O Linux vem sendo cada vez mais adotado em computadores domésticos. O sistema operacional registrou uma participação de 3,61% nos computadores do mundo de junho, de acordo com dados da NetMarketShare. Pode parecer uma parcela pequena, mas corresponde a um recorde histórico dos sistemas operacionais do tipo e reflete uma trajetória de alta, já que o anterior era de 3,17% e fora registrado em maio.

Os usuários que cogitam trocar de sistema operacional e adotar a distribuição podem acabar com dúvidas recorrentes, como o que são termos como Gnome ou KDE, ou até mesmo quão seguro é o Linux, que suporte há para jogos e qual o nível de oferta de apps para o sistema. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com todos os detalhes sobre o sistema operacional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o sistema operacional Linux?

Linux é um termo usado para classificar um kernel usado em diversos sistemas operacionais, e o que o diferencia é que ele é oferecido de forma completamente gratuita e desenvolvido por um esforço concentrado de milhares de desenvolvedores mundo afora.

O kernel é o núcleo do sistema operacional e é encarregado de fazer a ponte entre as aplicações que você roda e o hardware. Como é totalmente livre, o Linux acaba encorajando empresas e grupos de usuários a aplicarem o componente na confecção de sistemas operacionais variados, com focos específicos e sempre gratuitos. Esses diferentes sistemas operacionais são as chamadas distribuições.

O que são distribuições?

O Linux é fragmentado em distribuições. O Ubuntu, assim como as várias distribuições que o utilizam como base, vai por um caminho diferente. A instalação é padronizada e, se por um lado é possível instalar diversos componentes que não são tão importantes para o seu dia-a-dia, por outro, existe a segurança de um processo de instalação mais fácil de entender e de um sistema que não cobra conhecimentos mais aprofundados na hora de atualizar e realizar manutenção em uma experiência de uso que se aproxima do Windows.

Veja também: Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

Outros exemplos de distribuições de grande qualidade são Fedora, Manjaro (uma encarnação mais mastigada do Arch), Linux Mint (baseado no Ubuntu), elementary OS (baseado no Ubuntu e com forte apelo na experiência de uso sólida), Debian, OpenSUSE, Antergos, Pop_OS!, Zorin OS e muitos outros.

O que são os desktops, como Gnome, KDE, Cinnamon e etc?

O Linux é fragmentado em diferentes interfaces gráficas. Por isso é possível ter um Ubuntu com Gnome, ou com KDE (com o nome Kubuntu). Há Manjaro com interface gráfica Cinnamon, a mesma do Linux Mint, assim como há Manjaro com Gnome ou Xfce.

Essas interfaces correspondem apenas ao aspecto visual do sistema operacional e a como ele se comporta. Enquanto o KDE valoriza de forma bem marcante a personalização, o Gnome visa uma experiência de uso mais comum entre seus usuários. Uma interface como o Xfce, por outro lado, é econômica em hardware e pode pesar um pouco no sistema operacional, o que a torna comum nas distribuições desse tipo.

Há variedade de programas compatíveis?

A questão da oferta de programas e alternativas a software disponível no Windows era uma grande restrição para muitas pessoas interessadas em migrar. No entanto, o Linux hoje tem uma posição melhor no que diz respeito ao catálogo de software: quando a ferramenta ou app que utilizados no Windows não possui versão para Linux, há grande chance de encontrar equivalentes tão bons quanto.

Em

... todo caso, talvez o exemplo mais conhecido de software para Windows sem versão no Linux são as ferramentas da Adobe, importantes para profissionais de diversas áreas. Nesse caso, há aplicações equivalentes encontradas no Linux e, em alguns casos, você pode arriscar rodar programas da Adobe por meio de virtualização ou com ferramentas como o Wine, que expande a compatibilidade do Linux com o Windows e permite rodar aplicativos nativos do sistema da Microsoft.

Como funciona para jogos?

No que diz respeito a jogos, o Linux ainda não compete com o Windows 10 em termos de catálogo, mas ainda assim, existe um crescente interesse de desenvolvedores e consumidores, com cada vez mais versões nativas de games famosos para a plataforma. Sucessos como Hitman, Metro 2033 e Shadow of the Tomb Raider são apenas alguns exemplos dessa tendência.

Outro fator que pode ajudar a convencer alguns gamers são iniciativas como o Proton da Steam. Essa tecnologia permite que o Linux execute games originalmente criados para Windows sem muitas complicações para o usuário. A lista de jogos compatíveis é grande, e embora existam alguns títulos com algumas limitações de compatibilidade, a maioria funciona normalmente, permitindo jogar sucessos como a série The Witcher, PUBG e GTA 5.

O Linux é seguro?

Sistemas operacionais baseados em Linux tendem a ser mais seguros porque são usados por uma base de usuários menor, e acabam também como uma prioridade menor no radar dos criminosos. Isso não significa que o sistema seja à prova de hacks, mas apenas que a chance de acabar infectado por um malware ou alvo de um criminoso é menor.

Ainda assim, o sistema operacional conta com opções de antivírus e eventuais falhas e brechas de segurança tendem a ser corrigidas com agilidade, em atualizações de sistema que chegam aos usuários de forma rápida, no mesmo padrão do que a Microsoft e Apple fazem quando é necessário corrigir alguma vulnerabilidade em suas plataformas.

Como instalar e migrar?

É possível fazer o download gratuito de uma cópia de qualquer distribuição sem precisar de uma licença de uso válida, como ocorre com o Windows ou macOS. Para instalar, é preciso gravar a imagem do sistema operacional escolhido em um pendrive, inicializar o computador por USB e dar início ao processo de instalação. Se o usuário queira dividir o computador entre Windows e Linux, será necessário particionar o disco rígido para criar um espaço para o novo sistema de forma a preservar o Windows 10 intacto, garantindo assim que os dois sistemas funcionem de forma independente.

Há exigências e especificações de hardware?

Milhares de desenvolvedores ao redor do mundo são atraídos num esforço concentrado para tornar o sistema mais amigável, eficiente e compatível com novas plataformas. O resultado é que o Linux funciona em praticamente qualquer hardware: ao instalar em um tablet ou celular, é possível encontrar opções para dar vida nova a um PC antigo e lento e também escolher algo ideal para funcionar em algo como o Raspberry Pi.

Quais são os diferenciais?

Os potenciais do sistema operacional são bem variados e é possível que cada tipo de usuário encontre uma vantagem específica. Quem apenas deseja tentar algo diferente e sair do Windows, encontra no Linux um sistema operacional bastante variado, com opções simples de começar a usar e entender. Há grande facilidade na customização e a oferta de apps e games não deve deixar ninguém na mão.

Usuários mais curiosos irão encontrar uma plataforma que permite aprender mais sobre computadores por permitir que o usuário tenha controle total do que o sistema operacional faz e de como se comporta. O Linux também tem diferenciais significativos para quem possui um computador com hardware mais simples, e que deseja dar uma sobrevida ao aparelho. Com uma infinidade de opções, é possível encontrar sistemas leves, que economizam em recursos e deixam mesmo computadores com processadores simples e pouca RAM com melhor performance.

O sistema também se destaca pela alta confiabilidade e é a principal escolha em programas espaciais do mundo inteiro na hora de preparar missões tripuladas ou não; é usado na maioria dos supercomputadores mais rápidos do mundo e desponta como o sistema operacional base em que boa parte de toda a Internet funciona nos dias de hoje.

Via Linux, OMG Ubuntu (1 e 2), ProtonDB, HelpDesk Geek, OpenSource

Qual é o melhor sistema operacional? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.