco do PC e largura de banda de rede. Assim, é possível trabalhar nos documentos do Word, Excel e PowerPoint armazenados no Drive com mais facilidade e sem precisar de Internet, pois as modificações serão sincronizadas quando a conexão for reestabelecida, o que não é possível no Drive no navegador. Confira, a seguir, como funciona e como fazer download do Google Drive File Stream.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Google Drive File Stream

O Google Drive File Stream funciona como um compartimento virtual de memória no PC, que possui armazenamento online ligado ao Drive utilizado no navegador. É possível usá-lo para transferir arquivos em que o usuário está trabalhando para a nuvem, liberando espaço no dispositivo, ou para abrir documentos do Microsoft Office salvos na nuvem diretamente do PC. Além disso, todas as alterações realizadas em arquivos compartilhados, como documentos, slides e planilhas são salvas em tempo real e exibidas aos outros usuários com acesso a eles.

Recursos do Google Drive File Stream

O streaming de arquivos do Google Drive permite que os usuários acessem os documentos armazenados nas pastas pessoais da nuvem e em drivers compartilhados. No entanto, não é possível abrir a aba de arquivos compartilhados no Google Drive File Stream. O Drive no PC também possibilita armazenar, criar, abrir e editar arquivos dos aplicativos do Microsoft Office e facilita anexar arquivos em e-mails no Microsoft Outlook, basta selecionar a opção “Inserir arquivos usando o Drive” e compartilhar o link do documento.

Veja também: Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Também é possível habilitar a opção para ter acesso às pastas ou aos documentos offline. Para isso, basta selecionar o arquivo com o botão direito, encontrar a opção “Google Drive File Stream” e selecionar “Disponível off-line”. O Google Drive File Stream permite abrir no PC apenas documentos PDF e do pacote Office. Ao tentar acessar os arquivos do Google Docs, Slides ou Sheets no PC, o usuário é redirecionado para o navegador.

Quem pode usar o Google Drive File Stream

O serviço do Google Drive no PC está disponível apenas aos usuários que possuem assinatura do G Suite e cujo administrador da organização já aderiu ao serviço. Em geral, organizações de trabalho e instituições educacionais costumam adotar o G Suite para utilizar o e-mail corporativo, organizar melhor o fluxo de trabalho e habilitam o Drive File Stream para facilitar armazenamento de arquivos ligados à instituição.

Plataformas compatíveis

O Google Drive File Stream pode ser utilizado em computadores com sistema operacional a partir do Windows 7, Windows Server 12, Mac El Capitan e macOS High Sierra. Além disso, o stream de arquivos é compatível com o Microsoft Outlook a partir da versão 2010, mas apenas para os computadores com Windows.

Como fazer download do Google Drive File Strem

... >

Para fazer download, acesse a página do Google Drive File Strem (support.google.com/drive/answer/7329379), selecione o sistema operacional do seu PC e baixe o app. Execute o arquivo baixado e quando o download for concluído, informe o e-mail associado ao G Suite. O Google Drive File Stream vai criar um atalho na área de trabalho e uma unidade, que pode ser acessada a partir da aba “Este computador”, para visualizar os arquivos do Drive.

Qual é o melhor Doodle do Google? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.