MIUI, EMUI e One UI são diferentes versões do Android. As variações existem porque o sistema operacional do Google é de código aberto e permite que fabricantes desenvolvam interfaces visuais personalizadas para seus celulares. Por isso, alguns smartphones com o mesmo sistema podem apresentar funções diferenciadas e modificações na interface.

O código aberto pode ter sido um fator crucial para o Android estar presente em diversas marcas de smartphones e atingir 2,5 bilhões de usuários até 2019. Contudo, essa configuração faz com que os telefones tenham alguns diferenciais negativos. As atualizações do sistema, por exemplo, chegam para os dispositivos em momentos distintos, já que a distribuição fica a cargo de cada fabricante.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, como criar versões específicas do Android demanda tempo e custo, algumas marcas podem decidir finalizar o suporte e deixar de oferecer novas versões para celulares mais antigos. A ação pode deixar os smartphones vulneráveis, sem as correções de segurança dos updates.

Os números revelados pelo Google indicam a distribuição heterogênea do Android em celulares que usam o sistema operacional. Para se ter noção, segundo os últimos dados divulgados pela empresa, 21,3% dos smartphones Android ainda rodam a versão Oreo (8), lançada em 2017.

No momento da coleta dos dados, apenas 8,2% do total de celulares já estavam atualizados para o Android 10. A nível de comparação, a Apple, que mantém controle do iOS com seu código "fechado", possui 92% dos dispositivos lançados nos últimos quatro anos rodando o iOS 13.

Principais variações do Android

One UI (Samsung)

A variação One UI foi lançada em 2018 pela Samsung junto com a atualização do Android Pie (9). Em sua primeira versão, a One UI 1.0, o sistema já contou com o Modo Escuro, que só foi introduzido posteriormente em celulares de alguns outros fabricantes, com os lançamentos do iOS 13 e do Android 10. Segundo a gigante sul-coreana, os detalhes da interface minimalista são criados para oferecer uma aparência consistente e agradável.

Baseada no Android 10, a versão mais recente do sistema, a One UI 2.1, está disponível para os celulares mais modernos como os Galaxy S20, Z Flip, Fold e Note 10, além de alguns modelos anteriores como as linhas S10, S9 e Note 9. Um dos diferenciais da atualização está no desenvolvimento de uma interface voltada para telas grandes.

A One UI 2.1 ainda conta com notificações minimizadas que ocupam menos espaço na tela; modo escuro melhorado com benefícios da economia de bateria; e tela de bloqueio dinâmica, que permite configuração da tela de inicio para exibir imagens diferentes toda vez que o usuário desbloquear o celular.

EMUI (Huawei)

A versão do Android da marca chinesa Huawei chamada "Emotion UI" foi lançada em 2012, baseada no Android Ice Cream (4.0). Com um visual organizado, a EMUI busca uma otimização do sistema mais completa. A variante apresenta mudanças expressivas na interface se comparada com o Android básico.

A atualização mais recente da variante é a EMUI 10.1, inspirada no Android 10. A interface chegará a, pelo menos, 16 modelos da marca, incluindo celulares populares como o Huawei P30 Pro. A versão traz um aplicativo de videoconferência próprio do sistema com diversos recursos — entre eles, o compartilhamento de tela.

A EMUI 10.1 também conta com colaboração em várias telas, permitindo que o usuári

... o acesse um endereço da web ou edite arquivos no seu telefone com aplicativos do computador. Além disso, com a função de janelas múltiplas, é possível responder às mensagens por uma janela flutuante sem a necessidade de sair do aplicativo aberto.

MIUI (Xiaomi)

Desenvolvida pela Xiaomi, a MIUI é uma versão do Android que oferece diversas funções para os usuários, sendo uma das variantes de sistema operacional mais populares do mercado. A interface do sistema é uma das mais modificadas, apresentando visual e funções mais similares ao rival iOS do que o Android básico.

A variante possui, por exemplo, um gravador nativo de tela, função conhecida do iPhone. Os smartphones da Xiaomi, no entanto, só receberam a gaveta de apps, recurso tradicional do Android, na versão MIUI 11.

MIUI 12 é a versão mais recente do sistema operacional. A atualização já foi liberada para celulares como Mi 9, Mi 9T, Redmi K20 e Redmi K20 Pro, mas a variante será disponibilizada para mais modelos da marca na segunda rodada de distribuição. A MIUI 12 traz aplicativos próprios renovados, janelas flutuantes e fotografias no modo de tela cheia.

Android baixando app sozinho: como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.