Os sites Omegle e Chatroulette voltaram a fazer sucesso durante a pandemia do coronavírus, devido às medidas de isolamento social. As circunstâncias reforçaram a audiência dos dois serviços de bate-papo com desconhecidos. O Chatroulette registrou uma média de 120 mil visitas diárias, mais que o dobro das 50 mil de antes do isolamento social, segundo dados do Daily Beast. Já o Omegle viu sua popularidade voltar por conta de vídeos publicados por youtubers e famosos do TikTok que se tornaram virais, conforme explica uma reportagem do The New York Times. Apesar do sucesso no exterior, as plataformas também experimentaram um aumento de interesse dos usuários brasileiros, de acordo com dados do Google Trends.

Lançados em 2009, os sites Omegle e Chatroulette prometem bate-papo ao vivo, por meio texto e vídeo, com estranhos que podem ser encontrados a partir de interesses comuns, ou de forma completamente aleatória. Ambos também são famosos pela seção adulta, em que as conversas podem envolver nudez e são mais apimentadas. As ferramentas fizeram sucesso na última década, mas andavam meio esquecidas pelos usuários.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O "renascimento" dos sites de chat é um fenômeno que vem acontecendo, principalmente, no exterior. De acordo com o The New York Times, o aumento de interesse pelas plataformas pode ser observado especialmente entre os adolescentes que estão confinados em casa.

No caso do Omegle, youtubers famosos, como o influenciador norte-americano Cole Giannasca, produziram conteúdo mostrando o uso da plataforma e acabaram viralizando e potencializando ainda mais audiência do site. Um dos episódios de destaque foi uma festa de aniversário organizada via Omegle pela youtuber americana Emma Chamberlain.

Além disso, o YouTube reúne diversos vídeos de pessoas exploram a plataforma, inclusive, a seção adulta. Já entre os famosos do TikTok, uma ação que se tornou popular é procurar o nome de seus fãs e seguidores no Omegle para surpreendê-los e ver suas reações quando a celebridade em questão aparece na tela.

Veja também: como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Já no caso do Chatroulette, desde o início do ano, o site mais do que dobrou o número de usuários diários. Em entrevista ao Daily Beast, Andrey Ternovskiy, criador da plataforma se disse surpreso com o aumento no número de acessos, mas acredita que o número tende a aumentar com o decorrer do isolamento social. Como as pessoas estão em casa, acabam tendo mais tempo para descobrir ou redescobrir ferramentas online.

O aumento de interesse por sites para bate-papo com desconhecidos também pode ser notado no Brasil. Segundo dados do Google Trends, que oferece estatísticas sobre as pesquisas no Google, a partir de abril, houve um aumento nas pesquisas pelo termo “omegle”, com pico na semana entre 12 e 18 de julho. Já o Chatroulette oscila mais no interesse dos brasileiros, mas, ainda assim, registrou um pico de buscas entre os dias 28 de junho e 4 de julho.

O Omegle também virou alvo de conversas no Twitter. Na rede social, é possível ver diversos posts, inclusive de brasileiros, em que os usuários relatam sua experiência com o site. Os comentários incluem de tudo, desde brincadeiras e trollegens, até conteúdos

... mais picantes. Além disso, já foi criada até mesmo uma página, chamada "Pérolas do Omegle", para reunir conteúdos engraçados com origem no site. O perfil conta com mais de 30 mil seguidores. Veja, a seguir, alguns relatos de pessoas que estão redescobrindo o Omegle e o Chatroulette durante a pandemia:

Quais funções ainda faltam no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.