Grand Truck Simulator 2 é um simulador de caminhão gratuito que se destaca entre outros do gênero por dar mais atenção a detalhes do funcionamento do veículo e manutenção. Apesar de ainda estar em uma versão incompleta de testes, o jogo se tornou um dos mais baixados da Google Play Store nesta última quarta-feira (5). Segundo o site de consultoria App Annie, o game foi o segundo mais popular na loja. Confira como baixar Grand Truck Simulator 2 grátis no seu celular Android e algumas dicas sobre como jogar.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como baixar Grand Truck Simulator 2

Passo 2. Como o game apenas está disponível para dispositivos Android, essa será a versão que estará selecionada. Basta clicar em "Baixar";

Passo 3. Realize o download por meio da Google Play Store para seu dispositivo.

Como jogar

Assim como em outros simuladores de caminhão, o objetivo é realizar trabalhos de entrega por várias rotas, mais precisamente o norte do Brasil, Argentina e Chile nesta versão. No entanto, jogadores precisam ficar atentos às condições do caminhão para não ficarem parados na estrada. Em matéria de jogabilidade, o método de controle padrão traz um volante virtual do lado esquerdo da tela, que pode ser girado para curvas fechadas, e botões do lado direito para ligar o caminhão, acelerar, frear e engatar marchas.

Tirar sua licença

Logo ao começar o jogo, é preciso tirar sua licença para poder dirigir. Basta clicar no ícone de uma carteira de motorista no topo da tela com uma exclamação vermelha para abrir um novo menu. Neste menu há uma série de missões, ou Lições como o jogo chama, que precisam ser completadas para liberar sua licença.

Elas funcionam também como um tutorial do funcionamento do game. Basta completar as primeiras Lições para ter uma boa noção de como jogar e tira sua Licença A para começar. Ao completar trabalhos, o jogador recebe pontos de experiência para chegar à próxima licença.

Como pegar trabalhos

Quando tiver uma Licença, basta clicar no ícone de um mapa no topo superior da tela e escolher um dos trabalhos disponíveis. Após escolher o trabalho e o caminhão, que pode ser do próprio jogador ou da empresa que o contrata, toque no ícone do volante azul na parte direita superior da tela para começar a dirigir. Há bônus e descontos que podem ser ativados para sua entrega em troca de assistir aos anúncios no game.

Como usar a câmera

A visão padrão inicial do jogo é em primeira pessoa de dentro da cabine, porém ela pode ser alterada para uma visão externa do caminhão ao tocar no botão de câmera no canto superior direito da tela. Neste modo externo, o usuário pode arrastar o dedo na tela para mover a câmera e usar movimentos de pinça para afastá-la ou aproximá-la. Dentro da cabine é preciso tocar no centro da tela para mover a câmera. Ela apenas irá para as laterais, como se fosse a visão de uma pessoa real. Basta tocar duas vezes no centro do display para retorná-la à visão padrão.

Fora do caminhão

Uma das coisas mais incomuns em Grand Truck Simulator 2 é que há a possibilidade de sair do seu caminhão e andar a pé. Para isso, basta estar com o veículo desligado e tocar no ícone de uma pessoa no topo da tela para acessar as "Ações de Pessoa". Clique no ícone para sair do veículo e seu caminhoneiro aparecerá do lado de fora do caminhão em primeira pessoa.

Neste modo, os controles são c

... omo os de um jogo de ação com dois manches virtuais nos cantos da tela. O da esquerda controla seu movimento enquanto o da direita serve para mover a visão de seu personagem.

Como usar o GPS

Na cabine do caminhão, um pequeno aparelho de GPS fica ao lado direito do volante e jogadores podem tocar nele para acessarem o dispositivo. Uma vez com o GPS ativado é possível pedir para que ele mostre a rota de entrega ao clicar no ícone de Empregos (Bandeira). O GPS também pode indicar, por exemplo, a Estação de Serviço (Posto de Gasolina) mais próxima onde o jogador pode encher o tanque de seu caminhão e realizar sua manutenção.

Como colocar gasolina e fazer manutenção

Ao chegar em uma estação de serviço, estacionar e desligar o motor, Grand Truck Simulator 2 exige um pouco de esforço para cuidar de seu caminhão. Use as "Ações de Pessoa" para sair do caminhão e ande até o tanque de combustível do veículo para colocar gasolina. Uma bola vermelha surgirá na tampa do tanque, basta tocar e segurar no local para preenchê-lo. Na parte da frente do caminhão o mesmo pode ser feito para trocar o lubrificante e líquido de arrefecimento do veículo.

Saiba mais: confira tudo sobre o PS5, próximo console da Sony que promete gráficos de cinema

Danos ao caminhão

Caso seu caminhão sofra danos durante o percurso, é possível chamar um reboque para uma oficina nas "Ações de Pessoa", no ícone de um guincho. Os consertos são feitos pelo próprio jogador ao sair do caminhão e interagir com diversos ícones. Às vezes o dano pode ser muito sério e exigir substituição de peças. Se o veículo for fornecido por uma empresa, no entanto, o jogador não pode trocar peças nele e terá que cancelar o trabalho.

Métodos de controle

No menu inicial do jogo, há um símbolo de engrenagem no canto inferior direito para entrar nas opções do game. Lá é possível alterar o método de controle do jogo, especialmente o volante virtual em "Modo Direção". Ele pode ser substituído por simples setas ou pelo movimento de inclinação do seu dispositivo (Accelerometer). Também é possível utilizar um controle externo ao alterar o "Modo de controle" de "Touch" para "External".

Bônus de entrega

Ao realizar uma entrega, há uma série de bônus que podem ser vistos por ícones no canto superior direito da tela e garantem mais dinheiro por um bom trabalho. Há um bônus por entregar a carga no prazo, outro por respeitar as regras de trânsito e dirigir sem bater em outros veículos, além de bônus por estacionar perfeitamente na carga e descarga.

Quais são os melhores jogos de simulador? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.