Fazer post para as redes sociais pode ser ainda mais fácil com a ajuda de aplicativos gratuitos disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as funções úteis para quem deseja criar conteúdo, há desde templates prontos para postar até recursos avançados de edição de vídeos e fotos. Canva, InShot e Adobe Spark são algumas dessas ferramentas, e podem ser baixadas pela Play Store ou App Store.

É importante ressaltar que alguns apps têm recursos disponíveis apenas para usuários pagantes, e é preciso realizar o cadastro para acessá-los. Confira na lista a seguir cinco aplicativos que podem ajudar na hora de editar conteúdos para postar nas redes sociais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Canva

O Canva é um dos apps mais completos para quem quer produzir conteúdos para as redes sociais. O serviço também está disponível na versão web, e fornece modelos para edição, separados em categorias por formatos na página inicial do app. Além dos templates para vários tipos de posts, ele ainda possui imagens de base para a criação de marcas, como logos e outros elementos de identidade visual. Para usar o Canva, é preciso fazer o login com um e-mail e senha.

Uma das principais funções do Canva é a criação de artes para as redes sociais, como Instagram e Facebook. Com ele, é possível personalizar todos os elementos do design fontes, cores, imagens e outros recursos. Contudo, alguns elementos só estão disponíveis para assinantes Premium. O aplicativo ainda permite fazer o conteúdo com a ajuda de uma equipe; basta adicionar o e-mail do colaborador para compartilhar o projeto. Depois da edição, o usuário pode salvar o design na galeria ou compartilhar com amigos nas redes sociais.

2. Adobe Spark

O Adobe Spark foi criado com a proposta de ser uma ferramenta acessível a usuários que não dominam técnicas avançadas de design, com download gratuito para Android e iPhone. Ele foi produzido pela Adobe, que tem outros programas de edição, como o Photoshop e o Premiere. O Spark é usado para a criação de conteúdos para as redes sociais em vários formatos, mas seu recurso mais popular é a produção de stories animados para o Instagram.

Na página inicial, os modelos são separados por assuntos para facilitar a pesquisa por tema. Os designs prontos do app são bem otimizados e em constante atualização, mas também é possível começar um conteúdo novo do zero. Nem todos os recursos estão disponíveis na assinatura gratuita — por exemplo, é necessário ter o plano premium para retirar a logomarca da Adobe do layout. Um diferencial do Spark é a possibilidade de colocar animações nas imagens, textos e demais elementos dos conteúdos.

3. InShot

O InShot é outra opção de aplicativo para criar conteúdos para as redes sociais. Na versão gratuita, ele permite fazer vídeos, fotos e colagens. Ele é ideal para pessoas que desejam compartilhar conteúdos especificamente em vídeos nas mídias sociais. Sem a assinatura paga, o usuário deve assistir a anúncios durante a produção do post e não pode remover a logo do app do design feito.

O usuário pode adicionar aos templates arquivos salvos no celular, ou usar a galeria de desenhos do InShot, mas nem todas as imagens são grátis. Os recursos do InShot incluem a possibilidade de acrescentar filtros, textos, animações e outros elementos. No caso de vídeos, também há a opção de músicas, recortes e transições. O app é bem completo e, para cada função, é possível configurar a formatação dos recursos. A plataforma é intuitiva e os comandos estão em português, facilitando o manuseio.

...

4. PicsArt

Com um teste gratuito de sete dias, o PicsArt é um editor de imagens disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Entre os recursos estão modos de colagens, filtros, modelos prontos e outras funções para criar conteúdo visual para as redes sociais. O PicsArt contém, inclusive, algumas semelhanças com o funcionamento da câmera do Instagram, permitindo acrescentar filtros ao tirar uma fotografia. Nem todos os recursos do aplicativo são oferecidos no teste gratuito.

No PicsArt também é possível elaborar um design do zero para as redes sociais. Basta selecionar a opção de fundo colorido e começar a adicionar elementos para incrementar a identidade visual. Você ainda pode editar fotos e vídeos salvos na galeria do celular, a partir da opção "Fotos" na página inicial do app. Uma inovação do PicsArt é a possibilidade de fazer edições mais profissionais, como utilizar o efeito de desfoque, colocando um elemento em evidência com o fundo embaçado.

5. Mojo

Usuários que desejam criar stories animados podem encontrar recursos interessantes no aplicativo Mojo. Com vários templates prontos disponíveis na galeria, o aplicativo possui efeitos especiais que podem deixar seus stories mais criativos e impactantes nas redes sociais. O acesso ao app é gratuito para celulares Android e iPhone (iOS), sem necessidade de fazer cadastro com e-mail e senha para acessá-lo. Parte dos recursos estão disponíveis apenas para usuários com assinatura paga.

Para criar stories, você pode usar arquivos da galeria do celular ou iniciar um design com elementos oferecidos pelo aplicativo. Para produzir os stories, existem recursos de transição, textos animados, músicas e demais funções. Após a edição, você pode salvar o stories no celular ou enviar direto para as redes sociais. Um ponto positivo é que a logo do Mojo não é colocada nas publicações, deixando o design limpo.

Qual é o melhor app para editar imagens? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.