Qual o potencial de uma boa gestão de infraestrutura de tecnologia da informação? Segundo estimativa da consultoria Gartner, a redução de custos para uma empresa pode ser de 30% no primeiro ano e de 5% a 10% nos anos seguintes.

Mas, para alcançar tamanho ganho de eficiência, a Gartner recomenda as seguintes práticas, nesta ordem: refazer o inventário de servidores, desenvolver ferramentas e processos de gerenciamento e reduzir o número de espaços físicos onde o hardware vai estar acomodado.

Outras ações úteis são renovar a infraestrutura, aumentando, por exemplo, a eficiência da carga de trabalho de cada servidor e racionalizar a quantidade e o tipo de recursos lógicos presentes dentro da infraestrutura das organizações.

“A gestão estratégica e eficiente de TI traz diversos benefícios para as empresas, como a implementação de inovações que resultam em vantagens competitivas e que suportam o crescimento do negócio. Entretanto, sabemos que as PMEs trabalham com estruturas de TI enxutas e, muitas vezes, não conseguem se dedicar exclusivamente à essa atividade”, afirma Luciane Dalmolin, diretora para pequenas empresas da Dell no Brasil. “Para transformar a área de TI em uma área estratégica do negócio, é essencial que os empreendedores tenham mais que um fornecedor de TI, que tenham um parceiro. Nesse sentido, a Dell Technologies tem investido no mercado nacional para ser a melhor opção tecnológica dos pequenos empresários, estabelecendo uma parceria pela qual permite que a empresa se concentre em seu negócio, enquanto a Dell – como especialista em TI – dá o suporte necessário em soluções tecnológicas”, completa.

A seguir, abordaremos alguns exemplos de soluções Dell que podem ajudar clientes de profissionais autônomos de TI e podem ser discutidas com especialistas do programa DEN.

Apoio para a gestão

Para auxiliar profissionais de TI e seus clientes a entender o momento de maturidade do parque da empresa no que tange tecnologia e soluções, a Dell conta com o Dell Expert Network, programa de relacionamento da Dell Technologies para esses profissionais que disponibiliza acesso a uma equipe de atendimento exclusiva dentro da Dell, com especialistas que ajudam na elaboração dos projetos para clientes finais dos participantes.

Os profissionais também têm acesso a um hub de educação inteiramente voltado a ampliar as competências e o repertório de conhecimento técnico do profissional. A plataforma oferece cursos e certificações gratuitas das soluções Dell e de parceiros e

pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar, inclusive por meio de um app exclusivo para participantes do programa. Ainda oferece muitos outros benefícios, como resgate de pontos por indicações convertidas em negócios, campanhas de incentivo com excelentes recompensas e acesso a ferramentas de suporte.

Para os consultores da área, fazer parte do Dell Expert Network pode ajudar a encontrar as soluções ideais para apoiar a produtividade de seus clientes. Já as empresas poderão contar com um atendimento mais qualificado e ágil, que faz toda a diferença no cenário atual.

Num contexto em que os profissionais de TI se veem diante do desafio de avaliar a necessidade de mudar ou ampliar a estrutura de tecnologia da informação dos clientes, o programa da Dell oferece soluções e apoio qualificado, de forma que o profissional possa prestar o serviço mais completo possível para as PMEs às quais presta consultoria.

Para se cadastrar no Dell Expert Network*, basta ligar no 0800 701 1293 ou acessar https://www.programaexpertnetwork.com.br/. * Sujeito a elegibilidade.

Múltiplas ações

A gestão de infraestrutura de TI envolve uma série de ações que abarcam desde softwares e impressoras até periféricos, como mouse e mo

... nitores, ou mesmo roteadores, switches e servidores, passando por processadores, HDs e placas-mãe. É um processo desafiador, que envolve o levantamento da situação atual, do desenho de previsões para o tempo de vida útil de cada equipamento e das possibilidades de atualizações e ampliações.

Prever o momento certo para expandir a infraestrutura é fundamental – afinal, é sempre melhor antecipar problemas e agir de forma preventiva, ou então os defeitos e problemas de equipamentos podem provocar atrasos na rotina das demais equipes da companhia.

O resultado é visível, não só na redução de custos como também no aumento da produtividade e na rápida implementação de novas tecnologias que ampliam o acesso a recursos que podem fazer a diferença para o dia a dia dos times.

Para clientes que adotam produtos Dell para a sua infraestrutura de TI, a empresa disponibiliza um software de gerenciamento chamado OpenManage Enterprise, que é um sistema de gerenciamento que suporta desde um até vários equipamentos, como servidores, switches e storages, tanto da Dell quanto de outros players do mercado. Por meio de uma interface simples e intuitiva é possível aplicar patches, atualizações e até fazer implementações de sistemas operacionais em servidores Dell, além de monitorar a saúde do datacenter.

Outra solução é o Dell Remote Access Controller (iDRAC). Esse componente, que é a soma de hardware e muita pesquisa em software e segurança, fornece aos clientes Dell

uma experiência única no gerenciamento a distância do seu servidor, permitindo ligá-lo e desligá-lo remotamente, configurar o RAID dos discos, realizar a instalação do sistema operacional e, após isso, fazer a gestão totalmente remota das máquinas.

Todas essas configurações podem ser feitas por interface web ou linha de comando (CLI) e estão presentes em toda a linha de servidores da Dell. Junto ao iDRAC 9, que equipa os servidores Dell da última geração, vem embarcado o Support Assist, ferramenta que monitora o servidor e envia alertas proativamente para a equipe de suporte técnico da Dell para que sejam realizadas otimizações e correções antecipadamente.

Além desses benefícios da linha de servidores Dell PowerEdge, ela também é aprovada pelos padrões rigorosos de segurança do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST), em todos os seus modelos, desde máquinas enxutas, como o T140, até o R940, de quatro processadores.

Entre tecnologias de segurança podemos destacar o Silicon Root of Trust, que ajuda a manter a integridade de firmware do servidor por meio de uma camada de hardware que dá muito mais confiabilidade, o System Lockdown, que protege o servidor contra atualizações unilaterais e maliciosas, o Automatic BIOS Recovery, que permite a restauração automática de uma versão íntegra da BIOS em caso de falhas, e o Rapid OS Recovery, que mantém uma segunda instância do sistema operacional e, em caso de falhas, o administrador poderá retornar a uma versão íntegra do SO.



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