League of Legends (LoL) é um MOBA da Riot Games. Disponível para download grátis no PC, o jogo oferece diversos itens com atributos diferenciados para os personagens. Assim, os jogadores podem montar diversos arsenais para combater seus adversários ou se defenderem. Um dos atributos mais questionados e difíceis de entender como funciona é a letalidade. Entenda, a seguir, como este traço funciona nos campeões.

Vale explicar que alguns itens são melhores em determinados campeões do que em outros. Poder de habilidade é utilizado para os magos, armadura e resistência mágica para os tanks, dano físico para os carregadores de dano e assassinos, entre outras combinações possíveis. Originária em 2017, a letalidade é convertida em penetração de armadura fixa. No jogo, existem quatro tipos diferentes de cálculo para penetrar ou reduzir a armadura do adversário: redução de armadura fixa, redução de armadura percentual, penetração de armadura (percentual) e a letalidade.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Redução de Armadura Fixa

A armadura do alvo pode ser reduzida por uma quantidade fixa. Essa redução causa a perda da armadura temporária do adversário. Ou seja, se um inimigo tem 20 de armadura e você reduz 20, seu oponente ficaria com zero de armadura. Redução de armadura fixa pode ultrapassar o zero, fazendo com que o atributo fique negativo, aumentando o dano ainda mais.

Redução de Armadura Percentual

Quando um alvo é atingido por uma habilidade ou item que reduz sua armadura de maneira percentual, todas as fontes de dano físico irão ser mais efetivas. O Cutelo Negro, que tem o efeito “Fenda”, pode reduzir a armadura do adversário em até 24%. Em outras linhas, se o adversário tem 100 de armadura, ele perderia 24, ficando com 76, como mostra o cálculo a seguir:

Armadura atual = total - (porcentagem) = 100 - (100 x 24/100) = 100 - 24 = 76.

Penetração de Armadura Percentual

Ao contrário das reduções, a penetração de armadura é garantida apenas ao campeão que a aplica. A resistência do oponente não é reduzida de forma fixa ou gradual para todo dano físico, mas apenas para o do próprio campeão. Esse atributo, que é muito utilizado em carregadores de dano, é melhor aplicado contra alvos com grandes quantidades de armadura. O item Lembrete Mortal aplica 25% de penetração de armadura percentual. Se o cálculo for feito com base em 100 de resistência física, o resultado será o número 75. Confira a seguir:

Armadura atual = total - (porcentagem) = 100 - (100 x 0,25/100) = 100 - 25 = 75.

Letalidade

Esse atributo ignora um valor fixo da armadura do personagem, não podendo passar de zero. Esse efeito funciona como penetração, sendo único a quem o infligir. Um método encontrado pela Riot para equilibrar a letalidade foi disponibilizando-a aos poucos, chegando ao máximo no nível 18. Todos os itens com o traço apresentam um cálculo para saber o quanto de letalidade você está ganhando em determinado momento do jogo. Um item como a Espada Crepuscular de Drakthaar, que concede 21 de letalidade total, dará uma porcentagem disso antes do nível 18. Para efeitos de cálculo, foi usado um personagem no nível dez como exemplo. A fórmula pode pode ser conferida abaixo:

Penetração de armadura fixa = letalidade x (0,6 + 0,4 x level/18) = 21 x (0,6 + 0,4 x 10/18) = 21 x (0,6 + 0,4 x 0,55) = 21 x (0,6 + 0,22) = 21 x 0,82 = 17,2.

Um dado interessante é que a letalidade sempre é aplicada antes de qualquer redução ou penetração de armadura. Então, se um alvo tem 100 de resistência física, e recebe dano de um personagem com 17

... ,2 de letalidade e com Último Sussuro (25% de penetração de armadura), o cálculo é o seguinte:

Armadura atual = total - letalidade - [porcentagem] = 100-17,2 - [(100 - 17,2) x (25/100)] = 82,8 - [82,8 x 0.25] = 82,8 - 20,7 = 62,1.

* Só pode ser obtida a partir da passiva "Forja Viva e Artesão-Mestre", do campeão Ornn
** Itens não disponíveis em Summoners Rift e Howling Abyss

LoL: veja os bugs mais bizarros e engraçados do League of Legends



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.