Assistir a peças de teatro online pode ser uma forma de diminuir a saudade dos espetáculos enquanto as casas permanecem fechadas por conta da pandemia. Nesse período, alguns teatros e artistas estão se apresentando na Internet em peças gravadas ou ao vivo de forma gratuita. Os espetáculos ficam disponíveis em plataformas digitais e, no caso de algumas companhias, é possível acompanhar a apresentação direto pelo YouTube. Confira, a seguir, sete opções de plataformas para assistir a peças de teatro online e de graça.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Teatro Oi Futuro

O teatro Oi Futuro está disponibilizando gravações de espetáculos que aconteceram em seus palcos para que as pessoas assistam em casa. Até o dia 31 de agosto, é possível ver quatro peças: "2500 Por Hora", “A Paz Perpétua”, “Krum” e “Siri”, que traz a atriz Laurence Dauphinais interagindo em tempo real com a assistente Siri, da Apple. Para ver a sinopse das apresentações e acessar os vídeos, basta entrar no site do teatro (oifuturo.org.br/historias/teatro-on-demand-nossas-pecas-online-para-voce-assistir-na-quarentena). A plataforma também dá acesso a outros conteúdos culturais, como um tour virtual no Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades), que utiliza tecnologia de fotografia 360º.

2. Espetáculos Online

A plataforma colaborativa Espetáculos Online reúne centenas de espetáculos de artistas de todo o Brasil. O projeto foi lançado durante a quarentena e permite assistir a peças, performances, apresentações circenses, musicais e de comédia stand-up gratuitamente. Além disso, artistas e produtores também podem enviar seus materiais para publicação no site, após análise dos organizadores. Entre alguns destaques estão peças que reúnem atores consagrados, como "Incêndios", com a atriz Marieta Severo, "Maria Caritó", com Lilia Cabral e “Nem um dia se passa sem notícias suas”, com Edson Celulari. Para assistir, basta acessar o site www.espetaculosonline.com.

3. Teatro para Alguém

O Teatro para Alguém é um projeto idealizado pela atriz Renata Jasion e pelo diretor de fotografia Nelson Kao. A plataforma oferece peças inéditas com grandes nomes do teatro que foram exibidas ao vivo no site e agora estão disponíveis para assistir a qualquer momento. O público pode conferir espetáculos de autores famosos, como Lourenço Mutarelli e Mário Bortolloto, interpretados por atores como Iara Jamra, Angela Dip, Maria Alice Vergueiro, José Mojica Marins (o Zé do Caixão) e Paulo César Pereio. Os espetáculos podem ser assistidos no site teatroparaalguem.com.br.

4. Sesc Ao Vivo - Teatro

Devido ao fechamento dos espaços físicos, o Sesc tem apresentado em suas plataformas digitais uma programação virtual, que inclui shows, debates, apresentações de danca e peças de teatro. É possível assistir aos espetáculos no canal do YouTube do Sesc SP (www.youtube.com/sescsp) todas as segundas, quartas, sextas e domingos, sempre às 21h30. As peças trazem atores e atrizes do cenário nacional apresentando monólogos e textos clássicos em suas casas. As apresentações duram em média 50 minutos e estão disponíveis em uma playlist para asistir posteriormente (www.youtube.com/playlist?list=PL0a5GJ0VyQFCc-sImWtg1ZHhe71ukP6Cg).

Veja também: Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

5. Teatro Oficina

A companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigida por Zé Celso, está exibindo, desde o início da quarentena, episódios da montagem de “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha, em seu canal do YouTube (www.youtube.com/channel/UCadViR3gaHOUdGMoFYxfJAw). É possível assis

... tir também a outras obras da companhia como “Pra dar um FIM no juízo de Deus” e “As bacantes”. Além disso, o grupo está apresentando o espetáculo digital inédito “O Bailado do Deus Morto", pelo aplicativo Zoom. Nesse caso, é necessário comprar ingressos, a preços populares, para acompanhar a produção ao vivo (teatroficina.com).

6. Festival UP!

A plataforma Festival UP! (www.festivalup.org) foi lançada durante a quarentena e apresenta gratuitamente espetáculos de música, dança, teatro, humor, literatura e circo. O site funciona como um festival de artes online e permite que artistas enviem seus trabalhos para aprovação. Os selecionados recebem uma remuneração em dinheiro e podem publicar na plataforma, que fica no ar até 30 de setembro. Além do site, é possível conferir as apresentações no Instagram e no YouTube do projeto.

7. Plataforma Mungunzá Digital

A Cia Mugunzá oferece acesso gratuito a peças filmadas, shows e experimentos artísticos em seu site. É possível assistir, por exemplo, a "Luis Antonio - Gabriela", documentário cênico que ganhou importantes prêmios teatrais. A plataforma também apresenta trabalhos de outras quatro premiadas companhias de teatro: Cia do Tijolo, Grupo IXI de Teatro e Grupo Magiluth. Para ver todas as peças, é só acessar www.ciamungunza.com.br.

Qual o melhor concorrente para a Netflix? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.