Huawei Mate Xs: Então… Afinal é este o objetivo de ter um smartphone dobrável!? – A Huawei e Samsung andaram numa autêntica guerra para ver quem conseguia lançar o primeiro dobrável no mercado de smartphones! Um tipo de aparelho que promete ser o grande futuro deste segmento, ao garantir o melhor de dois mundos, a portabilidade e a possibilidade de contar com um ecrã de grandes dimensões. (No caso do Galaxy Z Flip, o foco é mesmo a portabilidade)

Dito isto, a Samsung passou a meta em primeiro lugar ao lançar o seu Galaxy Fold, um smartphone interessante, mas que na minha opinião trazia consigo demasiados compromissos. Afinal, para mim, o ecrã secundário do ‘Fold’ é demasiado pequeno para que o aparelho seja utilizado apenas com uma mão, anulando logo uma das grandes vantagens do design, a portabilidade. (Um defeito que deverá ser corrigido já na próxima versão, visto que o ecrã secundário vai finalmente ter dimensões decentes.)

Até vos posso dar o exemplo que utilizei na análise do aparelho propriamente dito. Ora bem, na passagem de ano de 2019 para 2020, tinha duas opções, ou levava o Mate 30 Pro ou Galaxy Fold comigo. Sabendo que a probabilidade de ser assaltado era 3x maior com o Galaxy Fold, devido ao facto de ter de o abrir para responder a mensagens ou fazer algo de útil, optei pelo Mate 30 Pro, um telemóvel que não é obviamente muito mais discreto, mas que seguramente passa mais despercebido que um tablet que se dobra ao meio.

Dito isto, agora tenho o Huawei Mate Xs em review!

Um aparelho que também serve como os primeiros passos de uma gigante dos smartphones neste mercado. Mas que muito curiosamente oferece uma experiência de uso muito superior em relação ao primeiro esforço da Samsung.

Obviamente que também traz alguns compromissos associados ao design mais frágil, visto que o ecrã está sempre do lado de fora, o que não é de todo um bom feeling para se ter quando gastamos 2600€ num simples smartphone. Mas que ainda assim, é muito mais um 2 em 1 do que o rival da Samsung, ao contar com um ecrã ‘fechado’ com dimensões perfeitas para a utilização com apenas uma mão, mesmo tendo em conta a grossura do aparelho.

Mas vamos por partes.

(Mini-Review) Huawei Mate Xs: Então… Um dobrável afinal é isto?

Design

O telemóvel é basicamente constituído por um painel de 8” (2480 x 2200) que dobrado se transforma num ecrã igualmente grande de 6.6” (2480 x 1148). Estamos a falar de um ecrã sem qualquer tipo de notch, capaz de chegar a níveis de brilho muito interessantes, ao mesmo tempo que é capaz de oferecer cores vivas e fieis à realidade.

Muito resumidamente, este é o melhor design de smartphone dobrável que irá encontrar no mercado!

Sendo muito superior ao que podemos encontrar no Galaxy Fold, Z Flip ou Moto RAZR. Ao fim ao cabo, as pessoas ao seu redor apenas irão reparar que é um telemóvel dobrável, se o abrir mesmo à frente das suas caras. Visto que poderá utilizar o aparelho como qualquer smartphone à face da terra, tudo graças ao seu ecrã de 6.6”.

Entretanto, as margens são quase inexistentes, o que ajuda bastante no efeito da imersão quando por alguma razão decide abrir o ecrã para ver um episódio de uma série, ver um filme, ou simplesmente ir ler a l.pt sem ter de forçar a vista com letras pequenas.

Em suma, para mim é aqui que está o ‘Click’ desta moda dos dobráveis. A facilidade com que mudo de um smartphone completamente normal para um tablet de 8” para ver um simples episódio quando tenho 20 minutos mortos, é simplesmente impagável.

E claro, a produtividade também recebe um boost muito interessante, visto que temos um multi-tasking real graças a um ecrã de dimensões generosas, e hardware capaz de acompanhar tudo o resto. (Responder a e-mails neste menino é um autêntico mimo!)

Como é que acontece a magia da dobra?

Dito isto, o mecanismo de dobra é também ele muito interessante, visto que para esticar o ecrã até ao seu potencial máximo de 8”, precisa de carregar num botão para que parte do painel ‘salte’ da parte de trás do aparelho. Ou seja, para o ecrã ficar fechado, existe um mecanismo físico para o prender, que nos nossos testes parece realmente muito robusto.

A dobra é visível???

Sim, existe uma saliência no meio do ecrã, onde existe a dobra. No entanto, passa despercebida sem grandes problemas, sendo quase impossível vê-la durante o uso normal. Como o ecrã é dobrado para fora, não é tão evidente quanto o que podemos encontrar no Fold ou Z Flip.

Quanto à durabilidade do aparelho, esta é realmente a pergunta do milhão de euros…

Afinal de contas, estamos a falar de um aparelho de 2600€ que tem o seu ecrã de plástico sempre do lado de fora. Ficando assim sempre exposto aos vários perigos do nosso dia a dia.

Ou seja, enquanto a Samsung protege o seu frágil ecrã dentro do Fold, oferecendo um segundo ecrã ‘extra’… O segundo ecrã do Mate Xs é simplesmente uma parte do único ecrã que temos no aparelho. Dito isto, é uma pergunta muito difícil de responder, visto que só tenho o aparelho há uma semana. Ainda assim, tenho utilizado o Xs como qualquer outro aparelho que recebo, indo comigo para o ginásio, atiro para cima dos sofás e ou cama, e até já escorregou de cima da caixa do meu PC, enquanto o utilizava com lanterna para ligar alguns cabos na motherboard… Os danos no ecrã até agora foram zero, o que acho ser realmente incrível. No entanto, não é preciso ter dois dedos de testa para perceber que se meter este menino no bolso ao lado de umas chaves ou simples moedas, a coisa não vai correr bem.

Conclusão

Esta mini-review não serve para falar da performance do SoC, das câmeras, etc… Mas sim do feeling que esta máquina nos dá no dia a dia. Até porque ao fim ao cabo, estamos a falar de um smartphone topo de gama, que obviamente irá ser competente em todas estas componentes. O meu foco aqui foi apenas passar um pouco daquilo que é um smartphone dobrável capaz de mudar o nosso dia a dia.

Vou deixar esses campos para a análise detalhada que irei escrever nos próximos dias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Se quiser saber mais acerca do aparelho clique aqui.



Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.